Uma das maiores fabricantes do Brasil, a Chevrolet completou recentemente 100 anos. Ainda que tenha muito mais a comemorar do que lamentar, os últimos anos da montadora foram marcados por alguns escorregões. Confira agora os cinco principais erros que a GM cometeu no Brasil recentemente.
Deixar Onix, Onix Plus e Tracker sem novidade

No segmento de carros compactos, ter novidades constantes pode ser a chave para o sucesso. Prova disso é que a primeira geração do Chevrolet Onix e seu irmão sedan Prisma apresentavam constantemente algo de novo ao mercado. Os modelos novos, junto do Tracker, chegaram cheios de tecnologia e espaço maior que a média…ai foram esquecidos.
O Onix e o Onix Plus sairam em 2019 e agora, só em 2025, receberam novidades visuais. Em um ciclo de vida normal de um carro, já era hora de uma nova geração. O Tracker é da mesma época e, para piorar, mudou o interior na China bem antes do Brasil. A consequência disso tudo é só o Onix Plus ainda é líder da categoria, mas o VW Virtus está para passá-lo.
A polêmica correia banhada a óleo

Por mais que a Chevrolet tenha feito diversas ações para conter os problemas envolvendo a correia banhada a óleo, ela já se tornou um monstro para o brasileiro tal qual o câmbio Powershift da Ford ou o Marea da Fiat. A demora da GM em tomar ações que contivessem as pesadas críticas públicas ao sistema cobrou seu preço.
Hoje em dia, basta falar de Chevrolet que surgirá um comentário reclamando da correia. Por mais que a marca tenha dado garantia estendida até para quem não fez revisão em concessionária e agora trocou o fornecedor do sistema, a insistência na solução tem cobrado o preço perante o público. Entre usados, usam isso como argumento para baixar preços.
Elétricos bons, mas caros demais

A Chevrolet apresentou uma família de carros ótimos elétricos nos últimos anos no Brasil. O Bolt surpreendia pelo conjunto competente, ampliado pelo irmão Bolt EUV. Já a dupla Equinox EV e Blazer EV têm luxo parelho a um Cadillac, mas em um modelo da Chevrolet. Mas já viu as vendas de todos eles? Sempre fracas.
Para piorar a situação, o Bolt EUV foi lançado no Brasil uma semana depois que a GM EUA anunciou o fim da produção do modelo. Um timing bem tenso. No caso de Equinox EV e Blazer EV, são excelentes modelos, mas que custam R$ 100 mil a mais do que deveriam. E o brasileiro não quer pagar preço de Cadillac em um Chevrolet. A solução para contornar isso? Os chineses Spark EUV e Captiva EV.
Faltando coisas na Montana

Quando a Chevrolet lançou a terceira geração da Montana, a marca colocou muita banca no modelo. Prometeu que ela sozinha elevaria as vendas gerais do segmento de caminhonetes e que seria a terceira ou quarta mais vendida do país, perdendo só para Fiat Strada e Toro, além de Toyota Hilux. A ideia, inclusive, era vender mais que a S10. Potencial havia.
Mas isso não aconteceu. A Chevrolet Montana veio com vários equipamentos faltantes de maneira nítida, como painel de instrumentos digital e sistemas de segurança do tipo ADAS. Alguns problemas foram corrigidos agora. Contudo, após o lançamento, parece que a própria marca esqueceu dela e pouco se vê da GM falando sobre a Montana.
Faltando degraus

Um dos pontos mais críticos do portfólio de carros da Chevrolet é que existe um degrau enorme no segmento de SUVs. Você tem o Tracker começando em R$ 119.900 e indo até R$ 190.590, com o Spark EUV o interrompendo em R$ 159.990. Já o Equinox parte de R$ 285.490, enquanto os outros elétricos estão acima de R$ 400 mil.
O problema é que uma das faixas de preço mais rentáveis e concorridas do Brasil hoje é a dos SUVs médios. Justamente os modelos que ficam entre R$ 200 mil e beliscam os R$ 300 mil. Segmento esse que a Chevrolet não tem nenhum carro para concorrer. Se faz necessário um SUV médio na marca da gravata dourada.
O caso Silverado
![Chevrolet Silverado High Country [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Chevrolet-Silverado-High-Country-24_edited-1320x792.webp)
Dentre todas as marcas que vendem caminhonetes grandes, a Chevrolet poderia facilmente ser a líder. Afinal, a Ford tem a menor rede de concessionárias, enquanto a Ram tem que vender 1500, 2500 e 3500 ao mesmo tempo, além de também ter uma quantidade inferior de pontos de venda.
Mas a Chevrolet Silverado é a que menos emplaca. Alguns motivos levam a isso, como o fato de que ela tem o motor V8 mais fraco da categoria, perdendo até para o seis cilindros da Ram 1500. Além disso, o retrovisor de caminhão prejudicou parte das vendas, ainda que agora a marca ofereça uma peça menor. O motor V8 que deveria ter vindo é o do Camaro.
Quais pontos principais da Chevrolet você mudaria? Conte nos comentários.


Interessante que de 2019 (lançamento do 2o modelo Ônix) até final de 2023 ninguém falou da correia banhada a óleo! Acho q em jan/24 um mecânico q não tinha oficina top postou um vídeo sobre a dificuldade p trocar e o preço p isso. Aí, a coisa desandou e, acho q a GM n soube refutar os comentários na mídia e deu no q deu! Mecânicos de oficinas sempre criticam novas tecnologias pq não entendem como fazer manutenção nelas. Foi assim qdo chegou a eletrônica embarcada substituindo o carburador: mil críticas e hj elas estão aí e firmes!!!
PS: Temos um Ônix mod 21/22 na Consultoria c 89.100 km c todas revisões em concessionária. A correia está perfeita e, se fosse n banhada, já teria sido trocada duas vzs! Assim vive o mercado c verdades, meia-verdades e mentiras!! E assim sempre será! Cabe às Montadoras saber refutar o q n é verdade!! Cqd!!!
Foi isso mesmo. Tem um video de um cara no yt que saiu entrevistando TAXISTAS que possuem o onix… só um reclamou de defeito e advinha pq??? Pq botava oleo fanta fora da css.
É o tempo que leva pra começar a aparecer defeito em um carro novo porém com os cuidados do brasileiro médio que no geral não faz preventiva ou quer economizar o máximo, mas visto a categoria do carro é de se esperar, logo a Chevrolet é culpada sim, até pq contrário do que vc disse a correia banhada a óleo não é uma tecnologia nova, vem lá do início dos anos 2000.
CHEVROLET só deu mancada… O Equinox é um exemplo, tiraram o motor 2.0 turbo pra colocar 1.5 turbo e aumentaram o preço do carro… Eu tenho um Equinox 2.0 premier, nave demais, jamais vou pegar 1.5 turbo, devo partir pro jeep cômodos 2.0 turbo de 272cv, preço do Equinox… A jeep viu a mancada da VW com o Tiguam e da GM com o Equinox, lançou o Compass com motor da Rampage… Hoje atendem ao público que gosta de um SUV com motor forte… Visão de mercado…
Além de carros hipercaros, uma Tracker com aquele freio traseiro a tamborzinho, chega a ser nojento ver um carro tão imponente com aquele freiozinho de m…no eixo traseiro, horrível
Verdade Jefferson, tenho um 2024, carro maravilhoso, troquei óleo e filtro , 450,00, mais caro, mas o carro é ótimo, quem não tem como colocar, compre um carro acessível ao bolso deles.
Pro seguimento que mais compra que serve de vitrine Faria um Onix com corrente de comando pra acabar com as desconfiança iria vender uma loucura.
Seria o maior propaganda para um carro como o Onix lindo maravilhoso sensacional más que falta trocar essa correia por uma que não de problemas.
Verdade o Onix é sensacional mas acabaram com o carro com essa correia banhada a óleo, isso os clientes perdem a confiança. Mas a burrice e teimosa é impressionante. E não é só no Brasil que tem problema no exterior também. Querem empurrar goela abaixo mas ninguém é tão burro assim. Só quem não sabe compra.
Eu tenho uma Tracker 2023 e fizeram cvr fez propaganda que iriam trocar a correia na promoção, mas as concessionária nega ,porque só vale pro Onix.
Tenho um onix turbo e pra mim a poir invenção da Chevrolet foi o motor com correia lubrificada, com 60mil km se espedacou. A Chevrolet não assume o erro e eu fiquei com um prejuízo de 11.600reis. Sem falar na desvalorização não consigo nem trocar em um mais velho.
Aí a culpa é da Chevrolet ou sua que colocou óleo de marca barata e sem a especificação correta ,porque a Chevrolet está com garantia de 250 mil km na Correia e motor , desde que feitas as trocas corretas e específicas.
Até chegar os 250.000 o cliente já gastou o valor de meio carro em manutenção. E sem contar que depois de usado não vende pra ninguém e nem aceitam em troca, casamento. E não é blá blá blá é real.
bobeou hein? colocar o óleo barato do Zé da esquina dá nisso. aE pro seu azar ainda gastou 11 mil reais, se fosse agora seriam 700. Fique a lição
5 motivos foi pouco, vender a Opel Vauxhall fez cair muito a qualidade dos carros de passeio da GM do Brasil.
Tirar os motores de 4 cilindros correia seca ou corrente como no Cruze e Equinox.
Tirar o Cruze e Equinox 2.0 de seu catálogo de modelos.
Qualidade nos produtos como os bancos parece lixa 1200 antes era veludo.
Painel de plástico barato antes era softouch.
Isso acabou com os carros dela só perderam a qualidade a confiabilidade q o brasileiro tinha na marca.
