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4 características de carros dos EUA que o Brasil não aceita

Apesar de muitos brasileiros sonharem com carros vendidos nos EUA, o nosso mercado não aceita alguns costumes da terra do Tio Sam

4 min de leitura

As marcas já aprenderam que cada país tem um gosto bastante específico, especialmente nos detalhes. Tanto que diversos carros globais passam por alterações pontuais para cada continente e país que são vendidos afim de agradar ao público. Por isso, reunimos aqui quatro características de carros dos EUA que o brasileiro simplesmente não aceita.

Carros grandes com calotas

carros
Toyota RAV4 [divulgação]
Geralmente restrito a modelos de locadoras ou versões bem basiconas de entrada, alguns carros de porte mais generoso como Honda Accord ou Toyota RAV4 são vendidos com calotas. Como por lá os modelos aqui ditos médios ou grandes são os populares, faz sentido que eles possuam esse tipo de variante para frotistas.

Contudo, hoje no Brasil o público não aceita nem mesmo um Renault Kwid somente com calota e sem opção de roda de liga-leve. O que dirá então de um modelo caro, de grande porte e que tende a passar uma imagem mais luxuosa e refinada com proteções de plástico para rodas de aço? Ninguém aqui compraria um carro assim.

Minivans grandes

Kia Carnival [Auto+ / João Brigato]
Kia Carnival [Auto+ / João Brigato]
O tempo das minivans no Brasil já acabou, tanto que somente a Chevrolet Spin é fabricada aqui. Já fo lado das importadas temos a fenomenal Kia Carnival, mas que vende pouquíssimo. Só que lá nos EUA, elas ainda são o carro certo para as famílias. Enquanto as duas únicas minivans vendidas no Brasil não chegam juntas a 20 mil unidades por ano, nos EUA a Carnival conseguiu metade disso sozinha no ano passado.

Por lá, o top 3 é constituído por Honda Odyssey, Chrysler Pacifica e Toyota Sienna. Todas elas minivans enormes com espaço para até oito pessoas, motores V6 ou híbridos de quatro cilindros e, nos últimos anos, visual nitidamente inspirado nos SUVs – categoria pela qual elas estão sendo lentamente engolidas.

Caminhonetes gigantes a gasolina

RAM 1500 Rebel [Auto+ / Maurício Garcia (@almautomotiva)]
RAM 1500 Rebel [Auto+ / Maurício Garcia]
Para o brasileiro, qualquer caminhonete ou picape maior ou do mesmo tamanho de uma Fiat Toro precisa ser diesel. Prova disso é que todas as caminhonetes médias vendidas hoje aqui usam esse tipo de motor, menos a Jeep Gladiator. E qual a reclamação de todos nas redes sociais sobre ela e sobre a RAM 1500? A falta do motor diesel.

Se tornou uma demanda tão latente na categoria de picapes médias, que Toyota e Chevrolet desistiram de vender Hilux e S10 flex recentemente. Além disso, RAM 1500 e Jeep Gladiator só ousam usar motores a gasolina no Brasil por serem produtos de nicho. Mas a gigantesca RAM 2500 que tem motor diesel vende mais que a irmã menor.

Marcas de luxo não europeias

Infiniti [divulgação]
Infiniti [divulgação]
Aqui no Brasil, Audi, Mercedes-Benz, BMW e Volvo dominam o segmento de luxo, com Jaguar e Land Rover correndo por fora, mas próximas. Só que nenhuma outra marca de luxo fora da Europa resolveu se arriscar no mercado brasileiro, fora a Lexus e a BYD.  Mas  japonesa é um tanto quanto apagada por aqui e a chinesa está chegando.

Isso prova que para o Brasil, luxo vem da Europa. Lá nos EUA, onde a Lexus surgiu, cada marca oriental tem sua divisão de luxo. A Honda tem a Acura, a Nissan conta com a Infiniti e a Hyundai criou a Genesis. Nenhuma das três se arrisca por aqui, mas Infiniti e Acura chegaram a ensaiar uma vinda ao nosso mercado.

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9 comentários em “4 características de carros dos EUA que o Brasil não aceita”

  1. Paulo santos

    Falta de renda, só subir a renda ficamos padrão americano

    • Cleber

      Sonhar é bom ? Mesmo que nosso poder de compra fosse igual a dos americanos, as montadoras dariam um jeitinho pra cobrar 10x mais…

    • Guilherme Pimenta

      Perfeito. Aqui os carros são proibitivas de tão caros.

  2. PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI

    Discordo de quase tudo do post, menos da questão das calotas problema de todos esses carros aqui sempre foi o preço! As vans já venderam muito aqui, Doblo que o diga, mas daí vc vai pra outras marcas os valores muito acima e a mecânica que não ajudava por a manutenção ser muito cara! A spin tá viva pq a Chevrolet manteve a mecânica confiável aliado a um design mais atual, bom espaço interno e preço convidativo, assim foi com Idea e Doblo em suas épocas e o que dizer de Zafira? As outras mencionadas fracassaram por não terem sido trabalhadas pro nosso mercado. Motor diésel em picape faz frente ao a gasolina pelo menor consumo e maior potência, próprio pra cargas que é para o que as pickips foram feitas afinal. Gasolina sempre foi mais caro que diesel, isso mudou recentemente, mas ainda o diesel ganha se comparar a diferença de consumo.

    • Fabio

      Motor diesel não é mais econômico e nem mais potente do que os flex, hoje em dia, é só gosto, e só comparar a s10 diesel e a flex, mesma potência e a flex tende a ser até mais econômica, mas o preço….. a diferença é gigante, sem falar que a diesel vem mais completa não sei porque.

  3. aurelio backo

    Muito boa a matéria. Aurélio

  4. Vitor

    Discordo também desse post o Brasileiro gosta sim dos carro americanos das grandes Picape das grandes Suvs massss com os preços justos uma coisa que duvido muitos mass falar que brasileiro nãos gosta desses tipos de carro vcs estão por fora ser tivesse preço de acordo com a RENDA do Brasil aí sim teríamos esses automóvel de boa abraços e vamos fazer um L quem sabe melhorar

  5. Luis

    Motores a diesel são muito melhores do que os flex, tem uma vida útil muito maior.

  6. Ricardo Simões

    O que adianta trazer esses carros pra cá se o Povo não ganha pra isso?? Lá nos EUA Camaro é carro de pobre!!

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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