Os carros precisam além do motor, ter um sistema de transmissão bem competente. Afinal de contas, é toda essa parte quem faz o motor trabalhar em diversas rotações. Mas, existem aqueles câmbios que são conhecidos no mercado por uma particularidade ou pelo sistema tecnológico avançado.
O intuito dessa lista é mostrar que nem sempre tanta tecnologia pode dar certo, tanto é que essas transmissões não são muito bem vistas e nem recomendadas. É bom frisar que cada pessoa passa por experiências diferentes ao conduzir um modelo e existem donos que amam esses câmbios. Apertem os cintos e boa leitura.
AL4 – Peugeot e Citroën
Câmbio automático AL4 Citroën e Peugeot [Divulgação]Há um bom tempo, os modelos produzidos pela PSA, utilizavam esse câmbio automático. Com apenas quatro marchas, uma das penalidades dele era seu consumo de combustível. Trancos durante as trocas das marchas, não engate da marcha correta e mais problemas foram bastante comuns. Mas, atualmente ele faz parte do passado. Os carros de ambas marcas contam desde 2017 com a transmissão automática da Aisin de 6 marchas.
Powershift – Ford
Câmbio automatizado Powershift Ford [Divulgação]Esse é um dos câmbios com grande nível de reclamação no mercado automotivo. É bom deixar claro que ele não é automático e sim automatizado de dupla embreagem a seco. Um dos problemas mais citados por donos era a trepidação na hora da troca das marchas. Essa transmissão deu tanta dor de cabeça para a Ford, que ela desistiu de usá-lo e atualmente utiliza um sistema automático de fato.
Dualogic/ GSR – Fiat
Fiat Mobi GSR [divulgação)]A Fiat insistiu por muito tempo em câmbios automatizados ao invés dos automáticos de fato. O Dualogic até tem seu fã clube e donos que possuem modelos com alta quilometragem e quase nenhum problema. Os trancos em alguns momentos são mais relatados por donos. Em 2018, a montadora italiana revelou que fez melhorias em seu funcionamento, abandonou a alavanca e aderiu ao sistema de botões. Todo este conjunto viveu até 2020 no sedã compacto Cronos.
Easy’R – Renault
Câmbio automatizado Easy’R Renault [Divulgação]Outra fabricante que insistiu muito tempo nos câmbios automatizados foi a Renault. Os compactos Logan e Sandero ganharam esse conjunto de transmissão em meados de 2014. Imprecisão e trancos são os problemas mais relatados por quem já teve um modelo com este câmbio. Já em 2019, após muitas reclamações, a Renault preferiu abandonar a transmissão automatizada e aderiu ao câmbio automático do tipo CVT.
I-Motion – Volkswagen
Câmbio I-Motion [divulgação]Era uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, então o motorista não utilizava o pedal da esquerda. Os trancos são as reclamações mais frequentes de quem utiliza um carro da Volkswagen com esta transmissão. Por sorte, hoje nenhum carro conta mais com este câmbio e a montadora alemã aderiu ao câmbio automático de 6 velocidades em diversos modelos.
Você já teve um carro com algum desses câmbios? Como foi sua experiência? Conte nos comentários
21 comentários em “5 câmbios mais tenebrosos do mercado automotivo”
Olha é o terceiro que tenho câmbio imotion esse 3 é polo sedan prata 2010 com manual chave reserva ,histórico de compra na carbel em BH,código da chave, carro todo original,som etc. Nunca tive problema nenhum com os três ,o problema está no motorista,carro é revisão periódica e preventiva. Meu está super macio, as trocas suaves, troquei a embreagem 23/08/2023 com 50.000 km rodados depois de passar rastreamento. Gastei 2.200 com o kit completo e a embreagem original do veículo Volks que. É valeo comprei com 143.870 está com 179.000 km rodados, adoro o carro .não troco.
Tenho um palio dualogic 2010 1.8, carro fantástico, anda muito e trocas automatizadas que podemos dizer “marcadas”. Fora isso o sistema manual + e – simulando troca mecânica, é muito bom!
Acredito que o maior problema foi que as marcas quiseram vender Automatizado como Automático.
