Existem carros que definem o estilo de uma marca, a identidade visual ou até como outros modelos serão. Mas, às vezes, eles ultrapassam a fama das montadoras e se tornam tão grandes quanto elas. São carros que são lembrados primeiro que a as marcas as quais pertencem e, na maioria dos casos, definem o que a fabricante é.
Por isso, selecionamos aqui cinco carros que são mais importantes que suas próprias montadoras. Eles, sozinhos, conseguiriam se transformar em uma marca separadamente e que muita gente nem se importaria com isso.
Chevrolet Corvette
Pouquíssimos se lembram que o Corvette é da mesma fabricante de Onix, Cruze e Spin. Ele até esconde sua origem, deixando a gravatinha da Chevrolet camuflada em uma das dobras da bandeira do seu logo. Tanto que muita gente se refere ao esportivo somente como Corvette, sem usar a marca Chevrolet. Isso desde 1953 até hoje ao longo de oito gerações.
Fiat 500
Fiat 500e [Auto+ / João Brigato]Responsável por colocar os italianos sobre rodas entre 1957 e 1975, o Fiat 500 é tão icônico que hoje tem uma linha de modelos dedicados a ele com minivan (500L) e SUV (500X). A atual nova geração 100% elétrica abriu mão dos logotipos da Fiat na dianteira e só o traz na traseira. A versão topo de linha ainda traz o nome da marca costurado nos bancos.
Porsche 911
Porsche 911 Turbo S [Auto+ / João Brigato]Todo Porsche, sem exceção, é inspirado no 911. Pode ser desde os SUVs Macan e Cayenne, até o elétrico Taycan: todos eles parecem derivações do icônico novecentos e onze. As linhas básicas de todo Porsche e a referência em performance vêm do 911 e se algum carro desvia desses elementos, é certeza de críticas pesadas por parte dos fãs da marca.
Ford Mustang
Ford Mustang Mach 1 [Auto+ / João Brigato]A situação do Ford Mustang é bastante semelhante à do Corvette. É raríssimo encontrar algum logo da Ford no muscle-car. Ele tem personalidade própria e raramente segue a identidade visual da marca. Isso ficou mais forte nas duas últimas gerações e agora que o Mustang ganhou família com o SUV elétrico Mach E.
Mini Cooper
Mini Cooper SE [divulgação]A regra do Porsche 911 se vale também para o Mini Cooper, que é oficialmente chamado de Mini Hatch. Ou seja, nem mesmo um nome de fato ele tem de tão forte que ele é dentro da marca. Todos os outros modelos que surgiram a partir dele, respeitam sua identidade visual e preceitos dinâmicos. E para onde o Mini Cooper vai, outros carros da marca também vão.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.