Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 versões cupês de carros totalmente normais

Curiosidades

Esportivos?

5 versões cupês de carros totalmente normais

Houve um tempo em que os carros mais mundanos se transformaram em versão cupê, mas essa época já era

3 min de leitura

Com o mercado cada vez mais voltado a SUVs, os modelos esportivos e de nicho se tornaram raros. Mas houve uma época, especialmente os anos 1990, em que os cupês derivados de carros mundanos eram algo muito comum de se ver nas ruas. Por isso, reunimos aqui cinco modelos que seguem à risca esse tipo de formato

Hyundai Elantra Coupé

Hyundai Elantra Coupé [divulgação] carros
Hyundai Elantra Coupé [divulgação]

O Hyundai Elantra demorou a ter vocação verdadeiramente esportiva – algo que ocorreu somente agora na sétima geração com a versão N. Mas em 2013 a Hyundai até tentou com o Elantra Coupé. O modelo era baseado no sedan e tinha apenas duas portas a menos, além de para-choques diferentes. Mas as linhas básicas eram iguais às do sedan.

Ford Puma

Ford Puma [divulgação]
Ford Puma [divulgação]

Assim como o Tigra era o cupê do Corsa (e foi vendido no Brasil, por isso está fora da lista), o Puma era a versão mais esportiva do Fiesta. Produzido entre 1997 e 2002 e baseado no Fiesta tristonho, o Puma chegou a competir no rally. Seu visual foi desenhado na época em que a Ford era obcecada por ovais. Hoje o nome Puma é usado pelo SUV sucessor do EcoSport.

Renault Mégane Coupé

Renault Megane Coupé [divulgação]
Renault Megane Coupé [divulgação]

A primeira geração do Renault Mégane é, sem dúvida, a mais sem graça em termos visuais. Mas foi a primeira a trazer uma versão cupê. Ele tinha portas enormes, teto mais baixo e lanternas traseiras com lente preta. A versão cupê voltou na terceira geração em 2008, mas com um formato de hatch de teto baixo, sendo um dos Megane mais bonitos já feitos.

Volkswagen Corrado

Volkswagen Corrado [divulgação]
Volkswagen Corrado [divulgação]

O Volkswagen Golf teve por várias gerações um irmão cupê, mas o mais emblemático é o Corrado. Feito com a base do Golf de segunda geração, mas com o visual alinhado ao Golf MK3, ele foi um dos últimos cupês na fórmula tradicional feito pela Volkswagen. Seu sucessor, o Scirocco, tinha formato de hatch como o Mégane Coupé III.

Honda Prelude

Honda Prelude [divulgação]
Honda Prelude [divulgação]

Ainda que por cinco gerações o Honda Prelude sempre foi um derivado do Accord, agora ele é a versão cupê do Civic. E o mais interessante disso é que ele ocupa o lugar que o Civic Coupé deixou aberto desde que a décima primeira geração do sedan chegou. A plataforma é a mesma, interior quase igual e ele tem até suspensão de Civic Type-R.

Qual seu cupê favorito? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar