Sempre tem algum carro de sucesso fora do Brasil que não faz o menor sentido não serem vendidos por aqui. Com tanto potencial de vendas e estilo que encaixa com nosso mercado, é difícil justificar algumas ausências. E por isso, queremos saber de você: que carro deveria ser vendido no Brasil?
Aqui no Auto+ a Pergunta da Semana questiona justamente essas questões automotivas interessantes. Toda terça-feira perguntaremos aos nossos leitores algo para que vocês interajam nos comentários. Antes, é claro, também daremos a resposta de nossa equipe editorial.
Nissan Qashqai – João Brigato / editor

O Nissan Qashqai é o Jeep Compass da Europa. Se aqui o SUV médio da Stellantis é o rei do segmento sem qualquer outro carro da mesma categoria que chegue próximo, na Europa o japonês faz o mesmo. Para tanto, ele salvou a Nissan Europa da falência. Usa motor 1.3 turbo do Duster e tem até versão híbrida, mas inexplicavelmente não vem.
Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Fiat Doblò – Léo Alves / repórter
Há anos o segmento de vans comerciais pequenas no Brasil é dominado pela Fiat Fiorino (e sua prima Peugeot Partner Rapid). Mas por que não fazer uma renovação total com as versões europeias de Citroën Berlingo, Fiat Dobló e a Peugeot Partner de verdade? Os modelos usam base e mecânica de Citroën C3 e Peugeot 208, que deixaria tudo mais barato.
Chevrolet Monza – Felipe Yamauchi / repórter

Se a Chevrolet desistiu do Cruze no Brasil, nada mais lógico que vender o Monza por aqui, não? Talvez o carro mais icônico que a marca já vendeu por aqui e único sedã a ser o carro mais vendido do país, o Monza está em nova forma na China com estilo sofisticado, interior moderno e oferta de motores turbo que fariam uma bela concorrência ao Corolla.
E você: conte nos comentários qual carro não deveria ser vendido no Brasil e o porquê. As melhores respostas serão exibidas em uma nova matéria na sexta-feira.
>>5 carros horríveis que foram salvos por uma reestilização

![Chevrolet Monza 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Chevrolet-Monza-2023-2_edited-1200x720.jpg)


![Fiat Doblò 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2022-Fiat-Doblo-van-1_edited-390x260.jpg)
(Talvez a minha resposta, vai ser muito grande, mas tenho algumas citações) Pensando com a minha cabeça, tem alguns que vou citar, que seria um desejo meu, mesmo, e outros, que deveria ser trabalhado de forma diferente, pelas as suas marcas.
1: Lynk & CO 03: Apesar de gostar muito da Stellantis, mas não só do grupo italo-franco-americano, que eu vivo, para citar um pouco disso, eu coloquei a Lynk & CO em primeiro. Hoje em dia, eu só vejo eles no mercado chinês, mas eles tem muito de Volvo, e até poderia ter uma rede propria de concessionarias, ou vender ao lado dos Volvos aqui no Brasil, no “Estilo BYD/GWM” de preço, por exemplo, o 03 (Modelo conhecido por estar no TCR, regulamento de carros de turismo, que substituiu o antigo WTCC, e que uma versão aqui na America do Sul, onde a equipe argentina, PMO Motorsport, tem 4 modelos desses, e 1 dele, pilotado pelo o maranhense Rafael Suzuki (Que também é piloto da Stock Car Pro Series)). Esse modelo, tem um motor (Pelo na sua versão de corrida), que é basicamente similar ao do Volvo S60, sendo o seu preço, poderia ficar na casa dos 100, 180 mil reais (O pior dos cenarios, na minha opinião, na casa dos 230 mil reais).
2: Volkswagen Golf R MK8: Depois de Abarth (Com Pulse e futuramente, Fastback), GR Corolla e Civic Type-R FL5, não seria dificil da dona Volkswagen, trazer o Golf R da nova geração, para ser concorrente desse povo, além do AMG A 45 W177, e se não quiser trazer o Golf R MK8, poderia trazer o seu irmão espanhol, o Cupra Leon (No caso do Cupra, poderia trazer nas versões eTSi ou na mais potente, com o 2.0 TSi e cambio DSG).
3: Hyundai Elantra N: Outro modelo de carro, que está no regulamento citado acima, o TCR!! O Elantra N, não seria a porta de entrada da linha N aqui no Brasil (Nesse caso, essa função, seria delegada ao HB20) e, é um carro que assim como o Golf R MK8, GR Corolla, Type-R FL5 e o proprio AMG A 45 W177, faria uma nova visão dos “esportivos nacionais” (Mesmo que sendo importados!!)
4: DS 9: Um carro dos muitos que a Stellantis deveria vender ao Brasil (E que provavelmente, vou citar alguns aqui) é DS 9, um sedã de muito luxo, que poderia ser uma especie de “Maybach da Stellantis”, sendo vendido por um grupo seleto de pessoas, que poderia pagar o preço uma… RAM 1500 Rebel, num sedã de luxo francês. Aliás, no caso da DS, também vale o mesmo que citei da Lynk & CO, mais acima.
5: Alfa Romeo Tonale/Dodge Hornet: Embalado pelo os rumores de Jeep Avenger no Brasil, e dos novos “Bio-Hybrid” da Stellantis aqui no Brasil, aqui vão 2, que poderiam ser nacionalizados, via fabricação em Goiana-PE ou no pior dos casos, em El Paloma-ARG ou Porto Real-RJ. O Tonale, seria um belo retorno da Alfa Romeo ao Brasil (Marca da qual, eu sou muito fã), e principalmente com uma linha de montagem, mais de 50 anos depois do FNM 2150 (Que depois, virou o Alfa Romeo 2300) do começo da sua produção, e quase 40 anos do fim dos produtos Alfa Romeo 100% brasileiro. No caso do Hornet, poderia vir dos EUA, com um preço interessante ou ter fabricação nacional, com preço “Estilo Stellantis”, na minha opinião.
6: Opel Corsa: Sei que só os melhores vão estar em outro post, mas esse assunto é tão rico para mim, que posso falar deles por horas, e falando nisso, vou colocar um elefante na sala… Opel Corsa!! Não sei por quanto tempo, a GMB tem o dominio do nome Corsa no Brasil, mas bem que poderiam fazer um marketing bem legal na Opel aqui no Brasil, e trazer carros como o Corsa, o Grandland, o Mokka e entre outros. Por favor, Stellantis, Tragam a Opel para o Brasil!!
7: Honda Ridgeline: Já temos a Toro (Fiat), Maverick (Ford), Oroch (Renault), Montana (GM), Rampage (RAM), porque não temos a Ridgeline?? Se vier no mesmo estilo, que pretende trazer o ZR-V, ou com preços similares a Toro, Maverick e Rampage, acho que a confiabilidade que a Honda tem no mercado nacional, a Ridgeline faria um baita sucesso, na minha opinião.
8: Hyundai Santa Cruz: Ainda em cima da Ridgeline, uma das concorrentes da mesma citada, a Hyundai Santa Cruz, é uma promessa antiga da Hyundai, porém, bem que poderia ter fabricação nacional, assim como é a Tucson, ou traziam dos EUA, com um preço competitivo. Talvez, daqui há uns 650 anos, quando essa Santa Cruz atual, deverá vir, mas poxa Hyundai, faz um esforço pra trazer agora, com essa ruma de picapes legais que o Brasil tem e terá nos proximos meses e anos.
9: Isuzu D-Max: Outra picape nessa minha lista, mas essa é bem desconhecida do grande publico, a Isuzu D-Max!! Essa picape, assim como a marca Isuzu, poderia vir ao Brasil, e ter um bom numero de vendas, muito por causa dos descontos de produtor rural e CNPJ, já que na Australia, essa picape, tem versão de trabalho, lazer, luxo e se brincar, esportiva (Há, ela também tem versão de corrida na Australia)!!
10: Mazda CX-50: Custando um pouco mais de 30 mil dolares, nos EUA, um bom carro que deveria ser vendido no Brasil, eu coloco o Mazda CX-50, talvez, um bom concorrente de Corolla Cross e Taos, pois, vender mais que Compass, eu acho bem dificil, o “Estilo Stellantis” de vendas, não dar margens para descuidos (Se bem que a Stellantis, dar uns descuidos rapidos).