Como a grande maioria sabe, mesmo entre os Automáticos existem diferenças de comportamento. O convencional com conversor de torque simula as trocas de marchas, mas tem suavidade. No CVT, eu particularmente não gosto dos que não simulam marchas pois aquela aceleração constante de enceradeira faz parecer que o motor vai explodir de rotação tão alta.
Já os Automatizados possuem o robozinho que aciona a embreagem convencional. Por este motivo, passam aquela sensação de troca de marcha de um carro com câmbio manual.
Tenho carros com câmbio manual, Automático e um Automatizado Dualogic que NUNCA me deu problema.
Ok, vamos lá: minha garagem tem quase todos os sabores de câmbios automáticos/automatizados. Tenho uma Peugeot 207 SW Automática com o AL4. Ela está na família desde nova. Minha mãe comprou esse carro como PCD e agora está comigo. Mais ou menos próximo aos 100.000 km tive alguns problemas com o câmbio que foram resolvidos trocando a central eletrônica. Também tenho um Fiat 500 Cult 1.4 Dualogic, que comprei ano passado, já com 73.000 km. Eu e meu filho viajamos com ele para Florianópolis (408 km) e foi tudo normal. O carro está rodando lá desde o começo do ano sem qualquer problema. E além do 500 e da 207, tenho também um Yaris Sedan com câmbio CVT.
Paulo, eu tive problemas no AL4 como explicado no meu comentário. Aparecia no computador de bordo “Anomalia Transmissão Automática”. E isso aparecia de vez em quando. Tipo assim: aparecia hoje e depois só aparecia novamente depois de uns 200 ou 300 km. Geralmente era em subidas e o carro continuava indo em frente mas bem devagar. Descobri que o problema era software quando começaram a aparecer “Anomalia Antipoluição” e “Anomalia Antifurto”. Essa última (Anomalia Antifurto) é que me deu a pista que o problema era software pois mesmo apontando essa anomalia o carro pegou. Foi a deixa para levar o carro na concessionária (que é em Caçador, a 43 km de Videira) e fazer a troca da central eletrônica. O Yaris nunca deu problema de câmbio. Aliás, ele é muito novo para ter qualquer problema de câmbio pois é um 2019 com apenas 30000 km rodados.
Já tive o Imotion do Fox(VW) o Easytronic na Meriva(GM), com. Conversor de torque Na Blazer( GM), o CVT AL4 no Aircross (Citroen) e todo sempre foram ótimos .
Pontos que percebo de quem fala mau, não sabem usar a tecnologia ou não fazem manutenção preventiva no carro.
Carro automático não dá para usar igual ao carro de troca manual, precisa entender como funciona para não estragar o carro.
Minha sogra tem um Fox com câmbio i-motion e eu acho o uso bem tranquilo.
Os problemas são referentes a trancos nas trocas de marcha ou de durabilidade/manutenção?
Então… Eu tenho um Peugeot 207 Passion e o comprei com o câmbio recém retificado. Pelo fato de pegar muita rodovia, descobri um defeito na solenóide que regula a pressão de óleo. Esse defeito só estava acontecendo em rodovia, no tráfego urbano funciona normal.
O carro está na oficina para troca da solenóide.
Com relação ao consumo, eu não acho grandes coisas com relação ao Palio que tinha antes. A média de 8,5 km/L rodando no etanol pra mim está ótima, pelo que o carro entrega.
No mais, estou me divertindo muito com o carrinho. O comprei em 23/11/23 e até hoje 04/02/24 já rodei 6000 km com o carro sem maiores dores de cabeça. Bom carro…
Tenho um Focus Titanium câmbio Power shift, realmente ele apresentou problemas de trepidação em saídas nas subidas, as trocas não percebia trancos, ao contrário, são bem suaves, aí com 98.000 km veio o temido problema de perca de potência, quando estava andando, parecia que entrava em neutro e não saía do lugar, tinha que desligar e aguardar uns minutos, depois ligava e ia embora, esse problema foi constatado pelo que vi na maioria desses câmbios no módulo TCM e não no câmbio em si, tanto que a Ford estendeu a garantia dele para 10 anos, aí fui na concessionária e trocaram o módulo na garantia estendida, problema resolvido, voltou a andar macio, nada de trepidações nem trancos. Estou satisfeito com o meu.
