Engolidas pelos SUVs depois de uma baixa causada pelas minivans, as peruas são cada vez mais raras no Brasil. Tanto que, carros dessa categoria custam acima de R$ 1 milhão. Só que houve um tempo que modelos fortíssimos no mercado brasileiro tinham versões perua, as quais nunca foram vendida aqui. Confira todas elas:
Chevrolet Cruze
![Chevrolet Cruze SW [divulgação] peruas](https://uploads.automaistv.com.br/2020/11/chevrolet_cruze_station_wagon_88_edited-1200x720.jpg)
Apesar de ser um carro tipicamente norte-americano, o Chevrolet Cruze de primeira geração foi desenvolvido na Coreia do Sul e foi um dos poucos carros da gravata dourada a ser vendido na Europa. Como o Velho Continente ama uma perua, a Chevrolet não teve escapatória e fez uma versão familiar do Cruze. E ela era bonita.
Volkswagen Polo

Ainda que a perua do Volkswagen Polo tenha existido somente em sua fase mais feia (terceira geração, vendido só no sedã Polo Classic por aqui), é curioso ver essa variante. Apesar de os europeus adorarem peruas, os modelos bem compactos não eram muito populares. No Brasil, tivemos a Seat Cordoba Vario, que era uma Polo Variant espanhola.
Honda Fit
![Honda Fit Shuttle [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/04/honda_shuttle_7_edited-1120x800.jpg)
A Honda Shuttle já passou por diversas fases diferentes. Sua primeira geração, vendida de 1983 a 1996 era baseada no Civic. Depois, de 1995 a 2000, foi uma minivan. Só que o nome voltou em 2011 como Fit Shuttle, transformando o nome do modelo em perua do Fit. Era basicamente um Fit alongado e que, na segunda geração, tinha até frente própria.
Ford Focus
![Ford Focus Turnier [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/06/ford_focus_turnier_84_edited-1320x791.webp)
Durante todas as quatro gerações do Ford Focus, ele teve versões peruas. Mas nenhuma delas veio ao Brasil. Por aqui, tivemos da primeira à terceira geração, pulando o formato original da segunda para partir direto à reestilização. Até mesmo os EUA recebeu a perua Focus de primeira geração, mas o Brasil não.
Hyundai i30 Tourer
![Hyundai i30 Tourer [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/06/hyundai_i30_wagon_au-spec_9_edited-1320x792.webp)
Ainda que a primeira geração do Hyundai i30 tenha sido vendida no Brasil, a segunda ficou de fora. E se reparar bem no desenho, não parece um dos carros mais vendidos do país? Até porque a lanterna traseira da perua do i30 é idêntica à do HB20. Uma pena que a marca sul-coreana desistiu do segmento justamente quando ela ficou mais bonita.
Quais outras peruas derivadas de carros conhecidos no Brasil você se lembra? Conte nos comentários.



Polo Variant foi na mesma escola da Ipanema. Que tragédia de traseira!
A Cordoba Vario foi mais bem resolvida. É quase uma bisavó do T-Cross.
Caraca, nossa Parati bolinha dava uns 10×0 nessa Polo Variant. Que coisa horrenda!
faltou o Vectra e Monza Caravan que foram vendidos pela Opel com uma infinidade motores de 1.6 16v a 3.2v6 tendo versões a diesel turbo e 4×4 aqui no Brasil só vem oq sobrou do raspo do tacho q n servia para o resto do mundo.
E também a Stilo SW, talvez uma das peruas mais feias já feitas.
Mas a i30 de primeira geração teve a versão perua no Brasil! Wagon. Ou estou enganado?
No Brasil é uma vergonha falar de carros.
Nunca foi interesse das montadoras trazerem esses carros bons para o Brasil.
Da forma que o brasileiro compra qualquer tipo de porcaria que eles sempre nos forneceram , com certeza iriamos comprar essas maravilhosas peruas derivadas dos sedans .
A mídia só publica mentiras às nossas vontades .
Eu tive uma escorte SW era mais bonita que o sedam de mesmo ano.
Nesta lista faltou também a astra SW que era bem parecida com essa Polo feia.
Faltou também a bélina delrey (meu primeiro carro)
Passat Variant
Renault Megane SW.
Palio wekend
corsa SW
Crysley Grancaravam .
Aqui em BSB volta e meia vejo uma I30 SW , acho mais ou menos.
Façam uma lista com todos os carros que estamos sitando aqui.
Gosto muito deste estilo de carro.