Agora você ia comprar um Chevrolet com o padrão europeu que era antes , hj é padrão americano, hj o carro que está 100 mil na concessionária estaria no mínimo a 139 mil , aí você iria vir aqui reclamar do preço, fazem comentários tão sem noção, eu troquei a minha Zafira cd, 7 lugares , o carro mais confortável de se dirigir que já andei, por um Onix Joy, diferença de tamanho, potência e conforto lógico, que tem , mas troquei um carro de 25 mil por um 12 anos mais novo por 37 mil, se fosse pegar um no mesmo padrão desembolsaria no mínimo 140 mil, você compra o que te satisfaz pelo custo benefício,
O fracasso total da Montana vem de só ter cabine dupla, quando a principal vantagem do modelo anterior era sua cabine estendida, conjugado com uma caçamba ridiculamente pequena e o pior, NAO PODE REBOCAR CARRETA. Ou seja, não dá para levar uma moto ou jet-ski nem rebocando.
Deixar de fabricar o Cruze em 2023. Um pecado. Melhor da categoria
A verdade é que, depois de perder o referencial Opel, nossos Chevrolet não são mais a mesma coisa.
Concordo plenamente com vc
Como é que um utilitário como a montana não pode colocar reboque? Quem foi o asno que projetou essa coisa?
Tenho uma captiva 3.0 ano 2012 e é um carro excepcional. Forte, confortável e seguro. Chego a esquecer de quando o levei prá oficina e nunca foi nada grave.
Gosto muito da Chevrolet.
Creio que o mais pegou para a imagem da GM foi essa correia banhada a oleo. Para uma montadora que sempre fez motores potentes e confiáveis como a família 2 de 2 litros e os de 6 cilindros de Opala e Omega, como pode entrar nessa barca furada ? A Engenharia de produto da GM dormiu nos testes de durabilidade ? Quem hoje tem dinheiro para fazer revisão em concessionária, ainda mais de um usado que já virou mito entre os mecânicos ? Poderia ter comemorado seus 100 anos sem esse presente de grego….
Chevrolet só fabrica veículos ultrapassados sem conforto pouco espaçosos poucos equipamentos digitais além do valor elevado para a qualidade dos veículos
Cidadão, você entende alguma coisa de carros??????
Sempre gostei dos carros da Chevrolet; tive um chevete muitos anos atrás, hh tenho um onix Joy. É óbvio já tive um gol, e um mile. Desses 3 fabricantes, a Chevrolet tem minha preferência. Pena que seus carros sejam baixo demais em relação aos mencionados. Agora final de ano devo trocar de carro; dúvidas se continuo com a marca…abraços
A GM perde clientes fiéis por não oferecer o motor 1.4 turbo 4 cilindros do cruze em modelos como onix e tracker, em suas versões topo de linha. Nicho explorado pela vw com o 1.4 tsi em virtus, polo, tcross e taos.
Nao entendo vocês , é uma hipocrisia tão grande, um carro tem que ficar pelo menos 5 anos sem ser reestilizacao, sem mudar detalhes apliques, faróis lanternas, após o lançamento algumas melhorias são necessárias, mas depois disso toca o pau cada vez que é feita uma modificação a porcaria das peças de reposição aumentam o valor , e tão quanto mais tempo ficar mais atrativo se torna, isso faz da Chevrolet a melhor montadora do país, e perdeu espaço por problemas de logística e fabricação de componentes durante a pandemia e pós, vocês tem que ter mais noção antes de publicar abobrinhas denegrindo empresas, e buscar o que consumidor de verdade que rala pra manter o carro pensa , não boizinho de studio que fica procurando defeito pra criar matéria .
A GM se negou a ouvir a “ voz do cliente” e de acordo com “conversas internas” , já está arrependida de não ter trocado a correia por corrente. Outro fator , é referente a motorização e preços do Equinox , que não cativou clientes.
A GM publicou trocar a correia na promoção tenho uma Tracker 2023 com 167mil km e a concessionária fala que a promoção é so o Onix, sem contar a desvalorização, mas o carro é bom , a manutenção que é cara e correia realmente dá medo, mesmo usando óleo original.
Já estou no meu segundo onix, tricilindrico, correia banhada a oleo, nunca tive problemas, sempre usei o óleo especificado, antes deles tive um ka com a mesma tecnologia …sem problemas também. Acredito que esteja havendo muita desinformacao ou algum muquirana botou oleo não especificado . Este carro não deixa a desejar para nenhum outro…nem mesmo o yaris que ao meu ver surfa na reputação de carros como a hillux e corolla por conta da marca. Então não considero mancada…acredito sim que seja um argumento para tentar baixar o preço dos seminovos e usados .
O maior erro da GM foi ter vendido a Opel alemã ( agora Stellantis ) responsável pela tecnologia dos Chevrolet mais antigos no Brasil, lá fora seguem o Opel Astra, Opel Corsa , Opel Meriva , Opel insígnia ( sbt Vectra), de última geração,,, enquanto isso ficamos com essas bombas com tecnologia ultrapassada da antiga Daewoo coreana vestidos de Chevrolet!!!!