Tive um Cross Fox 2013 peguei zero fiquei 8 anos com ele nunca me deu problemas tinha os seus trancos nas trocas mas nada fora do normal só vendi porque precisava de um carro maior . Compraria outro sem problemas , tudo é questão de cuidados mas a maioria que falam mau nunca tiveram um .
Tive por quase 8 anos Peugeot 408 feline e não tive problema algum com o cambio, hoje tenho focus titanium 18/19 tbm sem problemas até agora!
Acho até que tem cambios problematicos , mas acho que tem mais haver como esses cambios são utilizados e cuidados . O mal uso e a falta de manutenção são fatores determinantes para os problemas aparecerem.
Tive uma SpaceFox imotion e gostei, nada a reclamar do câmbio.
Em compensação andei em um UP imotion e detestei. Tb não gostei do Fiat 500 dualogic, tinha ideia de comprar um pra patroa mas quando andei, desisti.
Depois aqui em casa vieram só automáticos “normais” de 4 marchas. Consumo pesa, mas são fáceis de se acostumar.
Tenho um Honda City 2012, e o câmbio é horroroso, na subida fica uma indecisão desgramada sobe marcha desce marcha, se ligar para então esquece, vai não. Prefiro 1 milhão de vezes o dualogic do bravo e Stilo que já tive por exemplo ou o HB20.
Tenho o space fox i-motion. Comprei novo 2012 e tenho ele até hoje. Troquei a embreagem quando estava com 120 mil km.
Excelente câmbio, só saber usar.
Quem fala mal é porque nunca teve um ou porque não sabe usar.
Eu tenho um Polo i-mothion 2010
E não vi problemas nele,
O negocio é que muitas pessoas querem adquirir um produto mas não quer pagar pela devida manutenção no mesmo,
Então elas dizem que o câmbio é problemático,
Assim foi com gol 16v
E com mais alguns veículos que precisão de um certo cuidado a mais
Esqueceu de colocar o do novo SENTRA. Na verdade, não sei se é câmbio, mas dá uns trancos/falhas, quando tira o pé do acelerador e acelera novamente em velocidade baixa. Já levei na concessionária e nada.
Tenho uma Duster 2016 com câmbio de 4 marchas, ela já tem 120 mil km e não deu dor de cabeça, o único problema é o consumo, na gasolina 6 km/l na cidade. Fora isso, o câmbio é sim um pouco “burro” não entende muito bem qual marcha deve colocar, as vezes se torna perigoso numa ultrapassagem.
Eu sou dono pela segunda vez e afirmo com toda clareza, o dualogic não é bomba, mas sim um cambio negligenciado igual os demais, pq tirando o AL4, os demais robitizados o dualogic é o de menos problemas ? Pq é o de manutenção mais simples, embreagem mono disco a seco, a diferença dele pro mecânico é alem do sistema robótico, o atuador de embreagem, uma troca de embreagem com reprogramação ja inclusa hj vc encontra esse serviço por 2k5 ja com tudo incluso, no maximo 3k , porem muito compra achando q é só liga e sai andando
Rodei 160.000km com meu Palio Dualogic 2014. Troquei a embreagem com 100mil km. Nunca tive problemas. A única questão é que o Dualogic é sim mais lento que o câmbio manual, principalmente quando precisa reduzir. Eu resolvia isso trocando manualmente através do paddle shift no volante. É um carro bem confortável se comparado com os carros da época e me atendeu muito bem.
Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Olha é o terceiro que tenho câmbio imotion esse 3 é polo sedan prata 2010 com manual chave reserva ,histórico de compra na carbel em BH,código da chave, carro todo original,som etc. Nunca tive problema nenhum com os três ,o problema está no motorista,carro é revisão periódica e preventiva. Meu está super macio, as trocas suaves, troquei a embreagem 23/08/2023 com 50.000 km rodados depois de passar rastreamento. Gastei 2.200 com o kit completo e a embreagem original do veículo Volks que. É valeo comprei com 143.870 está com 179.000 km rodados, adoro o carro .não troco.
