Com a popularização dos motores turbo de baixa cilindrada, não é mais preciso ter um carro 2.0 ou 2.5 para experimentar boas acelerações. Hoje, hatchbacks, sedãs e SUVs conseguem oferecer um bom desempenho com consumo interessante, especialmente graças a motores 1.0, 1.3 ou 1.5 turboalimentados. A maioria desses blocos já equipa vários modelos vendidos no Brasil.
O Auto+ selecionou cinco carros com motor potente e consumo baixo. Alguns ainda estão à venda, outros já deixaram o mercado, mas todos compartilham a mesma receita.
Honda HR-V Touring 1.5 Turbo

O HR-V Touring é o carro mais vendido da marca no Brasil e está prestes a ganhar um facelift em julho, com mudanças na dianteira e na traseira. Seu motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com injeção direta, entrega 177 cv e 24,5 kgfm de torque. O câmbio é um CVT com simulação de sete marchas.
Esse conjunto vem da linhagem do Civic Touring e já passou pela geração anterior do próprio HR-V. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. O consumo com gasolina é de 11,3 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, enquanto com etanol faz 8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.
Volkswagen Nivus GTS 1.4 TSI

Lançado em abril, o novo Volkswagen Nivus GTS é o primeiro da linha com visual e acerto esportivado. Sob o capô, traz o conhecido motor 1.4 TSI de quatro cilindros com injeção direta, que gera 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.
O modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h. Para quem curte um som mais encorpado, a versão GTS também simula ronco esportivo dentro da cabine. O consumo com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com etanol, os números ficam em 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Fiat Fastback Abarth 1.3 Turbo

Recém-atualizado na linha 2026, o Fastback Abarth recebeu retoques na grade dianteira, mas manteve o conjunto mecânico. O motor 1.3 turbo de quatro cilindros, com injeção direta, entrega 180/185 cv e 27/27,5 kgfm de torque (gasolina/etanol). O câmbio é automático de seis marchas com conversor de torque.
Com essa configuração, o SUV cupê acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e atinge 220 km/h de máxima. Os dados de consumo são bons: 10,8 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada com gasolina; 7,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol.
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo (descontinuado)
![Chevrolet Cruze Midnight [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Cruze-Midnight-01_edited-1200x719.jpg)
Mesmo fora de linha desde 2023, o Cruze ainda é uma ótima referência de carro equilibrado entre desempenho e consumo. O sedã foi aposentado com o objetivo de reforçar a produção do Tracker, já que os SUVs dominam as vendas atualmente. Ainda assim, o Cruze é um bom exemplo de carro familiar com motor eficiente.
Todas as versões tinham o mesmo motor 1.4 turbo de quatro cilindros, com injeção direta, entregando 150 cv e 24/24,5 kgfm de torque. O câmbio era automático de seis marchas com conversor de torque. Fazia de 0 a 100 km/h em 9 segundos, com velocidade máxima de 214 km/h. O consumo com gasolina era de 10,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, enquanto com etanol fazia 7,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP (descontinuado)

Outro modelo fora de linha, mas digno de menção, é o Citroën C4 Cactus Shine Pack com motor 1.6 THP. Ele foi descontinuado pela Citroën em 2024 devido ao reposicionamento da marca, que passou a focar em carros de entrada. Mas o SUV compacto era uma opção interessante em desempenho e preço.
Equipado com motor 1.6 turbo de quatro cilindros, com injeção direta, entregava 166/173 cv e 24,5 kgfm de torque. O câmbio também era automático de seis marchas com conversor de torque.
Fazia de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e chegava a 212 km/h de máxima. O consumo com gasolina era de 9,7 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, enquanto com etanol fazia 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Todos os dados de consumo são do Inmetro, que realiza testes padronizados em laboratório. No uso real, é possível até melhorar essas médias.
Qual desses carros você colocaria na sua garagem? Deixe sua opinião nos comentários!




Faltou o Jeep Renegade 1.3 turbo com 180/185 7,6 de 0 a 100k
Faltou a tracker 1.4 turbo a partir de 2016/2019
Cometeram uma falta grave! Esqueceram o Kardian!!!! O meu tem feito 9.1km/l no etanol