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É um carro feio sim, mas muito prático

Fiat Multipla: o carro mais feio do mundo era simplesmente genial

Apesar de ser verdadeiramente horrorosa, a Fiat Multipla era uma verdadeira aula de genialidade sobre rodas

5 min de leitura

Quem vê cara, definitivamente não vê coração. Afinal, a Fiat Multipla sempre é apontada como um carro feio, talvez o mais desprovido de beleza do mundo ou colocada na lista dos mais odiados. Mas, apesar dessa carinha horrorosa, ela é simplesmente uma aula de design em termos de praticidade e aproveitamento de espaço.

Lançada em 1998, a Fiat Multipla era construída na plataforma C1 da Fiat, a mesma que deu vida a modelos como Bravo de primeira geração, Brava, Marea, além de Alfa Romeo 147, 156 e GT, junto também do Lancia Lybra (que cedeu sua lanterna traseira ao Marea brasileiro). Só que, de todos, a Multipla era o único carro que levava seis pessoas.

Seis por dois

Diferentemente do tradicional em vários carros, a Fiat decidiu usar um layout de três bancos por fileira na Multipla. Ou seja, entre o motorista e o passageiro dianteiro, havia espaço para mais uma pessoa. Mas ela não ficava apertada em um banco minúsculo, o assento era exatamente o mesmo dos passageiros da segunda fileira.

Para acomodar a terceira pessoa no meio, a Multipla contava com cinto no encosto das costas e deslocou todo o painel verticalmente. Herdando a solução da van Ducato, a minivan italiana tinha freio de estacionamento por alavança posicionada ao lado esquerdo do motorista, perto da porta.

Além disso, a manopla de câmbio ficava no painel, logo abaixo do ar-condicionado e bem próximo ao motorista. O centro do painel também contava com três saídas de ar-condicionado, rádio com frente vertical, cinco botões de comando acima do ar-condicionado e até o painel de instrumentos com conta-giros e velocímetro.

Fiat Multipla [divulgação]
Fiat Multipla [divulgação]

Não era só um carro feio por fora, era horroroso por dentro também. Isso porque pareciam várias bolhas amontoadas no mesmo lugar. Mas era algo inegavelmente prático. Esse deslocamento de itens fez com que a Fiat Multipla tivesse dois porta-luvas, um na frente do motorista na parte superior do painel e outro do lado do passageiro.

Os dois bancos centrais, tanto o da primeira, quanto da segunda fileira, contavam com porta-copos e um grande porta-objetos nas costas do assento. Quando dobrados, funcionam como um prático console. A segunda fileira trazia bancos corrediços e reclináveis, que poderiam ser facilmente removidos em um sistema parecido com o Citroën Aircross.

Tamanho de Fiat Argo

O porta-malas contava com uma enorme tampa, cuja abertura ia até o piso da área de cargas. Com isso, a Multipla levava 430 litros de bagagem, mas se a segunda fileira de bancos estivesse ausente, cabiam até 1.900 litros na área traseira da minivan italiana. Considere que ela fazia tudo isso tendo o mesmo exato comprimento de um Argo.

Na fita métrica, a Fiat Multipla tinha 3,99 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,67 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. Ou seja, em um carro com comprimento de Argo, largura de Commander, altura de Toro e entre-eixos de Compass, ela levava seis pessoas e tinha mais espaço de porta-malas que muito sedan.

Fiat Multipla azul de traseira
Fiat Multipla [divulgação]

Outro ponto que ajudava muito a Fiat Multipla era sua simplicidade mecânica. A plataforma de Marea era bem robusta e contava com intercambiabilidade de peças. Mas o motor 1.6 quatro cilindros de 103 cv ou o 1.9 diesel de 104 cv, 110 cv, 115 cv ou 120 cv (dependendo da versão ou do ano) também era a prova de balas.

fiat multipla azul em um estacionamento com seis pessoas sentadas em bancos no chão com malas atrás delas

Carro feio

Apesar de toda sua genialidade em package e do interior com ótimo acabamento, que era todo revestido em veludo azul nas portas, bancos e painel, a Fiat Multipla era horrorosa. E ninguém queria ser visto nas ruas dirigindo algo tão bizarro, por mais que fosse extremamente prático.

