Ao vivo
Home » Destaque » Latin NCAP promove anúncios no Twitter para difamar Fiat

Curiosidades

Latin NCAP promove anúncios no Twitter para difamar Fiat

Há um tempo a relação entre Latin NCAP e a Stellantis não é boa, mas o órgão pesa a mão na hora de criticar a Fiat?

4 min de leitura

Desde que o Latin NCAP passou a testar modelos da Stellantis, uma mão mais pesada na crítica é notada. O tom mais agressivo dado a modelos do grupo italo-francês, em especial a modelos da Fiat e da Jeep é notado a cada novo crash-test. Mas no caso recente do Fiat Pulse, o Latin NCAP foi um pouco além.

O órgão tem patrocinado um post com frequência no X / Twitter promovendo as duas estrelas no teste do Fiat Pulse. O mesmo não é feito com outros modelos com bons resultados no teste ou até com as mesmas duas estrelas. O anúncio tem sido veiculado desde 14 de dezembro, quando o teste foi divulgado.

Além disso, o Latin NCAP retweetou 11 posts falando sobre o resultado do teste do Pulse, um número bem mais alto do que a média de outros modelos. De fato, o teste de segurança do Pulse deixou a desejar, mas fica cada vez mais evidente que o órgão pega no pé da Stellantis mais do que em outras marcas.

Caso Renegade e C3

Algumas evidências aconteceram neste ano, como quando o Latin NCAP propositalmente testou um Jeep Renegade velho e o zerou no teste. O modelo já não era fabricado mais e era de um resto de estoque na Colômbia. A unidade testada não tinha seis airbags ou frenagem autônoma de emergência, que é equipamento de série até no Renegade Sem Nome.

Outro ponto está no tom das críticas feitos pelo Latin NCAP a modelos da Stellantis. Pegue como exemplo JAC E-JS1 e Citroën C3. Os dois modelos tiveram zero estrelas no teste de impacto, sendo que a nota em pontuação do modelo chinês foi ainda pior. Mas a maneira com a qual as falas de executivos do Latin NCAP foram feitas é bem diferente.

Jeep Renegade [Latin NCAP]
Jeep Renegade [Latin NCAP]

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, sobre o C3, afirmou que “É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros. Com esse resultado, somado ao baixo desempenho da Strada, 208, Cronos/Argo, entre outros, o Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem”.

O mesmo executivo, ao falar sobre o JAC, foi bem mais brando, mesmo sendo um carro pior. “O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhada com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de “limpo ou seguro”, ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro. Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC”.

Citroën C3 [Latin NCAP]
Citroën C3 [Latin NCAP]

Acha que o Latin NCAP tem algum problema com a Stellantis ou apenas cobra de maneira correta as montadoras do grupo porque tem carros com pouca segurança? Conte nos comentários.

>>Fiat Pulse tem só 2 estrelas no teste de segurança do Latin NCAP

>>Exclusivo: Fiat Toro Ultra flex 4×2 chega ao Brasil em 2024

>>Provando sucesso, Fiat Toro chega a meio milhão de unidades

 

34 comentários em “Latin NCAP promove anúncios no Twitter para difamar Fiat”

  1. Paulo César

    Os carros da Stellantis precisam sim melhorar…
    Tem mais de um centro de desenvolvimento no Brasil, tem equipe pra isso!

    • Patrick

      O Latin NCAP está corretíssimo. E o brasileiro tem que parar de aceitar veículos de baixa qualidade. Já passou da hora de exigirmos qualidade nos veículos que são vendidos aqui.

      • Alexandre

        Concordo, ate pq os preços, são internacionais.

  2. ROGERIO MARQUES SANTOS

    A Latin NCAP precisa ser auditada. Provavelmente tem alguma montadora adversária do grupo Stelants querendo usar a Latin NCAP pra prejudicar a reputação dos carros da Stelants.

    • Marcelo

      Sério isso? Não é a Fiat que faz uma porcaria para brasileiros, mas o mensageiro que merece ser morto?

  3. Rodrigo

    Está sendo comprovado o que eu já suspeitava…

    O LATIN-NCAP não é confiável, precisa ser auditado e processado pela Stellantis!

    Eles insistem em perseguir a Stellantis, não fazem o mesmo escândalo com outras marcas, mudam as regras, não ficando claro para todas as pessoas que um carro que tirou 5 estrelas há 2 anos, agora se conseguir 2 é muito é, pelo andar da carruagem, pelo conceito dessa pseudo-entidade, para ter 5 estrelas, um carro deverá ter 230 Air-Bags, ser autônomo, ser híbrido ou elétrico, ter todos os sensores possíveis e, claro, no conceito desses *i*d*i*o*t*a*s*, não ser da Stellantis porque se for, eles vão inventar mais alguma groselha para tentar denegrir a imagem da Stellantis…

  4. PAULO RICARDo

    O Latin Ncap ataca a. Stellantis porque a Stellantis é a única que não paga para testar seus carros e nem fornece os carros de graça o que é totalmente errado, o correto é fazer o que fazem com a Stellantis sem receber dinheiro algum pegar um carro aleatório e testar, porém o que se percebe que fazem o certo para prejudicar a quem não paga e fazem o errado para quem paga e passa pano pra esses, o pior disso tudo é que não se sabe até que ponto os resultados são mesmo reais ou são inventados pra prejudicar a quem não banca eles ou talvez sendo financiado pela concorrência pra fazer esses testes e derrubar o maior do mercado hoje que é a Stellantis. Não dá pra saber, não confio na entidade.

