Curiosidades

Carros que surgiram de parcerias bizarras da indústria automotiva

Algumas parcerias não fazem o menor sentido, igual a esses carros que surgiram justamente de junções inusitadas

Honda Prologue e Chevrolet Blazer EV [divulgação]
Honda Prologue e Chevrolet Blazer EV [divulgação]

Na hora de desenvolver novos carros, as marcas tendem a buscar parcerias para dividir custos. Isso ocorre, principalmente, em segmentos de baixo volume ou que aquela marca nunca teve um modelo presente. Por conta disso, alguns carros bizarros surgiram de parcerias ainda mais bizarras.

Conheça agora cinco carros que só existem por conta de parcerias nem um pouco esperadas. 

Fiat e Suzuki

Enquanto a Suzuki sempre teve SUVs, a Fiat demorou demais até ter um modelo no segmento. Seu primeiro, o Sedici, foi vendido de 2005 a 2014 na Europa e foi fruto de um projeto comum entre a italiana e a japonesa. Por aqui tivemos o Suzuki SX4 como único membro desse casamento. Lá na Europa, era para ter nascido um Lancia desse casamento.

Dodge e Mitsubishi

Se há uma marca com larga experiência em caminhonetes, essa é a Mitsubishi. Por isso nada explica o motivo pelo qual a Mitsubishi vendeu a Raider entre 2006 e 2009 nos EUA. Até porque ela não era uma L200 americanizada, mas sim uma Dodge Dakota de terceira geração – justamente a pior geração da caminhonete do então grupo Chrysler. 

Chevrolet e Honda

Não há nada mais oposto no mercado do que Chevrolet e Honda. Mas as duas marcas se juntaram para fazer carros elétricos – só que a parceria já acabou. A japonesa aproveitou a base Ultium da GM para fazer o Prologue e o Acura ZDX, versões japonesas do Chevrolet Blazer EV.

Mini e GWM

Provando que os carros chineses elétricos e híbridos estão dominando, a BMW criou uma parceria com a GWM para cirar novos carros elétricos. O novo Cooper usa motores e baterias da marca chinesa e um novo modelo que está em desenvolvimento terá a mesma plataforma do Ora 03. Talvez por isso, o Ora 03 seja tão parecido com os Mini.

Aston Martin e Toyota

Na tentativa de baixar a média de emissão de poluentes de seus carros, a Aston Martin não produziu um híbrido ou um elétrico. Na realidade, ela pegou um Toyota iQ, o lotou de couro e vendeu a preços exorbitantes entre 2011 e 2013. Foi um fracasso nas vendas, mas hoje em dia é um carro colecionável.

Para você, qual dessas parcerias é a mais bizarra? Conte nos comentários.

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