Fiat Multipla verde de lado
Fiat Multipla [divulgação]

A frente dividida em dois andares, a área envidraçada exagerada, as lanternas de coração e os para-choques pretos não compunham um estilo agradável. Até mesmo no conceito, apresentado no Salão de Paris em 1996, já mostrava que muita coisa feia vinha por aí – especialmente com as rodas de fatiador de presunto.

Em 2004, a Fiat tentou solucionar as coisas colocando faróis e grade frontal de Idea na Multipla. A minivan perdeu seu estilo polêmico para ficar parecendo um papamóvel feito em cima de uma Idea. As vendas sempre foram fraquíssimas na Europa toda, exceto na Itália onde todo Fiat faz sucesso, mesmo se vender um carro feio.

Ela morreu em 2010, sendo substituída pela Fiat 500L ao mesmo tempo em que a Idea deixou de ser vendida na Europa. Só que houve uma sobrevida. A chinesa Zotye comprou o ferramental da Multipla em 2008, do Palio e do Siena e começou a fabricar os três carros por lá. A minivan sobreviveu até 2013, teve até versão elétrica e, claro, foi um fracasso.

Você já conhecia a Fiat Multipla? Conte nos comentários.


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5 comentários em “Fiat Multipla: o carro mais feio do mundo era simplesmente genial”

  1. Nabil Eid

    Sim, já conheci e achei muito simpática. Só por fora. Nunca entrei. Achei a solução dos faróis genial e achava bonita. Muito vidro, o que fazia dela uma graça! Eu teria uma!!

  2. Hélder António Martins Pereira

    Falar dela sem nunca ter tido nenhuma não dá credibilidade. O conceito do desenho exterior só é feio porque as pessoas não sabem o que significa. O desenho exterior foi decidido por crianças, como carro de família que é. A Fiat valorizou o gosto das crianças e não dos adultos. O desenho é inspirado no Golfinho, vejam-na de perfil e tentem identificar a forma da cabeça e bico do golfinho no perfil. O golfinho foi o animal que as crianças disseram que a Fiat Multipla devia lembrar. Chama-se Bio-Design e embora tenha sido incompreendido, ele é de facto um desenho extremamente original e brilhante, embora não agrade a muita gente, agrada a muitos outros, como eu. Tive uma Multipla de 2003 da primeira série e outra de 2005 da segunda série, ambas são excelentes ao nível do interior, com um espaço, modularidade, versatilidade e bom ambiente a bordo inigualáveis, mesmo por carros maiores. O motor 1.9 JTD é praticamente indestrutível, extremamente fiável e económico, com um excelente binário e agradabilidade de utilização. O comportamento em estrada é excelente ao nível da estabilidade, poder de travagem, visibilidade e acessibilidade dos comandos. Será sem dúvida um clássico no futuro e uma referência que dificilmente será igualada.

  3. José Ricardo Asmar Filho

    Já tinha lido sobre o Multipla, mas não sabia de tantos detalhes e particularidades. Devo admitir que o texto está excepcional, me diverti muito lendo, muito mesmo e também gostei das imagens.

  4. Marcio Ferraz

    Talvez esse que eu cito a seguir tenha sido o mais feio do mundo: o Ford Edsel – nome da filha de Henry Ford. O desenhista fez uma frente tão horrenda que o modelo só vendeu seis unidades e foi retirado de venda. Para se ter uma ideia, a frente ficou tão ridícula que uma pessoa, ao ser entrevistada disse que o carro parecia que tinha “chupado limão”. 😂

  5. Oscar

    Fico imaginando uma terceira fila com três assentos. 8+1 , carta b, para trabalhar. Carro moderno com espaço e preço de Kombi. Eu teria um exemplar da última geração. Só pra saber, também gosto da Doblo, mas a Fiat matava no preço

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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