Home » Destaque » 5 carros que reaproveitam as portas de outros modelos

Curiosidades

5 carros que reaproveitam as portas de outros modelos

Dizem que os irmãos devem dividir as coisas, mas esses carros levaram o compartilhamento de peças para outro nível

3 min de leitura

Aproveitamento de peças entre os carros é algo muito comum. Diversos modelos dentro de uma marca usam o mesmo volante, bancos iguais ou até elementos externos menores. Mas, existem alguns casos que vão além. Alguns carros usam portas de outros modelos: tudo em nome da redução de custos.

Por isso, reunimos aqui uma lista de cinco carros que surrupiaram as portas dianteiras de outros modelos. Em sua grande maioria, essa estratégia até passa desapercebida por dois motivos: ou a porta tem design muito genérico ou a marca consegue disfarçar as linhas do modelo original com alguns truques de design.

Fiat Mobi e Strada

Pode não parecer, mas as portas dianteiras da Fiat Strada são as mesmas do Fiat Mobi. É por esse motivo, inclusive, ela tem uma falsa saída de ar no para-lama dianteiro. É que a porta do subcompacto conta com uma linha que se funde com o recorte do para-lama, algo que a Strada não tem. Assim, ela ganhou a falsa saída de ar para acompanhar a linha do vinco.

Renault Sandero, Duster e Oroch

Não é segredo para ninguém que Duster, Sandero, Logan e Oroch derivam de um mesmo projeto e usam diversas peças iguais. Mas a primeira geração do SUV e a picape usam a mesma porta dianteira do primeiro Sandero. A linha ovalada das portas é característica do Sandero e foi parar nos dois modelos. Por isso que as portas ficam mais para dentro do que para-lama dianteiro.

Ford Ka

A primeira geração do Ford Ka foi desenvolvida globalmente, mas tudo mudou na segunda. O modelo europeu passou a usar base de Fiat 500 e peças internas de Fiat Palio, enquanto o brasileiro cresceu e ficou mais simples. Mas, para economizar custos, a Ford manteve as portas dianteiras do modelo antigo, assim como o para-brisa. E quase ninguém sabe disso.

Fiat Argo, Pulse e Fastback

A técnica já foi usada pela Chery com Tiggo 2 e 3X em relação ao Celer, Honda com Fit e WR-V, além de Volkswagen com Nivus, mas os Fiat entram na lista por serem mais modelos. Pulse e Fastback derivam do Argo, mas tem somente as portas dianteiras em comum entre os três (e o Cronos). No caso de Pulse e Argo, as portas traseiras também são iguais.

Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8

Esse tipo de aproveitamento passa desapercebido por muitas pessoas, mas os Tiggo 5X, 7 Pro e 8 usam exatamente a mesma porta dianteira. Isso permitiu que a Chery produzisse uma porta para três carros diferentes. O que muda entre os três é somente a posição do friso cromado na região de plástico preto.

>>5 carros com fama de indestrutíveis

>>Esses são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil

>>Volkswagen vai parar de produzir carros no Brasil temporariamente

6 comentários em “5 carros que reaproveitam as portas de outros modelos”

  1. tulio pereira

    Legal se o Tiggo 5x tem a mesma porta do Tiggo 8 e daí

  2. Jason

    Gostei da matéria.. não é de hj que os carros compartilham peças.. pra quem curte carros e gosta, é uma boa matéria. Faça mais desse tipo.

  3. Eddye

    O autor tava “doidão” quando escreveu sobre o Ford Ka. Falou que usava a mesma plataforma do Fiat 500 e peças de Fiat Palio…. Acredito que ao invés de carros da Fiat, ele queria se referir ao Ford Fiesta…rsrrss

  4. Douglas

    Se não me engano a Toro e o Compass tem a mesma porta também.

  5. Paulo César

    Esqueceu de comentar que Mobi e Strada usam a mesma porta, que por sua vez, é a mesma do Uno, apenas com outra folha externa!

  6. millemiglia

    A Strada e a Oroch não são as primeiras picapes a reaproveitar portas de outro modelo. A Ford já tinha feito isso com a Pampa que usava a porta dianteira do Del Rey 4 portas.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar