Home » Curiosidades » 5 carros que morreram e não deixaram sucessor 

Curiosidades

5 carros que morreram e não deixaram sucessor 

Esses carros até fizeram um certo sucesso no Brasil, mas saíram de linha sem deixar nenhum sucessor, deixando seus fãs órfãos no mercado

3 min de leitura

Alguns carros saem de linha sem um sucessor direto ou uma nova geração. E nem sempre isso acontece por um projeto que vendeu mal, mas sim por diversos outros fatores. Às vezes a marca muda o foco em um mercado, ou até fecha suas fábricas. Veja alguns exemplos a seguir.

Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Cruze RS [Auto+ / João Brigato]

O Cruze é um dos carros que morreu sem sucessor. Nos últimos anos, os SUVs estão dominando o mundo, o que fez o interesse por sedãs e hatches médios cair drasticamente. O modelo, em suas duas carrocerias, já havia saído de linha em todo o planeta, mas resistia na Argentina, onde era feito, e vinha para o mercado brasileiro. Isso acabou no fim de 2023, quando o Cruze deixou de ser produzido na América do Sul.

Nissan March

Carros rápidos
Nissan March 1.6 [divulgação]

O March foi o primeiro hatch compacto feito pela Nissan no Brasil. Podemos até considerar que ele foi uma espécie de sucessor espiritual do Clio, mesmo com os modelos convivendo por um tempo. Afinal, Nissan e Renault fazem parte da mesma aliança. Entretanto, quando o projeto do hatch envelheceu e as vendas já não eram boas, a marca decidiu tirar ele de linha por aqui. Na Europa, há uma geração seguinte, que ficou maior e mais sofisticada. 

Fiat Linea

Fiat Linea [divulgação]
Fiat Linea [divulgação]

Depois do Tempra e do Tipo, os carros médios da Fiat não emplacaram mais. O Linea foi apenas mais um da lista, mas o sedã tinha outros problemas. Primeiro que ele era um compacto esticado, e o mercado não comprou essa ideia. Com um porte semelhante ao do Honda City, ele era vendido pelo preço do Civic e sem um câmbio automático tradicional. Nem mesmo a ótima versão T-Jet, equipada com o motor 1.4 turbo, foi capaz de salvar o modelo.

Ford EcoSport

carros
Ford EcoSport [divulgação]

O EcoSport foi de um dos carros de maior sucesso da história para o ostracismo. Quando todo mundo resolveu ter seu SUV compacto, o modelo da Ford não conseguiu acompanhar o ritmo e foi perdendo espaço. Para piorar, a operação brasileira da marca só dava prejuízo, o que resultou no fechamento das fábricas brasileiras em 2021. Assim, o EcoSport saiu de linha sem sucessor por aqui, mas ainda pode voltar no exterior em breve.

Honda Fit

carros
Honda Fit [divulgação]

Talvez o Honda Fit seja um dos carros que mais deixou saudade por aqui. Descontinuado no fim de 2021, ele foi trocado pelo City hatch em 2022. Só que as características do Fit não estão todas presentes no sucessor. Lá fora, há uma nova geração, mas ela ficaria cara demais para o Brasil, segundo a Honda. E assim o modelo deixou de ser feito por aqui.

Lembra de outros carros que morreram sem deixar sucessor? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Volkswagen revela planos para o T-Cross Sense

>> Volkwagen Amarok tem desconto de R$ 74 mil em promoção

>> Toyota faz recall do aerofólio para Hilux SRX Plus e GR-Sport


YouTube video

3 comentários em “5 carros que morreram e não deixaram sucessor ”

  1. Rodrigo

    Acho engraçado vocês criticarem tanto o Linea…

    É óbvio que ele não era concorrente direto de Civic e Corolla, entretanto, ele era um carro extremamente espaçoso, pois tinha um entre eixos mais longo que o do Punto, tinha um nível de acabamento e equipamentos muito top, principalmente nas versões Absolute e T-Jet e era bonito.

    Agora… vejamos… O que a VW está tentando fazer com o Virtus? A VW tenta promove-lo a substituto do Jetta Comfortline, mas não passa de um Polo esticado… Ao contrário do Linea, o acabamento do Virtus é tosco, os plásticos possuem padrão de Gol 1000 1994 e, apesar da frente reestilizada, ele é o mesmo Virtus desde o lançamento com a mesma traseira horrível de sempre.

    Dessa forma, por que criticam tanto o Linea e defendem tanto o Vritus que, nada mais é que a nova geração do Antigo Polo Sedan que, NUNCA foi um Jetta!

  2. Tootsuki

    Não foi o público que achou que o Linea fosse concorrente do Corolla. A própria Fiat divulgava desde o início e tentava vender ele como se fosse um rival direto do sedã japonês. Tanto que o Linea foi lançado entre 60-80 mil reais. Justamente a mesma faixa de preço do Toyota. Como não virar piada?
    Se a Fiat tivesse colocado o Linea no lugar dele, como realmente o sedã do Punto, não teriam passado esse mico.

  3. rjunior7

    Golf🥹

    e não me venha falar de nivus e t-cross,pelo amor de deus

Os comentários estão encerrado.