Home » Destaque » Cinco carros que começaram 2023 em baixa

Curiosidades

Cinco carros que começaram 2023 em baixa

Se todo começo de ano representa uma nova chance, ao menos para estes carros a virada para 2023 não tem sido muito feliz

4 min de leitura

É bem verdade que 2023 não está tão no começo assim, já que caminhamos para a segunda quinzena de fevereiro. Mas para estes carros, a virada do ano não foi tão produtiva assim, já que em janeiro todos eles patinaram nas vendas. Só que como o ano só começa mesmo depois do Carnaval, ainda há esperanças por dias melhores.

Confira a seguir alguns carros que já começaram 2023 em baixa. Alguns deles não andam tão bem em vendas há algum tempo, só que o tombo em janeiro foi tão grande que mereceu destaque.

Chevrolet Camaro 

Chevrolet Camaro SS Conversível [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Camaro SS Conversível [Auto+ / João Brigato]
De acordo com os dados da Fenabrave, apenas quatro unidades do esportivo foram vendidas em janeiro. O número poderia ser compreensivo por se tratar de um modelo de nicho, mas basta conferir a tabela de vendas para entender que o buraco é mais embaixo.

Afinal, seu maior rival, o Ford Mustang, teve 26 unidades emplacadas no primeiro mês do ano. E como tudo sempre pode piorar, até o Chevrolet Corvette vendeu mais carros no último mês, com seis emplacamentos. E o supercarro nem é vendido oficialmente no país, sendo trazido apenas por importadoras independentes. Ou seja, a vida do Camaro não está fácil.

Kia Cerato

Kia Cerato [divulgação] 2022
Kia Cerato [divulgação]
Muitas pessoas nem lembram, mas o sedã da Kia continua sendo vendido no Brasil. Porém, sua situação não é das melhores, mesmo. Afinal, apenas cinco carros foram emplacados em janeiro. Com este resultado, o modelo é listado como o 12º sedã médio mais vendido do Brasil, com apenas 0,19% do mercado.

Diversos importados premium fecharam o mês na frente do Cerato, como o Audi A3 Sedan (46 unidades) e o Mercedes-Benz CLA 45 (16 unidades). Por pouco o elétrico JAC E-J7 não ultrapassou o modelo da Kia, já que vendeu apenas um carro a menos.

Chevrolet Cruze Hatch

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
O segmento dos hatches médios praticamente não existe mais. No entanto, o Cruze Hatch é o único sobrevivente entre as marcas generalistas, mas isso não deve durar muito tempo. Envelhecido e com vendas baixas, é questão de tempo até a Chevrolet decidir encerrar de vez a participação do modelo no Brasil.

E os números de janeiro não ajudam em nada. Afinal, foram só 25 unidades vendidas no último mês. Menos de um carro por dia, mesmo janeiro sendo interminável. O fraco desempenho gerou uma situação inusitada, com o Nissan Leaf se tornando o primeiro elétrico a liderar o ranking de vendas dos hatches médios, já que o modelo fechou o último mês na ponta do segmento, com 80 unidades vendidas.

Renault Logan

Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]
Renault Logan Zen 1.6 [Auto+ / João Brigato]
Os tempos de glória da dupla Logan e Sandero ficaram no passado. Enquanto o sedã segue em linha, mas sendo comprado basicamente por frotistas, o hatch sequer existe mais com este nome, tendo ficado apenas na versão Stepway.

Perto dos carros anteriores, o sedã da Renault até teve um bom desempenho, com 286 unidades vendidas, mas é pouco na realidade do segmento. O Chevrolet Onix Plus teve mais de 6 mil emplacamentos, e até mesmo o VW Voyage, que já saiu de linha, vendeu mais que o Logan, com 2.004 unidades comercializadas em janeiro.

Honda HR-V

[Auto+ / João Brigato]
Depois de vender quase 3.200 unidades em dezembro, o SUV da Honda começou janeiro com números bem menores. Foram apenas 698 emplacamentos, bem menos da metade que no último mês de 2022, o que fez o modelo despencar no ranking dos utilitários compactos.

Porém, a nova geração do carro ainda está em um período de entressafra. Pode ser que as vendas de dezembro limitaram os estoques no começo de 2023, mas a queda brusca nos emplacamentos é motivo de alerta para a Honda, já que o HR-V é um de seus principais produtos no Brasil.

>> Os cinco carros 1.0 mais econômicos do Brasil em 2023

>> Cinco carros que ficam com nomes estranhos se forem traduzidos

>> Estudo revela que carros híbridos poluem mais do que o prometido

YouTube video

4 comentários em “Cinco carros que começaram 2023 em baixa”

  1. Lauro

    HRV com preços injustificáveis em todas as versões vai só ladeira abaixo.

  2. André

    Não sei se tem alguma relação direta com a queda de vendas, mas a fila de espera do HR-V aqui na minha cidade está em torno de 3 meses. Eu mesmo desisti da compra.

    • Fernando

      Aqui em João Pessoa também a fila é longa. Desisti também.

  3. Antonio Marcio

    O novo HR-V não é, no geral, melhor do que a versão anterior, pois colocaram motor mais fraco na versão intermediária, diminuiram o porta-malas e até mesmo o espaço interno parece ser menor. A única melhoria foi o pacote tecnológico, mas isso não justifica a elevação do preço para o equivalente ao SUV médio.

Deixe um comentário