A luta entre Kleber Bambam e o tetracampeão mundial de boxe, Popó, deu o que falar neste final de semana. Como era esperado, Popó acabou com a luta de maneira rápida, com o combate não durando nem um minuto, já que o pugilista nocauteou seu adversário.
Mesmo que isso não tenha relação com o mundo dos carros, é possível fazer um paralelo com alguns modelos que nocautearam a concorrência e se tornaram absolutos no mercado. Confira a seguir alguns exemplos.
Fiat Strada
Fiat Strada Ultra turbo [Auto+ / João Brigato]Quando foi lançada, em 1998, a Strada surgiu para substituir a Fiat Fiorino, que tinha seu público, mas não conseguia brigar com a VW Saveiro. Acontece que a Strada caiu rapidamente no gosto do público, se tornando líder já em 2000 e nunca mais perdendo o posto. Pouco a pouco, diversas concorrentes ficaram pelo caminho, como Ford Courier e Peugeot Hoggar. A Chevrolet Montana mudou radicalmente nesta geração e deixou de brigar com a Strada, enquanto a Saveiro ainda resiste, mas focando mais nas vendas comerciais.
Toyota Hilux
Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]Assim como a Strada, a Hilux chegou ao Brasil com um mercado de caminhonetes já consolidado. Quando ela surgiu por aqui, Chevrolet e Ford eram sinônimo de picapes. No entanto, aos poucos, a Hilux conseguiu se tornar um dos carros mais dominantes do mercado. A virada foi em 2005, quando a sétima geração marcou uma enorme evolução da picape, com um conforto maior e um visual moderno.
Jeep Compass
Jeep Compass Limited T270 [divulgação]O Renegade fez a Jeep ser uma marca de volume no Brasil, e coube ao Compass consolidar o sucesso. Desde que o SUV médio teve sua segunda geração lançada no país, ele se tornou um dos carros mais vendidos por aqui e líder absoluto do segmento. A idade já começa a pesar, e o Toyota Corolla Cross tem encostado nas vendas. Mas, até o momento, ninguém conseguiu tirar o Compass da liderança de seu segmento.
BMW Série 3
BMW Série 3 2023 [divulgação]Nem sempre lembramos dos carros premium, já que se trata de um nicho de mercado. No entanto, o Série 3 é um enorme sucesso da BMW, aniquilando totalmente os seus concorrentes clássicos, o Mercedes-Benz Classe C e o Audi A4. Já faz algum tempo que o sedã da BMW domina o segmento, tanto que ele tem produção nacional em algumas versões, o que certamente contribui para seu sucesso.
BYD Dolphin
BYD Dolphin [divulgação]Impossível não listar o BYD Dolphin nesta lista, já que ele contribuiu para uma grande mudança entre os carros elétricos. Quando foi lançado por R$ 150 mil, rapidamente a concorrência precisou se mexer para tornar seus modelos mais competitivos. Além disso, diversas pessoas passaram a considerar a compra de um elétrico, já que o Dolphin tem o mesmo preço que diversos SUVs compactos intermediários. Portanto, foi um nocaute na concorrência eletrificada e até mesmo em modelos a combustão.
Quais outros carros aniquilaram totalmente seus concorrentes? Deixe nos comentários a sua opinião.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.