Muitos consumidores procuram um carro compacto, fácil de estacionar e ágil na cidade, mas que não sacrifique o espaço interno. Felizmente, o mercado brasileiro tem boas opções que surpreendem por dentro, mesmo com aparência compacta por fora.
A medida que o setor automotivo mais utiliza para indicar um bom espaço interno de um carro é o entre-eixos, a distância entre as rodas dianteiras e traseiras. Quanto maior esse número, maior tende a ser o espaço na cabine, principalmente no banco traseiro. A seguir, listamos cinco modelos que não parecem grandalhões na rua, mas entregam conforto e espaço de carro grande.
BYD Dolphin GS

O BYD Dolphin, hatch elétrico, pode até parecer compacto, com seus 4,12 metros de comprimento e só 250 litros de porta-malas, mas ele entrega exatamente o mesmo entre-eixos de um Toyota Corolla sedã, que são 2,70 metros de entre-eixos. O Dolphin oferece um excelente espaço interno e é o maior dentro da sua categoria.
Ele é vendido por R$ 159.800 na versão GS e conta com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm de torque, além de bateria de 44,9 kWh. Pode ser recarregado em corrente alternada (AC) a 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) a 60 kW.
Renault Kardian

Lançado em 2024, o Renault Kardian é um SUV compacto com medidas externas modestas de 4,11 m de comprimento, mas que oferece bons 2,60 metros de um entre-eixos. Ele não fica muito atrás de SUVs médios, queridinhos do mercado, como o Jeep Compass (2,63 m) e o Corolla Cross (2,64 m). o porta-malas também não deixa muito a desejar: são 358 litros de capacidade.
São quatro versões disponíveis, a Evolution 1.0 manual, Evolution AT, Techno e Premier Edition, todas com o motor 1.0 TCe turbo flex de 120/125 cv e 20,4/22,4 kgfm de torque (gasolina/etanol). O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.
GWM Ora 03

Mais um elétrico na lista, o GWM Ora 03 vendido nas versões Skin e GT é um hatchback que aproveita ao máximo o espaço interno. Como não há motor a combustão ocupando o cofre dianteiro, o espaço interno é melhor distribuído nesses carros elétricos, e o Ora oferece o entre-eixos de 2,65 m.
O carro tem 4,23 metros de comprimento, largura de 1,82 m, porém o porta-malas não é grande, só 228 litros. O Ora na versão Skin traz motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm de torque, alimentado por bateria de 48 kWh.
Volkswagen T-Cross

O T-Cross é um SUV compacto com medidas externas equilibradas, com 4,21 m de comprimento e 1,76 m de largura, mas seu entre-eixos de 2,65 m se aproxima do seu irmão bem maior, o Taos, SUV médio que tem 2,68 m.
As versões Sense, TSI e Comfortline usam o conhecido motor 1.0 200 TSI (turbo flex) de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Já as topo de linha (Highline e Extreme) trazem o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, também com câmbio automático.
Honda City Hatch

O City hatch é a alternativa para os órfãos do Fit e carrega a fama de bom espaço interno. Com 2,60 metros de entre-eixos, o modelo oferece para um hatchback compacto com motor a combustão o melhor entre-eixos — por muito tempo essa posição ficou com o Renault Sandero/Stepway, com seus 2,58 m de entre-eixos.
São 4,34 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,49 m de altura e porta-malas de 268 litros. O motor é sempre o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm de torque, atrelado ao câmbio CVT que simula sete marchas. As versões vão da LX até a Touring Sport, recém-lançada no Festival Interlagos, que traz elementos visuais esportivos.
Qual desses modelos você colocaria na sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários!




T Cross , carro excelente e entrega tudo a que se propõe
Honda City seria minha preferência pois sou proprietário de Honda Civic, já estou no quinto veículo da marca Honda
Estão por fora, tem carros mais antigos, como o Honda new fit, que tem um puta espaço interno e não entrou na lista, por incompetência do pesquisador
Não é incompetência, é opção: só indicar carros 0km. Não é perceber isso…