Destaque Serviço

Ar-condicionado ligado gasta mais combustível na estrada?

Essa dúvida permeia a imaginação dos motoristas, mas será mesmo que o ar-condicionado ligado atrapalha o consumo nas estradas?
Ar-condicionado (divulgação)
Compartilhar

As férias de verão estão chegando e as viagens de carro começam a aumentar nessa época do ano. Uma das dúvidas sobre economia de combustível é se é recomendável dirigir com ar-condicionado ligado e as janelas fechadas nas estradas. Surpreendentemente, a resposta é que utilizar o recurso de ar fresco e as janelas fechadas, não faz o carro se tornar gastão em algumas situações.

Em primeiro lugar, é necessário entender de aerodinâmica. Quando os carros estão com as janelas abertas e em alta velocidade, o ar acaba entrando na cabine. Dessa forma, com o peso dos ocupantes, mais a carga espalhada e o ar que entra, o modelo acaba sofrendo mais para se manter em velocidade constante. Com esse obstáculo “pesado” é claro que o automóvel acaba consumindo mais combustível do que o normal.

Agora, se o ar-condicionado está ligado e as janelas fechadas, o veículo não sofre tanto com os ventos intrusos. Além disso, dá uma certa segurança a mais durante os trajetos, pois andar com todas as janelas abertas no Brasil é um risco muito alto que os motoristas correm. Isso não que dizer que andar para todos os cantos com o ar ligado deixa o modelo mais econômico. Existem situações em que sua ativação acaba por economizar mais combustível.

carros
Carros na estrada [Divulgação]

Arrasto é quem explica tudo

Arrasto é a resistência dos objetos em movimento que encontram ao se deslocarem pelo ar em qualquer velocidade. Quando os carros estão em altas velocidades e com as janelas fechadas, essa resistência é anulada. Por isso que andar com velocidades acima de 50 km/h e com janelas abertas exige tanto do motor e o consumo de combustível acaba sendo maior.

De acordo com uma pesquisa realizada pela equipe da Sociedade de Engenharia Automotiva dos Estados Unidos, é mais econômico trafegar em velocidades maiores, como em estradas, com o ar-condicionado ligado. Mas, a recomendação é que o ar esteja ligado em viagens longas, pois caso o motorista trafegue somente em cidades, a janela aberta é uma opção bem mais cômoda e simples.

Ar-condicionado (divulgação)

Você viaja com as janelas abertas ou o ar-condicionado ligado? Conte nos comentários


>>Audi Q6 e-Tron já roda em testes finais e vem ao Brasil em 2024

>>Compradores da Tesla Cybertruck estão desistindo da caminhonete

>>Land Rover faz recall por vazamento de óleo no Range Rover

Sobre o autor

Felipe Yamauchi

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa