Os motores 1.0 turbo hoje ocupam uma grande lacuna no mercado. Hatches e sedãs compactos e diversos SUVs utilizam esses propulsores turbinados, mas ainda é comum vermos comentários a favor dos antigos 2.0, 1.8 e 1.6 aspirados que antes eram comuns nesses mesmos veículos.
Por isso, convido você, meu caro leitor do Auto+, a uma análise comparando as potências e torque dos motores 1.0 turbo atuais, juntamente com os dados de alguns propulsores do passado, vendo os números dentro de uma mesma montadora. E sim, mesmo sendo menores e com três cilindros, os propulsores de 1 litro turbinados são melhores.
Motores 1.0 turbo: Volkswagen
Ainda nos anos 2000, a Volkswagen teve um motor 1.0 turbo no Gol e na Parati, mas que não fez tanto sucesso na época. Depois, em 2015, foi a vez do up! TSI voltar a ter um propulsor nessa configuração. Atualmente, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus utilizam o motor 1.0 TSI, mas até o Golf utilizou este propulsor no passado.
![VW Nivus Highline 1.0 turbo [Auto+/Leo Alves]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/07/vw_nivus_highline_3-1320x792.webp)
O 1.0 TSI 200 tem 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm , com torque de 20,4 kgfm a 2 mil rpm, independentemente do combustível utilizado. Presente em diversos modelos da marca, o motor 2.0 8v EA113 ficou um longo período em linha. Ele tinha 120 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) a 5 mil rpm, com torque de 18,4 kgfm (etanol) / 17,7 kgfm (gasolina), disponível a 4 mil rpm.
Ou seja, além de ser mais potente, na configuração 200, o 1.0 TSI ainda entrega seu torque em uma faixa mais baixa, dando mais agilidade aos carros ao sair da imobilidade total.
![Volkswagen Jetta 2.0 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/volkswagen_jetta_649-1320x792.webp)
Stellantis
No caso da Stellantis, é possível comparar o atual 1.0 turbo com motores do passado de Fiat e Peugeot. O propulsor turbinado entrega 130 cv (etanol) / 125 cv (gasolina) a 5.750 rpm, com torque de 20,4 kgfm (etanol / gasolina).
Começando pela Fiat, um motor do passado que era presente em carros intermediários da marca, como Punto e Idea, era o 1.6 eTorQ. Ele rendia 117 cv (etanol) / 115 cv (gasolina) a 5.500 rpm, com torque de 16,8 kgfm (etanol) / 16,2 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm.

Na Peugeot, o motor 1.6 EC5 foi utilizado até pouco tempo no 208 e 2008 (primeira geração), enquanto a Citroën ainda tem o C4 Cactus com esse propulsor. Na última versão, ele rende 118 cv (etanol) / 115 (gasolina) a 5.750 rpm. O torque é de 15,5 kgfm (etanol) / 15,4 kgfm (gasolina) a 4 mil rpm. Novamente, o motor 1.0 turbo entrega mais potência e torque, além desse segundo estar disponível mais cedo.

Chevrolet
Já deu para entender a diferença de potência e torque dos motores 1.0 turbo atuais, mas para fechar, vamos comparar alguns propulsores da Chevrolet. O motor de 1 litro turbinado atual está presente em Onix, Onix Plus e Tracker. Ele entrega 116 cv (etanol / gasolina) a 5.500 rpm, e torque de 16,8 kgfm (etanol) / 16,3 kgfm (gasolina) a 2 mil rpm.
![Chevrolet Onix RS [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Onix-RS-23_edited-1200x719.jpg)
A Spin atual ainda utiliza o motor 1.8 aspirado Família 1, que está no Brasil desde os anos 1990 e teve diversas versões, de 1.0 a 1.8. Hoje, ele desenvolve 111 cv (etanol) / 106 cv (gasolina) a 5.200 rpm, com torque de 17,7 kgfm (etanol) / 16,8 kgfm (gasolina) a 2.600 rpm. Nesse caso, o torque com etanol é melhor no 1.8, mas entregue numa faixa um pouco superior. Porém, na potência, o 1.0 turbo leva a melhor.

Conclusão
Como é possível ver, os motores 1.0 turbo atuais entregam mais potência e torque em quase todos os cenários, mesmo comparado a motores maiores que ainda estão em linha, e que já passaram por várias atualizações. Sem contar o menor consumo de combustível e de poluentes.
E você, qual tipo de motor prefere? Deixe nos comentários a sua opinião.
![Motor 2.0 do VW Golf [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/volkswagen_golf_gt_8-1320x791.webp)


Os motores 1.0 turbo atuais entregam mais potência e torque em quase todos os cenários, isso é fato.
Mas por quanto tempo conseguem fazer isso sem abrir o bico?
Podem extrair mais potência com menor cilindrada. Serem mais econômicos também.
Porém são descartáveis, os modelos com correia dentada banhada no óleo são uma porcaria.
Na minha avaliação geral, são piores.
Discordo, esta cirreia banhada a óleo e muitobboa
Muito boa pros mecânicos kkkkkkk
É tão boa q as montadoras já estão mudando esse sistema pq só deu prejuízo na França ninguém quer esses motores e quem tem não consegue vender , abra os olhos .
Engraçado que o mesmo argumento não serve pra alemães e japoneses, que estão avançando com os motores turbos. O problema está na qualidade de quem fabrica.
Na postagem foi comentado apenas sobre a potência que o turbo desenvolve sobre o motor 1.0, mas todos estes motores não possuem durabilidade alguma, são verdadeiras porcarias, sem contar com os de correia banhada a óleo estão enchendo as oficinas.
Gostaria de ver mais detalhes sobre consumo geral, ruído do motor, durabilidade, manutenção etc.
Motores turbo são ótimos , mas prefiro a linearidade dos aspirados
É boa até soltar resíduos e entupir a peneira do pescador de óleo do cárter. Isto que eu não falei de arrebentar, porque o dono alega que vai trocar antes do prazo…
Fora o preço para fazer a troca vc tem q abrir o motor para trocar uma simples correia dentada .
Comparação inválida, deveria ser 2.0 aspirado antigo com atual, é óbvio que um motor turbo desenvolve melhor desempenho, independente da capacidade.
Baixa cilindrada, altíssima potência, muito sensores, motor trabalhando no limite máximo=defeito, falhas, quebras, tudo pelo lucro das montadoras. Nem venha com essa de que é melhor, vc nunca vai ouvir falar q Ferrari, Lamborghini, Maserati, koenigsegg vão usar motor 3 cilindros turbo pq é melhor.
Alguém foi pago pela GM e pela Volkswagen para escrever essa matéria. Motores 1.0 turbo só existem para se adequar a legislação global sobre dimensionamento de motores e emissão de poluentes. Objetivamente são piores que os antigos 4cil e são forçados na nossa goela porque os governos querem fingir que fazem algo pelo meio ambiente.
Foi falado, sobre eficiência energética, neste quesito, eles são melhores. Mas a reportagem só apontou isso, quanto a durabilidade do motor, isto os nossos turbo não tem, manutenção mais cara dos turbos, motores frágeis, além de descartáveis, detalhe este, que me faz perguntar, será que vale a pena motor que ao invés de uma retifica que custa X valor, tem de fazer a troca com valor até 5x mais caro que uma retífica, gerando mais lixo pra ser reciclado, mais matéria prima extraída pra produzir mais motores, etc. É uma ilusão criada igual criaram com os carros elétricos. Ajuda ao meio ambiente de fato não existe…
Toyota e Honda usam 3 cilindros turbo nos esportivos Civic Type R e GR Corolla…
koenigsegg tem sim. O Gemera tem motor de 3 cilindros.
O Civic Type R usa motor de 4 cilindros.
O motor novos tgdi e tsi tem melhor desempenho e consumo .carros mais leves .porém os antigos entregam menos potência mas duram mais.a manutenção simples e consumo maior.
Honestamente, oque adianta isso tudo aí se daqui alguns kms ter que comprar outro motor , estes motores não dão retifica, não tem durabilidade, então não faz sentido, aquele Papinho de e por causa da ecologia da Amazônia lero lero puro com tanta tecnologia não poderia atualizar os 4 cilindros com uma turbina mais atualizada que não seja de porcelana, ou os aspirados 1.6,1.8,2.0 inocados ? E triste ver um GM de hoje sabendo que no passado era inquebrável, motor AP da VW um monstro , aí correia dentada banhada a óleo , a mas tem o óleo específico caro o litro , e mesmo usando o motor não aguenta 150 mil km que vai abrir o bico e não dá retífica,vê só outro novo creio que e uma economia besta , estes 1.0 de hoje são ouro de tolo , creio que se usar a tecnologia certa para atualizar os motores antigos seria a melhor opção .
Não citaram injeção direta nem emissão de poluentes.
Um motor tem três características e você só pode ter duas. Potência, torque e durabilidade. Se tem potência e torque não tem durabilidade é o caso do 1.0 turbo. Se tem torque e durabilidade não tem potência é o caso dos diesel. Se tem potência e durabilidade o torque é baixo.
Então fico com torque e potência. Se o motor durar 120 mil km para mim tá bom.
Por isso as montadoras não estão preocupadas com qualidade existe ignorantes como vc para comprar kkkkkk
Exatamente. É uma questão de gosto, objetivo e aplicação. Não são defeitos, são características!
Duvido esses motores durarem no mínimo 20 anos .
Kkkk aumentou o período pra 20 anos porque já bateram a marca dos 10 né? Não sei qual é o motor aspirado que dura isso tudo.
Motor 1.0 turbo, porcaria descartável, só quem não entende nada compra! Prefiro um semi novo usado com motor de verdade!
Depende. Se o motor for da VW ou japonês, eu apostaria como apostei, desde 2016. Agora FIAT e carro francês, já é outra história.
Como é que isso? Tenho um TSi desde 2016 e está durando e com desempenho igual quando era novo. Há 4 anos tive um problema com ele por conta de combustível adulterado, que não salva motor nenhum. Trocaram o módulo da injeção direta e sem custo, porque eu mantinha as revisões em dia. Desde então sem problemas.
… como se os aspirados durassem pra sempre ou livres de retífica. Tenho um há 9 anos, mas no caso, da VW. Os outros, já não respondo pela durabilidade. Mas já cansei de ver dono de Citroen aspirado que não sai da oficina.
Motor Citroen e Pegout também….
Essas bostas não vale
Matéria de jogador de super trunfo, não foi nem razoável
Como no Renegade, tiraram o Etorq antigo e colocaram um motor pequeno fraco e aumentaram a potência da turbina sacrificando a vida útil do motor. Já tem vários proprietários reclamando.
PRAPUTAQUEPARIU o maldito q invetou esses motor 1.0turbo.E MANUTENÇÃO???tem como fazer um comparativo??? SE ainda existir um bosta dessa daqui 40 anos e depois que essa porcaria tiver virado 4vezes a quilometragem do painel a gente pode sentar e conversar!!
Eu tenho um carro motor AP 1.8 mais de 20 anos de uso sem retificar, é um pointer ano 1.995. Já tá um pouco cansado mais viajo nele e não me deixa na mão. Os motores de hoje em dia não tão chegando nem na metade desse tempo.
Não adianta comparar só força bruta.
O ideal seria por na balança a economia de combustível e a durabilidade de tudo.
Ser melhor, de fato são, agora longevos, de forma alguma, tudo lixo descartável.
Pior, é ter quase certeza, que os motores aspirados vão acabar e os carros novos vão sair , somente, com motores turbo, e a maioria 3 cilindros:(
Potência e torque pode até ser melhores mesmo.. mas no quesito "durabilidade", não supera!
Pode comparar ao menos as três marcas que temos hj Volks, GM e Fiat, se os motores atuais conseguem chegar aos seus 300.000km/400.000km só com manutenção preventiva sem retifica… é totalmente diferente sua vida útil.