11: Daihatsu Terios: Muito se fala do Novo Yaris Cross, que deve ser fabricado aqui no Brasil, com a plataforma TNGA, e tudo, mas Creta, Renegade, T-Cross, Tracker e companhia, poderiam ter um concorrente de “baixo custo”, e com motor do mesmo Yaris Cross ou até mesmo, do velho Etios (O 2NR-FE), falo do Daihatsu Terios!! Ele mesmo, que foi vendido aqui no Brasil, ainda nos anos 90, hoje, em sua terceira geração, ele é base do Toyota Rush, vendido lá na Malasia, Indonesia e etc, apesar de ser “baixo custo”, ele tem 5 estrelas nos testes de impactos locais, agora na sua terceira geração, que foi lançada em 2017.
12: Honda Fit: Esse talvez, seja o Honda que mais faz falta aqui no Brasil, depois do fim da produção do Honda Civic, falo do Honda Fit, o novo Honda Fit!! A Honda poderia trazer ele, na versão top de linha (Assim como no Civic atual), já com o 1.5 e:HEV, e talvez, treinar essa motorização, para o City Hatch e HR-V, mas faz falta o Honda Fit aqui no Brasil.
13: Cadillac XT4: Muito se fala na vinda da Cadillac para o Brasil, mas eu adoraria ver o XT4, com o motor da Equinox (Falo do 2.0 Turbo), pois seria um bom carro premium, para fazer frente a BMW X1, Mercedes GLB e Audi Q5 (No maximo), na casa dos 200 e 300 mil reais, não sou muito fã desse modelo, mas pelo o seu projeto em si, seria um bom e seguro inicio da Cadillac no Brasil.
14: Ford Puma: Voltando para a Europa, e com a Ford, o Puma seria um bom concorrente ao Kia Stonic, já que ele poderia vir na versão top de linha, com o motor 1.0 EcoBoost, com o sistema hibrido, pensando na estrategia da Maverick, seria um bom carro, na faixa dos 170 e 200 mil reais, com o velho conhecido Ford EcoBoost 1.0 (Que esteve no Fiesta), já com o sistema hibrido. Pelo o preço citado, é obvio que o futuro Ford Equator/Novo Territory, seria um dos afetados, mas, na minha opinião, o comprador do Novo Territory, não seria o mesmo do Puma Hybrid EcoBoost, por isso, na minhão visão, os preços deles, ficariam sobrepostos sim.
15: MG 5/GT: Lá no Chile, ele é vendido, e bem que poderia ser vendido aqui no Brasil, muito pelo o seu passado, o MG 5 (Ou MG GT), seria um retorno a marca MG (Que não sei quem teve a ideia de trazer ela) para o Brasil, um substituto ao MG 6, que foi vendido aqui no Brasil, e pasmem, originalmente, o MG GT é vendido com o motor do Cruze!! Sim, chamado de SGE, esse motor, está atualmente também na Equinox (Na versão 1.5), além do Cruze (Na versão 1.4) e, é outro caso, que assim como citei do Daihatsu Terios de terceira geração, também seria um projeto interessante de ser vendido aqui (Aliás, nem sei como é o pós-vendas dos MG que vieram ao Brasil, em 2012 e 2013).
16: Alfa Romeo Stelvio: Voltei a falar da Alfa, pelo o fato de que a Alfa, poderia ser trabalhada aqui no Brasil, para fazer frente ao alemães: Audi, Mercedes e BMW, o Tonale (Como citei acima) com fabricação nacional, seria muito interessante, e o Stelvio?? Também, até porque, para brigar com o RS Q3, AMG GLC 63 e X3 M Competition, tem o Stelvio Quadrifoglio, e o seu motor 2.9 V6 Biturbo, com 510 cavalos, mas ele (O Stelvio) poderia ser vendido também, com o Hurricane 4, o 2.0 Turbo, com 272cv de Rampage e Wrangler, e talvez como flex (Um Alfa Romeo Flex, seria o apocalipse!! kkk), caso futuramente, o Hurricane 4, ganhasse a condição de ser abastecido com alcool.
