Home » Curiosidades » Novos carros elétricos da Porsche não querem saber de One Pedal

Curiosidades

Novos carros elétricos da Porsche não querem saber de One Pedal

Novos carros elétricos da Porsche vão seguir seus instintos das pistas e de suas experiências da Fórmula E para entregar a melhor performance

4 min de leitura

A nova geração do Porsche 718 Boxster e Cayman pertencerão a linha de carros elétricos da marca e contarão com tecnologias do automobilismo para oferecer um verdadeiro desempenho esportivo. Os protótipos de veículos conversíveis de dois lugares da fabricante alemã já foram flagrados algumas vezes este ano. O que quer dizer que os modelos tenham grandes chances de serem lançados em 2025. 



Embora o Porsche 718 Boxster e Cayman elétricos use uma plataforma de carro esportivo específica para EVs é possível notar muitas semelhanças com as versões a combustão, como tamanho e estilo. Agora uma característica que os diferenciam de outros veículos elétricos é que as baterias não serão posicionadas embaixo do assoalho, mas sim atrás do banco do motorista, ocupando o lugar que fica o motor nas versões a combustão do 718. 

Alocar as baterias atrás do motorista faz parte da estratégia da Porsche de oferecer um desempenho mais esportivo. Em entrevista exclusiva à Autocar, o chefe de P&D da Porsche, Michael Steiner explicou como a posição das baterias pode agregar a dirigibilidade “É colocar o centro de gravidade o mais próximo possível do motorista para que o carro ao redor deles seja realmente flexível e ágil”. 

718 Cayman
Porsche 718 Cayman 2024 [Divulgação]

O executivo também contou um pouco de como foi guiar o novo Boxster elétrico e destacou dois aspectos específicos: “O primeiro é que você está perto do centro de gravidade do carro, então o manuseio é ótimo”, e completou “dirigir com o teto abaixado de forma silenciosa – não é silencioso, mas não há ruído do motor – pela paisagem, ouvindo e cheirando tudo, é uma experiência nova”. 

Novos carros elétricos da Porsche dispensam One Pedal 

Modelos da Porsche como Taycan e Macan elétrico oferece um controle de regeneração de energia limitado e não vêm sistema One Pedal como uma solução para recuperar bateria. Já que antes de qualquer coisa, o foco de um Porsche é a performance. Durante a entrevista, Steiner foi categórico ao dizer que a estratégia da Porsche não é acionamento por pedal: 

Porsche 718 Boxster Style Edition [divulgação]
Porsche 718 Boxster Style Edition [divulgação]

 “Se você perguntar a qualquer piloto de corrida, nenhum escolheria um sistema de pedal único porque você deve ter controle de recuperação e frenagem no mesmo pedal da forma mais perfeita possível. Nas curvas, se você não tem a sensação certa no pedal, você não tem confiança na estabilidade do carro. Você não vê isso observando os carros, mas se você perguntar aos pilotos, você sente a diferença no pedal do freio”, discorreu o executivo.  

Ele também defendeu que um sistema único de pedal pode fazer com que você regenere energia mais cedo que deveria: “você já está desacelerando quando os discos de freio entram em ação, então, como motorista, você não tem nenhuma influência”. 

718 Cayman
Porsche 718 Cayman 2024 [Divulgação]

O chefe de P&D também complementou explicando que ao ter todo o poder de frenagem no próprio pedal de freio é possível fazer a modulação certa, pois você consegue ter outras percepções do carro, como Tarmac e direção: “Então você pode controlar o carro com os freios, assim como o acelerador e, na nossa opinião, isso é superior a um sistema que faz algo que você não pode controlar.”   

Steiner também contou que a Porsche tem tirado vários aprendizados da Fórmula E que pretende aprimorá-los para entregar um Porsche elétrico com desempenho de pista. E concluiu a entrevista aumentando as expectativas dos entusiastas da marca: “Este carro, com direção realmente precisa e boa frenagem, será um pacote que valerá a pena esperar.” 

Como estão suas expectativas para os novos carros elétricos da Porsche? Conte para nós nos comentários. 



YouTube video