Para nós brasileiros, um carro de marca de luxo costuma estar associado a uma quantidade quase incontável de itens de série. Além disso, exigimos muito couro e o máximo de tecnologia quanto for possível em cada detalhe. Mesmo nas versões de entrada que as marcas oferecem aqui, temos bons equipamentos. Mas já viu como são esses modelos na Europa?
Como por lá não existe essa questão tão forte de status como no Brasil, as fabricantes usam e abusam da redução de custos. Com efeito, o objetivo é fazer as versões de entrada de seus modelos chegarem no preço de um carro de marca generalista. Só que, para tanto, você pode ter um Audi com calota, um Mercedes com farol halógeno ou um BMW com potência de hatch 1.0 turbo.
Audi A3 sem nome

De tão básico, o Audi A3 de entrada repete a estratégia de várias marcas no Brasil e não recebe uma nomenclatura oficial. O hatch custa 31.500 euros na Alemanha e conta com o mesmo motor 1.0 TSI de Nivus e T-Cross. São 20,4 kgfm, mas a potência é igual ao 1.0 TSI do Tera, que entrega somente 116 cv.
Inegavelmente, o modelo mais barato ainda utiliza câmbio manual, algo que seria impensável para o padrão de luxo brasileiro atual. Visualmente falando, você identifica o Audi A3 sem nome pelos faróis de LED por espelho, que ostentam um desenho mais simples. O ponto de maior atenção são as rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Por dentro, o carro alemão apresenta bancos simples revestidos em tecido preto sem qualquer tipo de estampa ou luxo aparente. Além disso, a cabine só tem plásticos pretos e, no máximo, o contraste vem pelo console central em tom de azul. O banco tem ajuste manual, o ar-condicionado só tem uma zona e há pouca regalia.
BMW X1 sDrive18i

Ainda que não seja o carro mais barato da BMW na Alemanha, o X1 representa a porta de entrada principal no Brasil. A versão mais barata do SUV alemão de luxo é a sDrive18i, que conta com motor 1.5 três cilindros turbo de 136 cv. Esse modelo parte de 45.100 euros e, ao contrário do A3, já vem com câmbio automático.
Em contrapartida ao X1 de entrada que temos no Brasil, o sDrive18i europeu utiliza faróis de LED por espelhos com desenho bem mais simples. A versão de entrada também conta com pneus 205/65 R17 calçando rodas de liga-leve de 17 polegadas. Essas rodas cinzas possuem um desenho propositalmente básico para reduzir os custos.
O interior é simplificado com volante mais básico, menos botões e acabamento dominado por superfícies em preto e cinza. Mas o que mais chama a atenção de fato é o tecido simples e monocromático dos bancos. Esse material reveste também as portas e o console central, sendo que apenas a cor preta não tem cobrança extra.
Mercedes-Benz A180
![Mercedes-Benz A180 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/02/Mercedes-Benz-Classe-A-A180-1.webp)
O carro alemão de luxo mais barato da Mercedes-Benz é o Classe A na versão de entrada A180. Ele utiliza o motor de Renault Boreal, especificamente o 1.3 quatro cilindros turbo, mas que a marca capou para apenas 134 cv. Com efeito, ele tem menos torque que um Kardian 1.0 turbo e quase a mesma potência final.
Cobrando 34.577 euros por ele, o A180 traz bancos revestidos em couro artificial rugoso junto ao miolo de tecido simples. Além disso, ele é o único dos carros de luxo alemães de entrada a trazer faróis halógenos atualmente. É um item que nem mesmo um Fiat Pulse de menos de R$ 100 mil oferece ao comprador brasileiro.
As rodas de liga-leve são de 18 polegadas diamantadas, mas há como opcional as rodas de inverno de 17 polegadas todas em cinza. As lanternas traseiras são parcialmente em LED e possuem um desenho bem mais comedido que as versões topo. Banco com ajuste manual e painel com tela pequena mostram a realidade da economia.
Você compraria um carro de luxo alemão de entrada ao invés de um modelo generalista topo de linha na sua garagem? Conte nos comentários se o status da marca vale o sacrifício de equipamentos ou se prefere o recheio de um modelo comum.
![Audi A3 / Mercedes-Benz Classe A / BMW X1 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/02/BMW-x1-sdrive18i-audi-a3-sem-nome-mercedes-benz-a180.webp)

