Após comemorar os 10 anos do Renegade em solo brasileiro, a Jeep anunciou que vai produzir no Brasil o SUV subcompacto Avenger. Ele já é um velho conhecido do mercado internacional, mas só chegará às concessionárias brasileiras em algum momento de 2026. Por aqui, ele será posicionado pouco abaixo do Renegade e será o modelo mais em conta da marca norte-americana.
Sua produção será concentrada na planta de Porto Real, que cuida da fabricação dos modelos da Citroën. Ele vai usar a plataforma STLA Small/ CMP, terá acabamento com pegada mais premium e terá debaixo do capô o motor 1.0 turbo flex semi-híbrido emprestado dos Fiat Pulse e Fastback. Aliás, quais SUVs o Jeep Avenger deve atazanar quando for lançado oficialmente no Brasil? Aperte os cintos e prepare-se para a leitura.
Fiat Pulse

Começamos com o primo do novo SUV da Jeep. Além de serem produzidos com a autorização da Stellantis, eles vão compartilhae a motorização híbrida-leve. Hoje, o Fiat Pulse é o SUV mais barato da marca italiana. Pode ter motor 1.3 aspirado flex de 107 cv, propulsor MHEV 1.0 turbo flex de 130 cv ou 1.3 turbo de 185 cv. Tido como um “Argo bombado”, seus preços vão de R$ 116.990 no Pulse Drive 1.3 CVT e chegam em R$ 152.990 no Pulse Abarth 1.3 AT6.
As medidas devem ser parecidas entre os primos. Além disso, a faixa de preço do Jeep Avenger não será tão distante do Pulse e o público é bem parecido também. Quem será que vai levar a melhor neste caso? Só o tempo dirá.
Renault Kardian

Em segundo lugar temos o SUV subcompacto da Renault. O Kardian chegou no começo de 2024 e já se consolidou entre os SUVs mais vendidos. Ele está posicionado acima do Kwid e ao lado do veterano Duster. Os seus chamarizes ficam por conta do design atual, motor 1.0 turbo flex de 125 cv e a lista de itens de série, que é bem recheada. Além disso, ele é um dos poucos modelos da geração atual a combinar o motor turbo com câmbio manual de seis marchas.
Sua faixa de preço varia entre R$ 112.690 do Kardian Evolution manual e chega em R$ 145.990 cobrado pelo Kardian Première Edition. Se a vida do Kardian já não é fácil hoje com o tanto de rivais, com a chegada do Jeep Avenger vai se complicar um pouco mais.
Volkswagen Tera

Está aqui o pesadelo do Pulse e Kardian: Volkswagen Tera. Posicionado pouco acima do Polo e abaixo do Nivus e T-Cross, o Tera vai chegar ainda em maio. A fim de agradar a clientela brasileira, contará com motor 1.0 aspirado flex ou turbo e poderá ter câmbio manual ou automático. Um de seus destaques será o visual encorpado e que transmite certa robustez. A potência vai variar entre 84 cv e 116 cv.
Sua gama será composta pelas versões MPI, TSI, Comfort, High e a especial The Town. Aliás, ele foi apresentado oficialmente no desfile de Carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Contudo, seus preços ainda seguem como um mistério. Será que o Jeep Avenger vai roubar o gingado do Tera com facilidade?
Honda WR-V

Mais um SUV que pode ser atazanado pelo Jeep Avenger é o novo WR-V. O SUV subcompacto japonês vai renascer das cinzas, já que voltará a ser fabricado após alguns anos fora da planta brasileira da Honda. Ele deve ser lançado ainda em 2025 e estará abaixo do HR-V, que inclusive vai mudar de visual e pouco acima do City hatch.
Porém, desta vez o WR-V não será derivado do Fit como era antigamente. Ele vai ter visual mais parrudo, contará com o inédito motor 1.0 turbo e lista de equipamentos de série como seus principais chamarizes para já chegar às concessionárias preparado para a competição. Pulse, Kardian e Tera já podem se preparar para um embate difícil.
Novo SUV da Nissan

Por fim, o último dos SUVs que pode ser atazanado pelo Jeep Avenger será o novo SUV da Nissan. O modelo já foi flagrado em testes nas rodovias brasileiras e trata-se basicamente do atual Kicks Play com uma mudança profunda. No visual, ele vai ter a mesma estrutura das versões baratas do Kicks de hoje, mas com estilo próprio. A dianteira terá faróis finos, iluminação em LED e grade ampla. A cabine deverá contar com painel parcialmente digital e central multimídia como destaques.
No entanto, seu nome ainda segue em segredo. Aliás, a motorização dele também é um mistério. Ele pode tanto usar o veterano 1.6 aspirado flex de 113 cv e câmbio automático do tipo CVT quanto o novo motor 1.0 turbo flex da nova geração do Kicks. Seu lançamento oficial ainda não foi programado, só que não deve demorar muito para acontecer.
Qual desses SUVs subcompactos você teria na sua garagem? Está ansioso para ver aqueles que ainda serão lançados ou prefere o Kardian e o Pulse? Conte nos comentários