Tenho um palio dualogic 2010 1.8, carro fantástico, anda muito e trocas automatizadas que podemos dizer “marcadas”. Fora isso o sistema manual + e – simulando troca mecânica, é muito bom!
Acredito que o maior problema foi que as marcas quiseram vender Automatizado como Automático.
Como a grande maioria sabe, mesmo entre os Automáticos existem diferenças de comportamento. O convencional com conversor de torque simula as trocas de marchas, mas tem suavidade. No CVT, eu particularmente não gosto dos que não simulam marchas pois aquela aceleração constante de enceradeira faz parecer que o motor vai explodir de rotação tão alta.
Já os Automatizados possuem o robozinho que aciona a embreagem convencional. Por este motivo, passam aquela sensação de troca de marcha de um carro com câmbio manual.
Tenho carros com câmbio manual, Automático e um Automatizado Dualogic que NUNCA me deu problema.
Ok, vamos lá: minha garagem tem quase todos os sabores de câmbios automáticos/automatizados. Tenho uma Peugeot 207 SW Automática com o AL4. Ela está na família desde nova. Minha mãe comprou esse carro como PCD e agora está comigo. Mais ou menos próximo aos 100.000 km tive alguns problemas com o câmbio que foram resolvidos trocando a central eletrônica. Também tenho um Fiat 500 Cult 1.4 Dualogic, que comprei ano passado, já com 73.000 km. Eu e meu filho viajamos com ele para Florianópolis (408 km) e foi tudo normal. O carro está rodando lá desde o começo do ano sem qualquer problema. E além do 500 e da 207, tenho também um Yaris Sedan com câmbio CVT.
Puxa, você é um felizardo, nunca têve problema com estes câmbios meia boca, exceto o CVT.
Mas fica experto, são bombas prestes a explodir.
Paulo, eu tive problemas no AL4 como explicado no meu comentário. Aparecia no computador de bordo “Anomalia Transmissão Automática”. E isso aparecia de vez em quando. Tipo assim: aparecia hoje e depois só aparecia novamente depois de uns 200 ou 300 km. Geralmente era em subidas e o carro continuava indo em frente mas bem devagar. Descobri que o problema era software quando começaram a aparecer “Anomalia Antipoluição” e “Anomalia Antifurto”. Essa última (Anomalia Antifurto) é que me deu a pista que o problema era software pois mesmo apontando essa anomalia o carro pegou. Foi a deixa para levar o carro na concessionária (que é em Caçador, a 43 km de Videira) e fazer a troca da central eletrônica. O Yaris nunca deu problema de câmbio. Aliás, ele é muito novo para ter qualquer problema de câmbio pois é um 2019 com apenas 30000 km rodados.
Já tive o Imotion do Fox(VW) o Easytronic na Meriva(GM), com. Conversor de torque Na Blazer( GM), o CVT AL4 no Aircross (Citroen) e todo sempre foram ótimos .
Pontos que percebo de quem fala mau, não sabem usar a tecnologia ou não fazem manutenção preventiva no carro.
Carro automático não dá para usar igual ao carro de troca manual, precisa entender como funciona para não estragar o carro.
Minha sogra tem um Fox com câmbio i-motion e eu acho o uso bem tranquilo.
Os problemas são referentes a trancos nas trocas de marcha ou de durabilidade/manutenção?
Então… Eu tenho um Peugeot 207 Passion e o comprei com o câmbio recém retificado. Pelo fato de pegar muita rodovia, descobri um defeito na solenóide que regula a pressão de óleo. Esse defeito só estava acontecendo em rodovia, no tráfego urbano funciona normal.
O carro está na oficina para troca da solenóide.
Com relação ao consumo, eu não acho grandes coisas com relação ao Palio que tinha antes. A média de 8,5 km/L rodando no etanol pra mim está ótima, pelo que o carro entrega.