  5. Tulio

    Acho que a Stellants deveria ser boicotada!!! As vezes nem sempre o latin n cap faz o errado mas fez mas no caso do c3 depois do teste dele eu não confío em nenhum da Stellants mais e tenho ate medo que o novo c3 air cross seja testado so por ter 7 lugares!!!!
    Ridículo a estratégia da Stellants
    Depois do renegade 1.3 Stellants perdeu a criatividade tá igual a vw como muitos falam
    E sem falar do Jeep ate os chinesas vende mais que o jeep

    • William

      Cobrar a Stellantis fazer carros seguros, não cobram.

  6. Rodrigo Bruch

    A fiat que faça carros mais seguros, assim não dará motivo horas!

  7. Mauro

    Uma marca que tem número expressivo de vendas tem que ser mais responsável em segurança e qualidade.

  8. Waldir de Oliveira LOPES

    Acho que os da Fiat está a desejar, eu vi após uma colisão de um pulse com um jeta ,no qual os ocupantes do Fiat morreram quatro e ficou todo destruindo, enquanto o jeta destruiu a frente mas não a cabine e não morreram ninguém, será que latim está errada

  9. Lucas

    As críticas estão até moderadas. Segurança é coisa séria. A Fiat é a jeep, com estes modelos receberiam reprimendas ainda maiores na Europa.
    Os carros brasileiros melhoraram muito, mas ainda temos que aprimorar.

  10. Perito de Trânsito

    Deixando as opiniões e paixões de lado, o FATO é que a grande parte dos carros da Stellantis fabricados no Brasil não são seguros. O mesmo teste que foi feito no C3 foi feito no Polo, por exemplo. Eles retiram os itens de segurança, fazem o carro com estrutura porca que não aguentam colisão e depois vem reclamar de perseguição ? Olha o caso do 208, o projeto é o mesmo do europeu, mas a fabricação porca para o mercado latino americano estraga o carro no quesito segurança. A verdade é que para essas montadoras, salvo algumas exceções, a vida de latino-americanos, africanos, indianos e cia valem menos que a vida de americanos, europeus e japoneses.

    • Roger Oliveira Vieira

      Boa tarde
      Cabe ao consumidor mandar pela qualidade dos produtos automobilísticos.
      Estamos entre os carros mais caros do mundo .

  11. Hector

    Parabéns, Latin NCAP! A Stellantis hoje é líder no Brasil e nos maiores mercados da América do Sul. Os uruguaios estão certos na cobrança por melhorias desse conglomerado que, mesmo com o passar dos anos, não apresenta evolução significativa de seus modelos no quesito segurança. Vida longa ao Latin NCAP!

  12. Estevam

    As críticas estão corretas. Os automóveis são frágeis sendo arapucas para seus ocupantes.

  13. Estevam

    Os automóveis da Stellantis são frágeis e sem controle se qualidade eficaz. Essa reportagem não tem razão.

  14. Hans Pierre

    A Stellantis é uma empresa que só prejudica o Brasil. Só fabrica Carroças e ainda faz Lobby Político para não deixar que carros importados com muito mais qualidade sejam vendidos no Brasil. Essas marcas de carros vagabundos, como Fiat, Peugeot, Renault já deveriam ter sido expulsas do Brasil a décadas.

  15. Rodrigo

    Auditoria no LATIN-NCAP.

    Está ficando cada vez mais comprovado que os carros que estão tirando 5 estrelas são de marcas que estão pagando paga ocultar o que é verdade.

    Se duvidar, nenhum tiraria 5 estrelas.

    Está na hora de uma investigação nessa entidade.

    Já imaginaram o escândalo que será se for comprovado que existem pessoas nessa entidade levando por fora para difamar a Stellantis?

    Já imaginou o escândalo que será se for comprovado que uma marca está por trás disso?

    Investigação já!

  16. Marcos Roque

    Tem que cobrar e fazer barulho sim. Hoje os carros da stellantis são os mais “muquiranas” na questão de segurança e acabamento. Principalmente os novos Citroen.

  17. Mario

    Obviamente que um site que advoga para uma empresa não iria publicar o meu comentário, mas não tem problema e os prints foram salvos e darão um excelente vídeo no YouTube.

  18. Rodrigo

    Investigação no LATIN-NCAP!

    Essa pseudo-entidade não chega aos pés das verdadeiras Europeias e Norte-americanas.

    Insiste em difamar a Fiat, utiliza modelos que já sofreram modificações ou deixaram de ser fabricados, agora faz propaganda difamar a Fiat, não tem a mesma postura quando outras marcas tiram 2 ou 3 estrelas e não deixam claro as mudanças que vem ocorrendo, onde um carro que tirou 5 estrelas há 2 anos atrás, agora deve tirar justamente 2, no máximo 3, porque os critérios mudaram…

    No conceito desses intelijumentos, seja um Mobi/Kwid, seja um Rolls Royce, os critérios são os mesmos…

    Qual a diferença de preço entre esses carros?

    Um Audi ou BMW que tem “apenas” 4 air-bags, deveriam tirar 1 estrela, justamente por conta da diferença exorbitante de preço.

    Esses caras devem ser investigados, parece que estão recebendo propina de alguma montadora para denegrir a imagem de outra!

  19. Rodrigo

    Será que alguma montadora do ABC Paulista está por trás disso por conta dos benefícios fiscais para o Nordeste?

    Cuidado, a próxima vítima poderá ser uma Chinesa que comprou a fábrica da Ford de Camacari…

  20. Marcelo

    Se os carros da Fiat são inseguros, divulgar isso não é difamar, é informar. Reportagem ridícula, tendenciosa, ludibriadora. Vou parar de ler esse site ridículo e vendido. Porque defendem quem oferece produtos ruins e inseguros? Quanto a Fiat paga vocês não compensa o quanto economizam fazendo caros ruins para nós, enquanto sabem fazer carros bons para europeus.

  21. Kevin

    Às vezes a gente lê os comentários e fica “será que essas pessoas leram a mesma matéria que eu???”
    MDS, o ponto não é se a empresa está ou não produzindo modelos aquém da segurança necessária, isso é um ponto aceitável, realmente a Stellantis está devendo e MUITO na segurança de alguns modelos, o ponto é: porque o pau que dá em Chico, não dá em Francisco? Vai falar mal da Stellantis, apela para o “ain, os pobres latinos, merecem mais” aí outra marca que faz a mesma porcaria “uma pena mesmo, triste”. Se for para ser apelativo, não tem problema, faça como quiser, mas que faça de forma equivalente com todos.

  22. Jonas Rodrigo Pacheco

    Acredito que a stellantins tem um volume de vendas bem maior que a JAC. Logo, tem compromisso maior com a segurança.

  23. Maréia AP 2.0

    Ué, tem um jeito bem fácil de não ser “perseguida”: façam carros decentes. Cheio de funcionário da montadora/CSS aqui passando pano kkkkk!

  24. Ibsen

    Entendo que o Latin NCAP tem que fazer os testes e divulgá-los. A crítica fica por parte da imprensa especializada e dos consumidores. Misturar as duas coisas provoca suspeição sobre os testes. Esses dois pesos e duas medidas já trazem essa suspeita de forma mais aberta transparecendo interesses outros que não a segurança das pessoas, mas vamos combinar, os resultados não tem um impacto direto sobre o volume de vendas e não há nenhuma estatística mostrando que os acidentes fatais com os veículos estão proporcionalmente e diretamente ligados a esses resultados; se há eu ignoro e gostaria que me indicassem esses estudos.

  25. Norival de Souza Cavalcante

    A manada de Stellantis-lovers passapanistas está com força total na Internet, numa campanha para destruir qualquer um que exponha as verdades sobre a Stellantis.
    Levantam teorias estúpidas sem base responsável e até com termos chulos, típico do analfabetismo funcional!
    Prepare a ladainha para os comentaristas abobalhados haterizado o que eu estou falando aqui, mas não me atingem, afinal de contas vindo de quem vêm não se espera nada diferente!

  26. djalma

    Queria o que? Só fabrica porcaria, só modelos requentados sobre projetos de 20 anos atrás.
    Interessante que toda a mídia que ta na FP da Stellantis tá toda revoltadinha.

  27. Rodrigo

    Investigação séria na LATIN-NCAP.

    Essa perseguição contra a Stellantis é MUITO SUSPEITA.

    Alguém já parou para pensar em corrupção e suborno para ocultar resultados de outras marcas?

    Alguém já parou para pensar que, de repente e, novamente, tudo é possível, sobre uma marca pagar para receber as 5 estrelas e pagar para ocultar o seu resultado 0 ou 1 estrelas, sermos induzidos a comprar umcarro que tirou 0 mas que tem 5 estrelas por conta de suborno e corrupção?

    E, quem não aceita isso, dica sendo perseguido como estão fazendo com a Stellantis?

    Já pensaram que você pode estar sendo enganado, comprando um carro que acah que tirou 5 estrelas por corrupção e, na verdade, está levando um tirou 0?

    Se o LATIN-NCAP tem o direito de difamar uma marca, temos o direito de levantar suspeitas sobre essa mesma entidade.

  28. Charles Batista de Azevedo

    Não tem conversa, Latin está correto, Stellants precisa com urgência de fazer plataforma mais seguras!

  29. Marco

    O grupo que mais vende veículos no Brasil, ou seja, supostamente coloca mais carros inseguros nas ruas tem que ser cobrada de maneira diferenciada mesmo. A cobrança deve ser de acordo com o impacto no mercado e na segurança do motorista. A Fiat sempre se negou a fornecer carros. Por que? A má vontade sempre foi da Fiat. Latin Ncap tem que descer a lenha mesmo.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar