Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que parecem pequenos por fora, mas encantam no espaço interno

Curiosidades

Não passa aperto

5 carros que parecem pequenos por fora, mas encantam no espaço interno

Mesmo com dimensões enxutas, alguns modelos oferecem entre-eixos dignos de carros maiores

4 min de leitura

Muitos consumidores procuram um carro compacto, fácil de estacionar e ágil na cidade, mas que não sacrifique o espaço interno. Felizmente, o mercado brasileiro tem boas opções que surpreendem por dentro, mesmo com aparência compacta por fora.

A medida que o setor automotivo mais utiliza para indicar um bom espaço interno de um carro é o entre-eixos,  a distância entre as rodas dianteiras e traseiras. Quanto maior esse número, maior tende a ser o espaço na cabine, principalmente no banco traseiro. A seguir, listamos cinco modelos que não parecem grandalhões na rua, mas entregam conforto e espaço de carro grande. 

BYD Dolphin GS 

BYD Dolphin GS preto de frente no meio de uma rua
BYD Dolphin GS [Auto+ / João Brigato]

O BYD Dolphin, hatch elétrico, pode até parecer compacto, com seus 4,12 metros de comprimento e só 250 litros de porta-malas, mas ele entrega exatamente o mesmo entre-eixos de um Toyota Corolla sedã, que são 2,70 metros de entre-eixos. O Dolphin oferece um excelente espaço interno e é o maior dentro da sua categoria.

Ele é vendido por R$ 159.800 na versão GS e conta com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm de torque, além de bateria de 44,9 kWh. Pode ser recarregado em corrente alternada (AC) a 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) a 60 kW.

Renault Kardian 

Renault Kardian Evolution MT laranja parado de frente com muro e árvore ao fundo - Os SUVs novos mais baratos em 2025
Renault Kardian Evolution MT [Auto+ / Rafael Dea]

Lançado em 2024, o Renault Kardian é um SUV compacto com medidas externas modestas de 4,11 m de comprimento, mas que oferece bons 2,60 metros de um entre-eixos. Ele não fica muito atrás de SUVs médios, queridinhos do mercado, como o Jeep Compass (2,63 m) e o Corolla Cross (2,64 m). o porta-malas também não deixa muito a desejar: são 358 litros de capacidade.

São quatro versões disponíveis, a Evolution 1.0 manual, Evolution AT, Techno e Premier Edition, todas com o motor 1.0 TCe turbo flex de 120/125 cv e 20,4/22,4 kgfm de torque (gasolina/etanol). O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.

GWM Ora 03 

Novo GWM Ora 03 Skin Special Edition azul com partes pretas, visto de frente e parede de tijolos ao fundo
GWM Ora 03 Skin Special Edition [Divulgação]

Mais um elétrico na lista, o GWM Ora 03 vendido nas versões Skin e GT é um hatchback que aproveita ao máximo o espaço interno. Como não há motor a combustão ocupando o cofre dianteiro, o espaço interno é melhor distribuído nesses carros elétricos, e o Ora oferece o entre-eixos de 2,65 m.

O carro tem 4,23 metros de comprimento, largura de 1,82 m, porém o porta-malas não é grande, só  228 litros. O Ora na versão Skin traz motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm de torque, alimentado por bateria de 48 kWh.

Volkswagen T-Cross 

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de frente em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

O T-Cross é um SUV compacto com medidas externas equilibradas, com 4,21 m de comprimento e 1,76 m de largura, mas seu entre-eixos de 2,65 m se aproxima do seu irmão bem maior, o Taos, SUV médio que tem 2,68 m.

As versões Sense, TSI e Comfortline usam o conhecido motor 1.0 200 TSI  (turbo flex) de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Já as topo de linha (Highline e Extreme) trazem o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, também com câmbio automático.

Honda City Hatch

Honda City Hatch EX vermelho de frente
Honda City Hatch EX [Auto+ / Joâo Brigato]

O City hatch é a alternativa para os órfãos do Fit e carrega a fama de bom espaço interno. Com 2,60 metros de entre-eixos, o modelo oferece  para um hatchback compacto com motor a combustão o melhor entre-eixos — por muito tempo essa posição ficou com o Renault Sandero/Stepway, com seus 2,58 m de entre-eixos. 

São 4,34 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,49 m de altura e porta-malas de 268 litros. O motor é sempre o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm de torque, atrelado ao câmbio CVT que simula sete marchas. As versões vão da LX até a Touring Sport, recém-lançada no Festival Interlagos, que traz elementos visuais esportivos.

Qual desses modelos você colocaria na sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

4 comentários em “5 carros que parecem pequenos por fora, mas encantam no espaço interno”

  1. Benemar Ferreira de Oliveira

    T Cross , carro excelente e entrega tudo a que se propõe

  2. Jorge Müller da Silva

    Honda City seria minha preferência pois sou proprietário de Honda Civic, já estou no quinto veículo da marca Honda

  3. Gabriel

    Estão por fora, tem carros mais antigos, como o Honda new fit, que tem um puta espaço interno e não entrou na lista, por incompetência do pesquisador

    • Luciano

      Não é incompetência, é opção: só indicar carros 0km. Não é perceber isso…

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar