Para classificar oficialmente o consumo dos carros no Brasil, o INMETRO criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV. A tabela de consumo revela os números aferidos pelo órgão e que são os divulgados pelas montadoras. Mas, há algumas bizarrices como a classificação de Renault Kwid, Citroën C3 e Fiat Argo como SUVs.
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Segundo o INMETRO, para um carro ser classificado como um SUV no Brasil, ele deve ter ângulo de ataque de no mínimo 23°, com margem de erro de 1°. Já o ângulo de saída é de 20° no mínimo, com também tolerância de 1°. A altura do solo é de, pelo menos 20 cm, com tolerância de 2 cm.
Há ainda necessidade de que a altura livre sob os eixos dianteiros e traseiros seja de, no mínimo, 18 cm, com mesma tolerância de 2 cm. Por fim, o ângulo de transposição de rampa tem que ser de pelo menos 10° (com margem de erro de 1°). Se o carro atende a todos esses elementos, é um SUV.
E é aí que algumas bizarrices começam na tabela de consumo do INMETRO. Segundo o órgão, Renault Kwid, Citroën C3 e Fiat Argo (na versão Trekking) são considerados SUVs pois todos os critérios são atendidos. Em contrapartida, existem vários modelos que são SUVs de verdade, mas que não são classificados assim pelo órgão.
Kwid é um SUV? E o Citroën C3?
Isso significa que Kwid, Argo Trekking e C3 sejam SUVs? Não. De jeito nenhum. O Renault Kwid é um hatch subcompacto de entrada, sendo um dos carros mais baratos do Brasil. Logo acima temos o Citroën C3, um hatch compacto de entrada. Contudo, ambos têm em comum algumas características visuais de SUV.
A dupla conta com capô reto, altura em relação ao solo generosa, plásticos pretos na parte inferior da carroceria e nos para-lamas, além de carroceria visualmente mais parruda. São elementos que remetem aos SUVs, mas não deveria classificá-los dessa maneira pela tabela de consumo do INMETRO, já que o mercado não os vê assim.
A Renault até tentou emplacar a ideia chamando o Kwid de “SUV dos compactos”. Já a Citroën foi mais honesta ao chamar o C3 de “hatch com atitude de SUV”. Ou seja, ambos são inspirados nos SUVs, mas não são. Já o Argo é ainda mais grave, pois trata-se de uma versão aventureira dele. Um carro não muda de categoria com uma versão.
SUVs que não são SUVs
A lista do INMETRO tem ainda algumas bizarrices ao classificar diversos SUVs como se fossem carros de passeio. Começamos como BYD Yuan Pro, que é considerado pelo órgão como um carro médio. Na mesma classificação estão ainda Honda HR-V, Hyundai Tucson, Hyundai Kona, JAC E-JS4, Mini Countryman, Peugeot e-2008 e Volvo EX30.
É interessante notar que Tucson e E-JS4 são de fato SUVs médios, enquanto todo o resto da lista é de SUVs compactos. E ainda mais bizarro é o Peugeot 2008 ser um carro médio para o INMETRO quando elétrico, mas um SUV compacto nas versões a combustão. Não faz o menor sentido.
A lista ainda diz que os BMW iX1 e iX2 são carros grandes, assim como Honda ZR-V, Jeep Compass somente na versão 4Xe, Kia Niro, Lexus UX, Mercedes-Benz GLA, Toyota Corolla Cross, Volvo EX40 e Volkswagen ID.4. Aqui fica ainda mais sem sentido por conta da discrepância do Compass por versão e o fato de o Lexus UX ser um SUV pequeno ser visto como um carro grande.
Para a lista de extra-grandes, o INMETRO considera que o Chevrolet Equinox não é um SUV, só um carro enorme da mesma categoria de um RS e-tron GT ou de um GWM Haval H6, que só não é visto como um SUV na versão GT.
Problema de tamanho
Se não bastasse classificar SUVs como não utilitários, a tabela de consumo do INMETRO se não erra a categoria, erra o tamanho. Só que, para o órgão, o Jeep Compass é um SUV grande de mesmo porte de um GWM Haval H6. Já o CAOA Chery Tiggo 7, para o órgão, é um SUV grande, tal qual Renault Duster e Volkswagen Taos. Todos são de outras categorias.
O Volvo XC40 é inserido como SUV grande, mas 4×4. Com isso, ele fica erroneamente na mesma categoria do XC90, que é verdadeiramente um modelo grande. Já o Zeekr X, recém-lançado e com porte menor do que o do XC40, está na mesma categoria. Entretanto, temos o Jeep Renegade como “fora de estrada compacto”, não SUV 4×4, como deveria.
O Inmetro ainda classifica o Ford Bronco Sport como fora de estrada grande tal qual o Land Rover Range Rover Evoque, que é um carro totalmente urbano e menor. E, diferentemente do que diz Chevrolet, a Spin é corretamente classificada como minivan. Pelo menos um acerto do INMETRO.
Você já havia visto essas inconsistências da tabela de consumo do INMETRO? Conte nos comentários.
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