Uma das surpresas que os últimos dias de agosto deste ano trouxe foi a volta do Fiat Cronos Drive manual. Ela é a primeira versão do sedan compacto italiano a já trazer o motor 1.3 Firefly aspirado flex de 107 cv, só que sua transmissão é manual de cinco marchas. Ele conta com diversos itens de série, aposta em visual sóbrio e preço abaixo dos R$ 120 mil para atrair os clientes do Volkswagen Virtus e companhia.
Aliás, essa variante volta a ser ofertada por R$ 112.490. Vamos conhecer nessa lista, cinco carros com preço bem próximo ao seu, mas que possuem pegada bem diferente. Surpreendentemente, todos os indicados conseguiram ficar abaixo dos R$ 120 mil. Então, separe lápis, papel e tenha boa leitura.
Renault Kardian Evolution MT – R$ 113.690

O primeiro indicado é para quem quer entrar na onda dos SUVs, mas não quer abandonar a transmissão manual. O Kardian Evolution MT conta com câmbio de seis marchas que trabalha em união com o motor 1.0 turbo flex TCe. Ele rende 125 cv e 22,4 kgfm de torque. Sai de fábrica equipado com painel de instrumentos de sete polegadas, central multimídia flutuante de oito polegadas, faróis de LED e mais itens.
Sobre desempenho, ele precisa de 11 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 180 km/h. O consumo com etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, eles mudam para 12,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente. Um opcional da linha 2026 para esta versão é a nova central multimídia openRlink de 10 polegadas.
Chevrolet Onix Plus Sem Nome turbo MT – R$ 113.990

E aqui temos o rival direto do Fiat Cronos Drive manual. Inclusive, o Onix Plus acabou de ganhar novo visual. Dessa forma, a Chevrolet espera que as vendas sigam em alta e ele atazane mais o segmento. Esta é a primeira versão do sedan compacto a trazer o motor 1.0 turbo flex de 115 cv combinado com câmbio manual de seis marchas. O Onix Plus Sem Nome turbo já tem seis airbags de fábrica.
Além disso, ele traz chave presencial, partida por botão, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. Tem 2,60 m de entre-eixos e porta-malas que leva 500 litros. As médias com etanol são de 9,2 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Com gasolina, ele marca 13,3 km/l e 16,8 km/l, respectivamente.
Volkswagen Saveiro Trendline 1.6 CS MT – R$ 116.490

Fechando o pódio, indicamos uma caminhonete compacta. Porém, a Saveiro Trendline cabine simples já sai um pouco mais cara do que o Cronos Drive. Ao menos, ela tem vocação para o trabalho pesado. A rival da Fiat Strada, tem mais de 40 anos de mercado e conta com motor 1.6 aspirado flex de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas como seus parceiros.
Sua caçamba tem 924 litros ou 664 kg de capacidade de carga. Ela conta com alerta de frenagem de emergência, dois airbags, computador de bordo, ar-condicionado, direção hidráulica e outros itens. Ainda nesse sentido, ela traz controles de tração e estabilidade, bloqueio diferencial, freios a disco nas quatro rodas, entre outros chamarizes.
Jeep Renegade Sport T270 4×2 – R$ 118.290

Aqui temos o primo do Fiat Cronos Drive manual. O Renegade é um SUV compacto veterano do mercado, já que completa 10 anos de lançamento em 2025. Ele ainda chama atenção do público pelo desenho quadrado, ar parrudo e pela altura em relação ao solo. Aliás, ele é o primeiro da lista a trazer câmbio automático de seis marchas. Seu motor é o 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgfm de torque.
Sai da planta de Goiana, Pernambuco, equipado com freios ABS, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, direção elétrica e até controle eletrônico anti capotamento. Freio de estacionamento eletrônico, Isofix, faróis e lanternas de LED e piloto automático são de série. No entanto, jogam contra ele o porta-malas de apenas 320 litros e o fato de não ter central multimídia de série. Ela faz parte de um kit opcional, que custa R$ 8.700.
BYD Dolphin Mini – R$ 119.990

Por fim, o último modelo dessa lista e que com certeza não é rival do Cronos manual é o Dolphin Mini. Eles são opostos, já que o hatch chinês é elétrico e subcompacto. Ao menos, ele quer atrair seu olhar por meio do visual futurista e com dianteira invocada. Sob o capô, ele dispõe de um motor de 75 cv e 13,8 kgfm. A bateria tem 38 kWh de capacidade e a autonomia pelo Inmetro é de 280 km. A velocidade máxima é limitada em 130 km/h.
Um dos primeiros modelos a serem fabricados pela BYD em solo brasileiro, o Dolphin Mini conta com painel de instrumentos digital, central multimídia destacada e rotativa com 10,1 polegadas e bancos revestidos de couro sintético. Freios a disco, seis airbags e apliques escurecidos na carroceria são destaques. No entanto, ele requer infraestrutura de recarga próxima.
Entre o Fiat Cronos Drive manual e os carros listados, qual você escolheria? Tem outra indicação? Conte nos comentários



Eu compraria o Fiat Cronos manual, porém se o consumo fosse o mesmo talvez o Renault Kardian poderia me deixar uma dúvida.
Cronos com certeza.
Prefiro o cronos mil vezes.
Gostei.muito do cronos tenho um 2020 gostaria de ter outro
O Cronos 1.3 por sua mecânica muito confiável, economia e baixo valor de manutenção
Eu compraria o Cronos pelo design, conforto, motor silencioso, construção interna impecável, economia de combustível, o
maior porta malas da categoria. Posso falar com propriedade pois tenho um Cronos na garagem.
Tenho um cronos 1.3 e não trocaria por outro veículo similar. Conforto, praticidade, pedais leves, consumo na estrada dependendo da velocidade já chegou a 19,8km por litro, bagageiro muito bom, ótima direção e visão. E muito mais….