Home » Destaque » Os itens mais inúteis nos carros vendidos no Brasil

Curiosidades

Os itens mais inúteis nos carros vendidos no Brasil

Entre equipamentos de série inúteis e itens que ninguém usa, esses apetrechos não fariam falta nos carros se fossem removidos

3 min de leitura

Nessa edição da Pergunta da Semana, questionamos aos nossos leitores e seguidores sobre os itens mais inúteis presentes nos carros hoje. Além de concordarem em massa sobre o Park Assist escolhido pela nossa equipe editorial, algumas das sugestões foram muito abraçadas pelo público.

A seguir, as escolhas dos nossos leitores e seguidores para os itens mais inúteis presentes hoje nos carros à venda no Brasil. Itens como Park Assist, Sensor de Chuva e ar-condicionado touch ficaram de fora pois já haviam sido citados pela equipe de jornalismo do site. 

Start-Stop

[Auto+ / João Brigato
[Auto+ / João Brigato

O ódio dos brasileiros pelo sistema start-stop fez com que o comentário de Lucas Martins no nosso Instagram tivesse mais de 250 curtidas. Ele citou que gosta do item nos carros “só porque eu vendo baterias e elas são mais caras, mas de resto, não serve para nada”. De fato, a economia é tão pequena que mais irrita do que ajuda de fato. 

Ar-condicionado na central multimídia

Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Se ar-condicionado touch já irrita nos carros, os carros que embutem o equipamento na central multimídia são ainda piores. A prática é bem comum em modelos como Citroën C4 Cactus e Peugeot 208, mas há muitas marcas que usam desse sistema que mais atrapalha no dia a dia do que ajuda. É, na realidade, uma grande economia para eles.

Som artificial em carros elétricos

Mercedes-Benz EQS 53 AMG [Auto+ / Maurício Garcia]
Mercedes-Benz EQS 53 AMG [Auto+ / Maurício Garcia]

Se há algo que não tem a menor necessidade de existir é um barulho totalmente artificial para simular um motor em carros elétricos. Ainda que seja um item verdadeiramente legal, quando bem feito, não é necessariamente útil. Afinal, nem todo equipamento necessário é legal e, muito menos, um item interessante é útil.

Desligar controle de tração em carros lentos

Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]

O controle de tração e estabilidade serve para manter os carros em trajetória segura e assim evitar acidentes. Contudo, alguns carros com motor 1.0 aspirado e zero vocação esportiva, contam com a opção de desligar o sistema. É totalmente inútil em um carro sem pretensões esportivas alguém realmente ver a necessidade de desligar o sistema de segurança.

Volante e banco com aquecimento no Brasil

Porsche Taycan Cross Turismo [divulgação]
Porsche Taycan Cross Turismo [divulgação]

Ainda que tenhamos regiões bem frias no Brasil em que esses itens são interessantes, eles não são usados na maior parte do tempo em todo território nacional. Para lugares gélidos, é necessário, mas para o nosso país tropical, é melhor ter resfriamento do que aquecimento para os bancos e volante dos carros.

E para você: quais os itens mais inúteis dos carros atuais? Conte nos comentários.


>>Vendas de carros eletrificados bate recorde no Brasil

>>Zeekr, do grupo Volvo, vai vender carros no Brasil

>>Volvo decide bancar parte do imposto de importação de seus carros

5 comentários em “Os itens mais inúteis nos carros vendidos no Brasil”

  1. Othórgenes Brandão

    Até o teto solar é questionável num país de calor e grande insolação. Oneroso e de pouca utilidade.

    • Renato

      Depende. Em regiões violentas, da muito mais traquilidade abrir o teto solar do que abrir a janela.

  2. Fabrício B Aguirre

    Calotas. Bem melhor comprar por fora.

  3. Fabio

    O barulho artificial nos carros eletricos possui a funcao de “avisar” os deficientes visual no momento da travessia de ruas.

  4. Fernando Bello

    Concordo com o start-stop, não serve pra nada, mas os sensores de chuva e crepuscular são essenciais assim como o rebatimento elétrico dos espelhos. Essas assistências todas – permanência em faixa, controle de estabilidade e tração – pro motorista raiz é tudo perfumaria. Meu carro tem só esses dois últimos – que estão sempre desligados. Ah e o teto panorâmico é totalmente inútil – só faz encarecer. O meu tem essa porcaria – preferia ter pago 10mil a menos – nunca foi aberto: não quero sol na minha cabeça.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar