Home » Curiosidades » Chevrolet completará 100 anos no Brasil. Relembre 5 carros icônicos

Curiosidades

Chevrolet completará 100 anos no Brasil. Relembre 5 carros icônicos

A Chevrolet nos presenteou com modelos icônicos que ainda conquistam o coração dos brasileiros. Selecionamos cinco desses clássicos

6 min de leitura

A Chevrolet completará 100 anos de história no Brasil. Tudo começou em 26 de janeiro de 1925, quando a General Motors Corporation inaugurou a primeira fábrica no país, instalada em uma área de 7.000 m², no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Essa fábrica era dedicada à montagem de veículos desmontados trazidos dos Estados Unidos em regime CKD (Complete Knock Down), sendo o Chevrolet 490, conhecido carinhosamente como Baby Chevrolet, o primeiro modelo montado em solo brasileiro.

Ao longo das décadas, o fabricante se adequou às instabilidades globais, como a Segunda Guerra Mundial, que restringiu o fornecimento de componentes. Na década de 1950, a linha de caminhões da Chevrolet ajudou a movimentar o Brasil, especialmente com o modelo Chevrolet 3100, o Chevrolet Brasil, que empregava um motor de seis cilindros em linha a gasolina, famoso pela robustez.

A linha do tempo da Chevrolet é repleta de carros de passeio icônicos, como o Opala, Monza, Chevette, Caravan, Marajó e Chevy 500. Inclusive, na década de 1990, com a abertura das importações durante o governo Fernando Collor, a marca trouxe ao Brasil o Lumina APV e o Saab 9000.

Esse também foi o período de ouro para modelos como Omega, Suprema, Corsa GSi, Vectra, Kadett GS e GSi (com carroceria conversível da Bertone). Em meio a tantos carros expressivos e cultuados, selecionamos cinco modelos icônicos da marca, que este mês comemora os 100 anos de história no Brasil.

Opala

Chevrolet Opala SS [Foto: Divulgação]

Quando falamos de Chevrolet, é inegável que o Opala vem à mente. Lançado em 1968, foi o primeiro carro produzido pela Chevrolet no Brasil e se tornou um símbolo de luxo e requinte. Essa fórmula também foi estendida à Caravan, destinada aos consumidores que buscavam mais versatilidade devido ao seu porta-malas maior. Ela chegou ao mercado em 1975.

O Opala foi oferecido com motores de quatro ou seis cilindros. Uma das versões mais desejadas foi a SS, lançada em 1971, que exibia a carroceria com faixas pretas e a nomenclatura 4100, identificando o propulsor de seis cilindros com 140 cv e 29 kgfm, mais potente que o motor 3800 (125 cv). O câmbio era manual de quatro marchas e a tração traseira.

Na linha 1974, o Chevrolet Opala SS trouxe o SS4, uma versão equipada com o propulsor de quatro cilindros 2.5 (chamado de 151-S), enquanto, em 1976, recebeu o motor 250-S, capaz de rivalizar com o Ford Maverick e o Dodge Charger. A trajetória do Opala foi encerrada em 1992.

Chevette

Chevrolet Chevette Tubarão [divulgação]
Chevrolet Chevette [Foto: Divulgação]

Esse compacto conquistou os brasileiros pela sua dimensão, economia e durabilidade, além de ser equipado com tração traseira e de oferecer carrocerias Hatch, Sedan e a perua Marajó, que foi fabricada de 1980 a 1989. Baseado no Opel Kadett C europeu, foi adaptado às condições do mercado brasileiro.

Com 20 anos de produção, entre 1973 e 1993, teve motorizações 1.4, 1.6 e 1.0, e foi oferecido na configuração Junior, que dividiu as atenções com o Ford Escort Hobby. Paralelamente às qualidades que fizeram o nome do Chevette, ele também foi um dos precursores a oferecer uma versão movida a álcool, acompanhando a política Proálcool nos anos 1980.

Assim como o Opala, o Chevette também teve versões esportivas, como o Chevette GP (1976-1977) e o Chevette GP II (1978-1979), enfrentando o Ford Corcel GT e o Volkswagen Passat TS. O motor 1.4 do Chevette GP entregava 78 cv. Além da série GP, o Chevette ganhou o emblema S/R (Sport/Rally) em 1981, com motor 1.6 de 80 cv e um apelo esportivo, com faixas decorativas e interior com detalhes exclusivos.

