Ao vivo
Home » Destaque » 5 motores mais antigos e que estão em produção

Curiosidades

5 motores mais antigos e que estão em produção

O coração dos carros são os motores. Eles são cheios de peças e pequenos componentes e podem ser tanto turbo quanto aspirados. Os propulsores possuem somente uma única função: fazer o automóvel funcionar por longos ...

3 min de leitura

O coração dos carros são os motores. Eles são cheios de peças e pequenos componentes e podem ser tanto turbo quanto aspirados. Os propulsores possuem somente uma única função: fazer o automóvel funcionar por longos períodos. Contudo, existem alguns que são bem antigos, até para as normas de emissões de gases poluentes atuais.

Confira nessa lista quais são os motores mais antigos e que ainda são produzidos para equipar os modelos vendidos no Brasil. Muitos deles surgiram há um bom tempo e ao longo dos anos passaram por leves mudanças. Entretanto, eles continuam muito próximos do projeto original.

1.6 16V EC5 da Citroën e Peugeot

Citroën C3 Feel 1.6 manual [Auto+ / João Brigato]
Citroën C3 Feel 1.6 manual [Auto+ / João Brigato]

Se você se sente velho, olhe para este motor muito conhecido dessas marcas francesas. Ele nasceu na Europa em 1986 e chegou ao Brasil em maio de 1998, debaixo do capô do Citroën Xsara. Em 1999, foi para o Peugeot 206 e tinha duas versões, de 8 ou 16 válvulas. Ele segue na ativa atualmente e equipa os Citroën C3 e C4 Cactus. Na Peugeot, ele vem no hatch compacto 208 e SUV compacto 2008.

1.6 THP da Citroën e Peugeot

Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]
Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Surpreendentemente, um dos motores turbo da atualidade nasceu em 2004 e vai soprar a velinha dos 20 anos este ano. Esse propulsor veio de uma parceria entre Peugeot, Citroën e BMW. Ele rende 173 cv e 24,5 kgfm de torque e sempre fez a alegria dos condutores mais emocionados. Já equipou a primeira geração do Peugeot 3008, o esportivo conversível RCZ e o finado sedã médio C4 Lounge da Citroën. Hoje, os SUVs compactos Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus possuem ele como um motor diferente em seu portfólio.

1.8 E.torQ da Fiat

1.8 E.torQ [divulgação]
1.8 E.torQ [divulgação]

Esse propulsor foi um guerreiro e durou muito tempo no mercado brasileiro. Aspirado, ele passou por diversas modificações. Todas com o intuito de atender às rígidas normas dos programas de emissões de gases poluentes. Equipou os Fiat Doblò, Argo, Cronos, Toro, Strada e até a Palio Weekend. Todavia, ele ficou bastante conhecido por equipar o Jeep Renegade por vários anos.

1.0 Fire da Fiat

Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]

Esse é um dos motores mais conhecidos do mercado automotivo. Sua história chama atenção por ser o primeiro motor da fabricante italiana a ser montado em uma linha de montagem composta por robôs. Chegou ao Brasil em 2000 com o Palio 1.3 16V. Já veio debaixo do capô da Strada, Fiorino, Grand Siena, Uno e segue na ativa com o Mobi.

1.8 SPE/4 Eco da Chevrolet

[Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Spin Active 7 [Auto+ / João Brigato]

Um dos motores mais antigos e que está na ativa é o 1.8 da Chevrolet. Ele já veio debaixo do capô de diversos modelos da marca, como o Astra, Corsa, Meriva, Cobalt e outros. Ele enfrentou diversas mudanças, todas para ficar mais atualizado e melhorar a performance durante as conduções. Atualmente, só a minivan Spin segue com esse velho companheiro.

Você tem algum desses carros com esses motores? Conte nos comentários

>>Hyundai desenvolve carros movidos a cocô

>>Carros franceses perdem menos valor do que os concorrentes

>>Que carro nunca deveria ter sido lançado? | Pergunta da Semana

 

6 comentários em “5 motores mais antigos e que estão em produção”

  1. Eloy

    Tive uma Idea 2012 1.8 eTorq. Motor bom, forte e razoavelmente economico para padrão brasileiro. Mas vazava óleo (ouvi dizer que é crônico) e ficou caro p arrumar. R$3500,00.

  2. millemiglia

    Como já dizia Jack, o estripador, vamos por partes: 1) Tenho uma Peugeot 207 SW 2009 Automática com o 1.6 16V que está com 115.000 km e em ótima forma. Claro que o câmbio é o famigerado AL4, de apenas 4 marchas, que torna o carro um pouco gastão mas como tenho planos de trocar motor e caixa daqui a algum tempo (pensando em um 1.6 THP com câmbio AT de 6 marchas…) não tenho intenção de vendê-la. 2) Embora não seja o Fire 1.0 citado, recentemente comprei um Fiat 500 1.4 8V (Fire 1.4) para meus filhos usarem. É um 2015 com 74.000 km e muito econômico. 3) Tive até recentemente um Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 AT 2015 com o 1.8 SPE/4 que entrou na troca pelo Fiat 500. Esse motor estava começando a gastar um pouco mais de óleo apesar de apenas 103.000 km rodados. Parece algo meio comum nos motores Chevrolet depois dos 80.000 km pois o Vectra GLS 1997 do meu pai depois dessa quilometragem passou a consumir mais óleo do que o normal (andávamos sempre com um litro de óleo no carro para eventualmente completar o nível).

  3. Asb

    “Velhos” mas melhores que os novos!

  4. Rodrigo Santos

    Linea manual com esse motor é impecável!!!!Verdadeiro tanque de guerra

  5. Ronaldo

    Tenho um cactus 2019 com o THP e não conheço motor melhor hoje nos atuais modelos vendidos por aqui. E inclusive melhor que os outros motores da própria Sttelantis pois com uma leve alteração consegue-se tirar do mesmo mais de 200cv

  6. André

    Muito boa a matéria! Mas poderia ter mencionado o ano de lançamento de todos os motores no Brasil… Ah e o motor 1.8 do Astra não é o mesmo do Corsa e Cobalt, ele é um Família II

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar