A vida da Fiat Toro vai deixar de ser tão tranquila logo mais. A Renault está acelerando os testes da Niágara e a Volkswagen lançará em breve a Tukan. Esta última terá um papel importante no portfólio da marca alemã, pois ela substituirá a icônica Saveiro e será a irmã menor da nova Amarok. Venha descobrir tudo que já sabemos da novata.
Parruda e pronta para o trabalho
Por enquanto, a Volkswagen revelou apenas uma parte de seu visual. Contudo, já dá para termos algumas ideias de como a Tukan será. Já que ela será uma caminhonete, a novata terá diversos apliques pintados de preto e desenho com pegada mais robusta. Além disso, ela deverá ter linhas mais atuais do que a Saveiro, pois esta última tem mais de 40 anos de trajetória.
Outro chamariz da nova picape acessível da marca alemã está em seu catálogo de cores. A Volkswagen anunciou a chegada da cor amarelo Canário. Sua tonalidade será bem próxima ao do Fusca usado durante as gravações do premiado filme “O Agente Secreto”. Inclusive, voltar a ter amarelo em seu portfólio serve como uma homenagem ao Fusca e ao CrossFox.

Eletrificação
Outro ponto importante em relação à Volkswagen Tukan diz respeito ao seu conjunto de motorização. Em meados de 2025, a montadora confirmou que seus futuros lançamentos teriam ao menos uma versão com propulsão eletrificada. Desse modo, o veículo atenderia as normas de emissões e apelo junto ao mercado que se direciona para a eletrificação.
Assim, os brasileiros podem esperar por uma configuração da Tukan equipada com o futuro motor 1.5 eTSI semi-híbrido. Ele deve ser nacionalizado, já que a fabricante possui um propulsor com tecnologia lá fora. Sua meta é emitir menos poluente e proporcionar um melhor consumo de combustível. Todavia, a parte elétrica não tem força suficiente para tracionar as rodas.

Mais para frente, a Tukan poderá ter conjunto híbrido pleno. E para suas opções mais baratas, ela poderá apostar no propulsor 1.0 turbo 200 TSI. Ele entrega 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Trata-se do mesmo motor do Virtus, T-Cross e outros carros consagrados do mercado. A Volkswagen não confirma, mas a nova caminhonete poderá ter tração 4×4 e câmbio automático em sua linha.
Tecnologia
De olho na Toro e Chevrolet Montana, a Volkswagen Tukan apostará em diversos itens de série. Os brasileiros podem esperar por freios ABS com EBD, direção com assistência, controles de tração e estabilidade. Ainda nesse sentido, ela deverá trazer bastante conectividade embarcada e até integração com IA.
Assim como Tera, a Tukan deverá ser equipada com diversos itens ADAS. Dessa forma, aumentará seu apelo junto ao público. Em um flagra divulgado pelo Autos Segredos, um detalhe saltou aos olhos. O protótipo estava equipado com suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas. A Strada usa esse sistema e ele permite ampla capacidade de carga.

Por fim, os preços. A Tukan será posicionada como a caminhonete mais barata da Volkswagen futuramente. Ou seja, ela poderá ter versões cabine simples. Assim, eliminará a Saveiro. E ela ficará abaixo da nova Amarok.
Então, os brasileiros podem esperar por preços acima de R$ 115 mil para sua opção mais em conta e a etiqueta deverá ultrapassar os R$ 150 mil em sua configuração mais completa. Sua chegada está prevista para 2027.
Está ansioso para ver a Tukan de perto? Acha que ela fará sucesso? Conte nos comentários