Monza

Chevrolet Monza [divulgação]
Chevrolet Monza [Foto: Divulgação]

O Monza foi um dos sedans mais desejados dos brasileiros, especialmente nas décadas de 1980 e início de 1990. Produzido de 1982 a 1996, o Monza foi inspirado no Opel Ascona C, exibindo um design aerodinâmico à época, com linhas suaves e bem marcadas.

O conforto da cabine era evidente, trazendo bancos revestidos em veludo, ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. A gama de motores foi formada pelas mecânicas 1.6, 1.8 e 2.0, naturalmente aspiradas. Aliás, o Monza foi um dos primeiros modelos no Brasil a ser equipado com injeção eletrônica, na versão Monza Classic SE, lançada em 1988.

Ele foi descontinuado em 1996, abrindo caminho para o Vectra, mas continua sendo um modelo cultuado. Uma das versões mais cativantes foi a Monza S/R, inicialmente equipada com o motor 1.8 de 92 cv e, posteriormente, com o 2.0 de 98 cv.

Corsa

Chevrolet Corsa Champ 98 [Foto: Divulgação]

O Corsa foi um dos carros mais belos da década de 1990, com linhas arredondadas e um acabamento interno que impressionava até os carros compactos vendidos atualmente. O Corsa passou a limpo o mercado nacional, sendo lançado no Brasil em 1994. Sua história durou até 2012, quando foi substituído pelo Onix.

Além da carroceria Hatch de duas portas, incluindo a versão GSi, o Corsa também foi oferecido nas variantes Hatch de quatro portas, Sedan e Perua, para citar. Ao longo dos anos, a gama de motores foi composta pelas motorização 1.0, 1.4 e 1.8, e também houve uma versão SS com apelo esportivo, tanto no exterior quanto na cabine. Um carro que se destacava pela versatilidade e baixo custo de manutenção.

Omega

Chevrolet Omega CD 4.1 [Foto: Divulgação]

Se o Opala e o Monza se tornaram símbolos de status, o Omega elevou o luxo a um novo patamar. Um dos sedãs mais requintados e à frente do seu tempo, ele chegou para substituir o Opala em 1992. Entre os propulsores, equipado com motor de seis cilindros 4.1 naturalmente aspirado, era o modelo mais potente da gama, e a experiência de condução era refinada com tração traseira.

Sinônimo de sofisticação, tecnologia e desempenho, o Omega também foi oferecido na carroceria perua Suprema. Dependendo da versão, incluía entre os seus equipamentos de série: ar-condicionado, vidros/travas elétricas, teto solar, bancos em couro, direção hidráulica e sistema de áudio de alta fidelidade. A produção foi encerrada em 1998, após 93.282 unidades produzidas, incluindo a perua Suprema.

Qual desses carros você considera o mais icônico da Chevrolet? Escreva a sua opinião nos comentários!


YouTube video

4 comentários em “Chevrolet completará 100 anos no Brasil. Relembre 5 carros icônicos”

  1. Schlatter70

    O Ômega começou no Brasil com um motor 6 cilindros 3.0 importado e não com o 4.1. Pesquisa mal feita.

  2. rodrigosr

    Vectra arrasado no canto por não ter entrado no top 5 de ícones.

  3. Milton Junior

    Faltou o Meriva! Foram 10 anos de sucesso e uma nova proposta à época. Aliás, a GM poderia relançar o carro em nova versão.

  4. Cérberos

    Só 5 lugares quebra a banca, não se pode esquecer os modelos do Vectra e do Astra que foram e ainda são marcantes, assim como sinônimo de requinte e qualidade da marca tbm, ou então o Celta que é um carro excelente, fora mtos outros
    assim como é difícil decidir num top desses
    (o primeiro lugar certamente é do opala, não tem discussão, ícone brasileiro, Chevette tbm não tem como não colocar em 2° lugar pela história marcante, Monza até hoje é sinônimo de requinte e qualidade, mto carro de hoje não tem metade do conforto de um Monza, Omega é Omega como o nome já diz, mas fora esses, o Corsa é pq foi mto vendido, excelente opção até hoje, difícil de dar problema, mas pode ser substituído pelo celta aí que tem mais "opcionais", Vectra, Astra, Meriva, etc nem tem mto o que falar, são ótimos carros tbm, praticamente ícones tbm)…

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar