Revoluções no segmento dos carros podem ser lentas ou de impacto gigantesco. Só que às vezes é preciso um empurrão para isso. No caso, um lançamento de peso tão gigantesco que é capaz de mexer com uma categoria inteira a ponto de torná-la algo totalmente diferente do que era antes.
Por isso, trouxemos cinco carros (tecnicamente são sete, mas você vai entender) que mudaram completamente o Brasil para sempre depois de seus lançamentos. Sabe quais são? Então confira.
BYD Dolphin
BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]Há quanto tempo não se viam tantos carros se mexendo no Brasil por conta de um lançamento? O BYD Dolphin chegou em 2023 provando duas coisas. A primeira era que os elétricos estavam custando muito mais caro do que deveriam. A segunda era que o brasileiro queria um carro movido a baterias, só não achava justo ainda o que havia.
Jeep Compass
Jeep Compass [divulgação]Por muitos anos, Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva mostraram ao brasileiro que um SUV médio poderia ser um sonho de consumo. Mas eles nunca venderam tanto quanto o Jeep Compass. Com produção nacional, acabamento de marca premium e o status que a marca da Stellantis construiu, ele fez a VW criar o Taos e a Toyota lançar o Corolla Cross.
Fiat Toro
Fiat Toro [divulgação]A Fiat Toro não foi só responsável por mudar o Brasil, como o mundo. O segmento de caminhonetes intermediárias só existe por conta dela – ainda que a Renault Oroch tenha saído antes, ela só existiu porque vazaram para a marca francesa o projeto da Toro. Por isso, até a Ford Maverick, que é um sucesso nos EUA, deve sua existência à essa brasileira.
Hyundai HB20 e Chevrolet Onix
Chevrolet Onix (divulgação)
O segmento de hatches compactos não tinha modelos cheios de tecnologia e muito menos se presava a dar bola para o câmbio automático. Mas dois carros que estrearam quase ao mesmo tempo mudaram tudo. Chevrolet Onix e Hyundai HB20 trouxeram câmbio automático e central multimídia para as massas. Tempos depois, todos os copiaram.
Honda HR-V e Jeep Renegade
Honda HR-V EX [Auto+ / João Brigato]Existe o segmento de SUVs compactos antes e depois do lançamento de Jeep Renegade e Honda HR-V. Até a estreia deles, a categoria só tinha Ford EcoSport e Renault Duster. Dois modelos competentes, mas de acabamento terrível. Renegade e HR-V ditaram as regras que hoje todo SUV compacto segue e, como consequência, mataram os hatches médios.
Quais outros carros mudaram completamente o Brasil após seu lançamento? Conte nos comentários.
>>Carros gringos que deixam os brasileiros passando vergonha
3 comentários em “5 carros que mudaram o Brasil depois de serem lançados”
Alguns erros nessa reportagem.
O maior é não citar o EcoSport, nenhum outro desses ditou um segmento como ele.
Outro ponto, a Toro teve sua relevância nível Brasil, porém a Maverick não têm nenhuma relação com isso, é um conceito estadunidense território onde a atual Toro jamais chegará.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Alguns erros nessa reportagem.
O maior é não citar o EcoSport, nenhum outro desses ditou um segmento como ele.
Outro ponto, a Toro teve sua relevância nível Brasil, porém a Maverick não têm nenhuma relação com isso, é um conceito estadunidense território onde a atual Toro jamais chegará.
Também faltou falar do Fiat Uno
Peugeot 206 já trazia muita tecnologia e câmbio automático.
O 208 foi lançado na Europa em 2012 antes do HB20 aqui, já tinha multimídia.