No mais, estou me divertindo muito com o carrinho. O comprei em 23/11/23 e até hoje 04/02/24 já rodei 6000 km com o carro sem maiores dores de cabeça. Bom carro…
Tenho um Focus Titanium câmbio Power shift, realmente ele apresentou problemas de trepidação em saídas nas subidas, as trocas não percebia trancos, ao contrário, são bem suaves, aí com 98.000 km veio o temido problema de perca de potência, quando estava andando, parecia que entrava em neutro e não saía do lugar, tinha que desligar e aguardar uns minutos, depois ligava e ia embora, esse problema foi constatado pelo que vi na maioria desses câmbios no módulo TCM e não no câmbio em si, tanto que a Ford estendeu a garantia dele para 10 anos, aí fui na concessionária e trocaram o módulo na garantia estendida, problema resolvido, voltou a andar macio, nada de trepidações nem trancos. Estou satisfeito com o meu.
Tive um EasyR Sandero por quase 9 anos e 120 mil km e não tive nenhum único problema com o câmbio e fiz uma única troca de embreagem.
Tive um Cross Fox 2013 peguei zero fiquei 8 anos com ele nunca me deu problemas tinha os seus trancos nas trocas mas nada fora do normal só vendi porque precisava de um carro maior . Compraria outro sem problemas , tudo é questão de cuidados mas a maioria que falam mau nunca tiveram um .
Tive por quase 8 anos Peugeot 408 feline e não tive problema algum com o cambio, hoje tenho focus titanium 18/19 tbm sem problemas até agora!
Acho até que tem cambios problematicos , mas acho que tem mais haver como esses cambios são utilizados e cuidados . O mal uso e a falta de manutenção são fatores determinantes para os problemas aparecerem.
Tive uma SpaceFox imotion e gostei, nada a reclamar do câmbio.
Em compensação andei em um UP imotion e detestei. Tb não gostei do Fiat 500 dualogic, tinha ideia de comprar um pra patroa mas quando andei, desisti.
Depois aqui em casa vieram só automáticos “normais” de 4 marchas. Consumo pesa, mas são fáceis de se acostumar.
Tenho um Honda City 2012, e o câmbio é horroroso, na subida fica uma indecisão desgramada sobe marcha desce marcha, se ligar para então esquece, vai não. Prefiro 1 milhão de vezes o dualogic do bravo e Stilo que já tive por exemplo ou o HB20.
Tenho o space fox i-motion. Comprei novo 2012 e tenho ele até hoje. Troquei a embreagem quando estava com 120 mil km.
Excelente câmbio, só saber usar.
Quem fala mal é porque nunca teve um ou porque não sabe usar.
Eu tenho um Polo i-mothion 2010
E não vi problemas nele,
O negocio é que muitas pessoas querem adquirir um produto mas não quer pagar pela devida manutenção no mesmo,
Então elas dizem que o câmbio é problemático,
Assim foi com gol 16v
E com mais alguns veículos que precisão de um certo cuidado a mais
Esqueceu de colocar o do novo SENTRA. Na verdade, não sei se é câmbio, mas dá uns trancos/falhas, quando tira o pé do acelerador e acelera novamente em velocidade baixa. Já levei na concessionária e nada.
Tenho uma Duster 2016 com câmbio de 4 marchas, ela já tem 120 mil km e não deu dor de cabeça, o único problema é o consumo, na gasolina 6 km/l na cidade. Fora isso, o câmbio é sim um pouco “burro” não entende muito bem qual marcha deve colocar, as vezes se torna perigoso numa ultrapassagem.
Eu sou dono pela segunda vez e afirmo com toda clareza, o dualogic não é bomba, mas sim um cambio negligenciado igual os demais, pq tirando o AL4, os demais robitizados o dualogic é o de menos problemas ? Pq é o de manutenção mais simples, embreagem mono disco a seco, a diferença dele pro mecânico é alem do sistema robótico, o atuador de embreagem, uma troca de embreagem com reprogramação ja inclusa hj vc encontra esse serviço por 2k5 ja com tudo incluso, no maximo 3k , porem muito compra achando q é só liga e sai andando
Rodei 160.000km com meu Palio Dualogic 2014. Troquei a embreagem com 100mil km. Nunca tive problemas. A única questão é que o Dualogic é sim mais lento que o câmbio manual, principalmente quando precisa reduzir. Eu resolvia isso trocando manualmente através do paddle shift no volante. É um carro bem confortável se comparado com os carros da época e me atendeu muito bem.