17: Toyota Corolla Touring Sports: Tem muitos SUVs, Picapes e Hatchs, porém, não posso esquecer das Peruas, que poderia ter de volta uma representante, até mesmo, com fabricação nacional novamente, falo da Corolla Touring Sports. A plataforma é a mesma, mecanica, também, poxa, a sucessora da Fielder, está em vida nessa geração, E210 do Corolla, bem que a Toyota, poderia trazer ela, vai vender por mais de 200 mil reais?? Vai sim!! Mas, ninguém na Toyota poderia fazer esse esforço, o pessoal das peruas, vai agradecer e muito, assim como os gearheard, com o GR Corolla!!
18: Hyundai Ioniq 5 N: Nem lançou direito no mundo, e já quero para o Brasil!! A versão mais potente do Ioniq 5, com a assinatura da divisão N. 641hp, de 0 a 100 km/h em 3,4s, assim, não seria um concorrente do Abarth 500e, até porque, a versão eletrica do Fiat 500, desenvolvida pela a Abarth, toma uma luneta desse Ioniq 5 N (Em todos os sentidos, mesmo eu sendo um fã de Fiat, Abarth, Alfas e etc).
Espero não ter me alongado nessa lista, mas há outros nomes que eu citaria, e alguns até tem passaporte carimbado para o Brasil, como no casos da Chevrolet Silverado, Hyundai Kona, e o proprio Civic Type-R FL5, porém, esses citados e alguns outros, queria muito que fossem vendidos aqui no Brasil!!
Ford Crown Victoria é meu sonho, uma pena que até em seu país natal foi descontinuado. A Ford poderia muito bem se manter no Brasil, sempre fazem carros marcantes, desde o Ford Model T, ao Fusion, Ford Taurus, a Ford Explorer. É uma pena que maior parte da população brasileira tem perdido o poder de compra, isso talvez justifique a saída de carros que antes eram até vendidos aqui, mas com tempo tiveram que sair do país.
1 – Mazda CX-30: faz sucesso em outros mercados da América Latina e com a tecnologia Skyactiv, oferece um bom conjunto mecânico. Têm um tamanho bom e desenho melhor ainda, poderia fazer sucesso por ser vendido como um SUV japonês com bom acabamento e tecnologia. Um exemplo do sucesso desse carro na América Latina é que foi o carro mais vendido da Colômbia em 2021 e foi o mais vendido lá esse ano até agora.
2 – Mazda CX-5: para que a vinda da Mazda fizesse mais sentido, outro SUV, um pouco maior, poderia vir junto. Também são muito vendidos em vários países da América Latina, justificando o investimento da Mazda no Brasil
3 – Toyota CHR: havia rumores da vinda desse carro para o Brasil no passado. Porém, aparentemente, eram boatos falsos. Acho que poderia ser uma categoria melhor explorada pela Toyota se tivesse vindo há alguns anos. Porém, hoje em dia, acho o design datado.
4 – Toyota Yaris Cross: existem rumores da vinda desse carro no final do ano que vem e espero que sejam verdadeiros, pois é um carro com um tamanho perfeito, bonito e com nome consolidado no mercado brasileiro, além do nome Toyota
5 – Ford Escape: com o fim da EcoSport, a Escape entraria como uma boa substituta. Porém, com a saída da Ford do Brasil, talvez não faça sentido trazer esse carro para o país hoje em dia. Mas teria feito sucesso no mercado brasileiro
Com certeza o Monza iria fazer igual na china, quando só tinha o Santana e o Escort disputando pela liderança o Monza colocou os dois no bolso e começou a vender mais q o triplo dos dois juntos. Aqui o Monza foi um dos melhores sedã médio da marca com certeza iria ficar top.
Como fã de peruas (ex-proprietário de uma Palio Weekend 6 Marchas, uma Marea Weekend 2.0 e uma Marea Weekend 2.4 e ainda tendo uma Peugeot 207 SW automática) meu voto vai para a líndissima Peugeot 308 SW que faria uma bela figura em nossas ruas.