Marcas com anos de estrada costumeiramente recorrem a nomes do passado para evocar o espírito de seus carros clássicos. E assim tem feito a Chevrolet com seus últimos lançamentos. De todos os carros que a GM lançou no nosso país no ano passado e neste, nenhum tem nome inédito.
A linha de resgates começou com o Blazer EV em setembro de 2024. Por mais que no Brasil tenhamos o Trailblazer como sucessor natural do Blazer, o nome já havia sido resgatado nos EUA para um SUV grande de pegada urbana e depois reeditado no modelo elétrico que temos no nosso mercado.
Originalmente o nome Blazer foi usado nos EUA de 1969 a 1995 para um SUV de porte grande baseado na antecessora da Silverado. Já no Brasil, tivemos o batismo para o SUV da S10. Ele foi feito aqui de 1994 a 2005, mas teve uma geração anterior à oferecida no nosso país onde era chamado de S10 Blazer ou S-Blazer, feito de 1982 a 1994.

Esse nunca tivemos
Já em setembro as lojas começaram a receber o Spark EUV. Por mais que o nome não tenha ligação direta com o Brasil, é também um resgate. Em 1998, a Daewoo lançou o Matiz com base em um conceito descartado pela Fiat. O modelo foi vendido em vários mercados com várias marcas e nomes, entre eles, Chevrolet Matiz e Chevrolet Spark.
Foram quatro gerações do hatch subcompacto, que foi descontinuado em 2022. Rumores diziam que a GM faria a terceira geração no Brasil para substituir o Celta, mas o projeto não foi para a frente. O Spark, inclusive, foi o último carro que teve variante Opel e Chevrolet praticamente idênticas. A volta do nome veio através do SUV elétrico Spark EUV, que é, na realidade, um Baojun Yep Plus chinês.

O cultuado Captiva
Outro modelo chinês que resgata um nome clássico da Chevrolet é o Captiva EV. Aqui no Brasil tivemos somente o Captiva Sport, versão Chevrolet do Opel Antara, que foi vendido entre 2008 e 2017 sem alterações visuais. O modelo também era oferecido com versão de sete lugares em alguns mercados. Globalmente, o nome morreu em 2018.
Só que a Chevrolet logo resgatou o batismo Captiva em 2019 para o Baojun 530 vendido em alguns mercados. O modelo elétrico, que teremos no Brasil como Captiva EV, na realidade é um Wuling Starlight S. Ele também será comercializado em alguns mercados como Captiva PHEV.

Sonic, o SUV do Onix
Agora, o nome mais recente que a Chevrolet resgatou é Sonic. O SUV subcompacto derivado do Chevrolet Onix traz de volta o nome de um carro que não teve boa fama por aqui e atuava levemente acima do Onix. Contudo, pouca gente se lembra dele, visto que o Sonic hatch e Sonic sedan foram vendidos no Brasil de 2012 a 2014 apenas.
Globalmente, o Chevrolet Sonic era chamado de Aveo, adotando o nome do ouriço azul dos video-games somente nas Américas. Ele foi lançado em 2011 e saiu de linha em 2020. O resgate do nome é uma tentativa da Chevrolet de evocar o lado mais esportivo do modelo que deve vida curta por aqui.

Qual nome clássico da Chevrolet você resgataria? Conte nos comentários.


