Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que foram vendidos por marcas erradas

Curiosidades

5 carros que foram vendidos por marcas erradas

Engenharia de emblema é uma maneira que muitas marcas fazem para economizar custos, mas esses carros não fazem sentido

3 min de leitura

Atitude extremamente comum na indústria automotiva, a engenharia de emblema já levou à criação de diversos modelos que, vez ou outra fazem sucesso. Só que, nem sempre as montadoras acertam e acabam por criar modelos extremamente bizarros e sem sentido. Prova disso, são esses cinco carros que parecem ter sido vendidos pelas marcas erradas.

Subaru Traviq

Subaru Traviq [divulgação]

Em uma época na qual a General Motors tinha participação na Subaru, a marca japonesa achou que seria uma ideia genial vender a Zafira no seu país natal. A minivan europeia, que foi vendida no Brasil como Chevrolet, foi oferecida no Japão entre agosto de 2001 e novembro de 2004, mas foi um fracasso nas vendas.

Kia Elan

carros
Kia Elan [divulgação]

Dentre todos os carros que a Kia já produziu, o Elan é o mais bizarro deles. Afinal, em 1995, quando a Lotus encerrou a produção da terceira geração do Elan (lançada em 1989), a marca sul-coreana comprou os direitos do projeto, trocou os emblemas e a lanterna traseira e o lançou como um modelo totalmente novo. Foi produzido até 1999 e é mais raro que o Lotus.

Dodge Attitude

Dodge Attitude [divulgação]
Dodge Attitude [divulgação]

Lançado em 2006, o Dodge Attitude talvez seja um dos carros mais esdrúxulos (se não o)  já feitos pela montadora norte-americana. Antes de ter acesso aos modelos da Fiat, a Dodge vendia o Hyundai Accent como Dodge Attitude no México. No começo, a marca se preocupava em trocar os logotipos, mas a segunda geração vinha até com logo da Hyundai. Hoje, ele é um GAC Trumpchi Empow com grade da Dodge, ou seja, ainda pior.

Honda Crossroad

carros
Honda Crossroad [divulgação]

Carros japoneses são conhecidos pela confiabilidade, justamente uma característica pela qual muitos carros britânicos pecam. Por isso, foi bastante bizarro quando, em 1993, a Honda lançou como seu primeiro SUV o Crossroad. E nem é preciso observar por muito tempo para sacar que era um Land Rover Discovery de primeira geração com outro logo.

Ford Maverick

Ford Maverick 1977 [divulgação]
Ford Maverick 1977 [divulgação]

Ainda que para o Brasil o nome Maverick possa significar ou um muscle-car clássico com uma caminhonete intermediária, esse batismo também já foi usado por um SUV. Não que a Ford não soubesse fazer SUVs, essa sempre foi sua especialidade. Mas, nos anos 1970 e 1980 na Austrália, ela achou que era uma ideia melhor vender um Nissan Patrol com oval azul do que oferecer seus SUVs americanos. 

Qual desses carros é o mais bizarro? Conte nos comentários.



YouTube video

2 comentários em “5 carros que foram vendidos por marcas erradas”

  1. millemiglia

    Se não estou enganado, a Ford também vendeu um SUV com nome Maverick na Europa nos anos 90 mas era derivado de outro Nissan, o Terrano II (acho que era o nome do Pathfinder europeu na época).

  2. Fabio Vicente

    Sugestão para a lista:

    – Volkswagen Taro, que era a Toyota Hilux com logotipo VW;
    – Aston Martin Cygnet, um Toyota iQ;
    – Mercedes Classe X, um Nissan Frontier;
    – Volkswagen 1500, o Dodge Polara;
    – Cadillac Catera, o Opel Omega B, um modelo muito interessante.
    – Dodge Stealth, um Mitsubishi 3000 GT

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar