Quando Ford e Volkswagen anunciaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de novos modelos, muitos acharam que a Autolatina estava voltando. Contudo, o tempo passou e agora já temos três modelos feitos a partir dessa parceria. Desses, dois foram desenvolvidos pela VW e aproveitados pela Ford e só um fez o caminho contrário.
Veia comercial
O primeiro fruto dessa relação foi a nova geração da Ford Transit Connect. Apresentada em outubro de 2021, a van de porte médio (equivalente a um Fiat Doblò) nasceu a partir de uma Volkswagen Caddy. Foi o primeiro Ford com plataforma MQB, a mesma do Taos e do Golf. Apesar disso, a marca modificou extensamente o visual.
A dianteira é totalmente Ford, escondendo suas origens. Até mesmo a lateral foi modificada, algo raro em veículos comerciais que passam por engenharia de emblema. Isso foi necessário para incorporar as linhas da Ford e esconder alguns elementos de Volkswagen, especialmente a maçaneta. Interior é totalmente diferente, mas a traseira não.
Volkswagen Ranger ou Ford Amarok?
Em julho do ano retrasado, surgiu a nova geração da Volkswagen Amarok. A caminhonete média deixou de ser um modelo independente para se tornar uma derivada da Ford Ranger de nova geração. As duas são muito diferentes visualmente, ainda que as portas sejam iguais entre elas.
A cabine da Amarok compartilha diversos elementos com a Ford Ranger, incluso a central multimídia vertical. Há botões típicos da marca do oval azul e até mesmo os barulhos de alerta dos carros da Ford estão presentes na caminhonete da VW. Vale destacar que a nova Ranger é vendida no Brasil, mas a nova geração da Amarok não será.
Explorando a Volkswagen
O terceiro elemento dessa parceria Ford e Volkswagen foi revelado no final do ano passado: o Ford Explorer EV. Destinado à Europa como uma versão americana do Volkswagen ID.4, o SUV médio elétrico traz parte da nova identidade visual da marca do oval azul. Diferentemente dos modelos anteriormente citados, é quase impossível ver as linhas do ID.4 no Explorer.
Todas as chapas externas foram alteradas, assim como o interior. O Volkswagen ID.4 é mais arredondado e esportivo, enquanto o Ford Explorer EV é mais quadrado e parrudo. O minimalismo interno do ID.4 foi trocado por linhas horizontalizadas, luzes ambiente e telas grandes no Explorer.
Que carro a Volkswagen deveria pegar da Ford e vender como seu? E qual Ford deveria ser vendido como VW? Conte nos comentários.
>> Hyundai quer atualizar carros antigos, mas vai cobrar por isso
>> Volkswagen Virtus 2025 sobe até R$ 2,3 mil com novo aumento
>> Ford define a data para matar de vez o Focus

![Ford e Volkswagen [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-Ford-1200x719.jpg)

Acrescentando a matéria, temos mais 3 veículos dessa “semi AutoLatina”:
– O Novo Ford Capri (baseado no Ford Explorer Elétrico) vai ser um suv coupe (com pegada de ID5) que será lançado no fim do ano com plataforma MEB;
– A VW irá lançar no segundo semestre a Nova Transporter T7, que será baseada na nova Ford Tourneo;
– As Novas vans Ford Transit e VW Crafter 2026 usarão base da Blue Oval em suas novas gerações que surgirão no segundo semestre de 2025.
Com isso, teremos 6 veículos “AutoLatina”, sendo 3 baseados na plataforma da Ford e 3 baseados na plataforma da VW.