Ao vivo
Home » Curiosidades » Conheça parcerias bem diferentes entre montadoras

Curiosidades

Amigas de coração

Conheça parcerias bem diferentes entre montadoras

O setor automotivo é repleto de montadoras e vamos te contar quais delas possuem parcerias bem diferente e que você podia até não saber

5 min de leitura

É muito comum que empresas façam parcerias com outras marcas. Assim, elas podem melhorar seus níveis de produção, a qualidade dos produtos e ainda compartilham os lucros. Além disso, a fabricação de itens é facilitada. E com as montadoras não seriam diferentes, já que muitas delas se aliam com suas rivais para juntas ficarem mais fortes.

Vamos te contar nessa lista algumas parceria para lá de diferentes. Surpreendentemente, algumas delas vão trazer novidades para o Brasil em breve. Então, prepare-se para conhecer mais um pouco desses casamentos bem chamativos.

Chevrolet e Hyundai

Um dos casamentos noticiados em 2025 e que espantou muitas pessoas foi a união entre a Chevrolet e a Hyundai. O acordo foi assinado este ano e os primeiros modelos fabricados em parceria serão conhecidos pelo público a partir de 2028. Oito carros virão para a América Latina e o nono, é uma van comercial elétrica que será oferecida na América do Norte.

Entre as novidades, podemos esperar por um SUV, um carro de passeio, uma caminhonete intermediária e uma média. Serão quatro carrocerias distintas para as duas marcas. Os novos Creta e Tracker nascerão deste casamento e tanto o Onix Plus quanto o HB20S vão se despedir e abrir espaço para um modelo com pegada cupê, algo que está em ascendência no cenário atual.

Renault e Geely

Renault Boreal e Geely EX5 [divulgação]
Renault Boreal e Geely EX5 [divulgação]

A Renault e a Geely são duas montadoras distintas, mas que formalizaram uma parceria inédita em 2025. O casamento foi confirmado após a marca chinesa adquirir 26,4% da fabricante dona do Kardian. Surpreendentemente, essa união com a compra de ações ocorre somente no Brasil, já que as duas são parceiras de longa data lá fora. Essa junção vai ajudar as duas em diversos pontos.

A Geely produzirá seus carros eletrificados na planta de São José dos Pinhais, Paraná. E o primeiro modelo a ser montado aqui será o EX5 EM-i, versão PHEV do SUV. Já a Renault usará a expertise da fabricante chinesa para produzir seus veículos híbridos. O primeiro a ter essa tecnologia embarcada poderá ser o Koleos Esprit Alpine, irmão maior do Boreal e que chegará em 2026.

GAC e Toyota

Essa é uma das parcerias bem diferentes entre as montadoras e que poucas pessoas sabem. Na China, existem algumas normas para que as marcas atuem e até fabriquem seus carros na região. O ideal é que uma fabricante estrangeira se alie com uma marca local. Foi assim que nasceu o casamento entre a Toyota e a GAC.

A GAC saiu ganhando por ganhar mais conhecimento em relação aos carros japoneses e a Toyota agora produz livremente seus modelos na China. Elas usam motorização, bateria e mais componente em seus carros eletrificados. Mas, essa união não chega a atuar de fato no Brasil, já que aqui elas são bem rivais no segmento de SUVs híbridos convencionais, com o Corolla Cross e o GS4.

Ford e Renault

Ford Kardian [montagem]
Ford Kardian [montagem]

Já imaginou um Ford Clio ou um Renault EcoSport? Pois bem, uma das parcerias bem diferentes entre as montadoras é a da Ford e a Renault. Esse casamento terá mais força na Europa, já que a marca norte-americana está passando por um momento turbulento. Ela segue firme casada com a Volkswagen, só que o sucesso não veio com tanta intensidade.

O problema é que a Ford não tem mais carro acessível em um mercado disputado e lucrativo. Por isso, ela planejou essa associação com a Renault. Dessa união vão surgir dois novos carros eletrificados em meados de 2028. Eles vão usar a plataforma da marca francesa que já é presente nos modelos Twingo e 4. Contudo, ainda não há confirmação que um novo carro da Ford baseado em um Renault venha ao Brasil.

GAC e Honda

E a Toyota não foi a única marca japonesa a se aliar com a GAC. A Honda também correu e armou um casamento com a empresa chinesa. Surpreendentemente, essa união foi formalizada em meados de 1998 e desde então segue firme e forte. O esquema é bastante parecido com o da Toyota, já que é por meio da GAC que as japonesas conseguem produzir seus modelos nas regiões chinesas.

Carros como Accord, Vezel (parente do novo HR-V) e o ZR-V híbrido são fabricados na China a partir desse casamento. Todavia, nenhum deles é destinado ao mercado brasileiro. Por aqui, as duas são rivais, só que não batem tão de frente, pois o SUV GS4 não briga diretamente com o CR-V, dado seu porte e preço.

Você sabia dessas parcerias bem diferentes entre as montadoras? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar