Home » Curiosidades » Os 5 hatches mais gastões do Brasil

Curiosidades

Os 5 hatches mais gastões do Brasil

Destinados às pessoas que querem pagar pouco, os hatches de entrada também podem ser vilões do bolso, se forem modelos gastões

3 min de leitura

Se você busca economia de combustível, melhor fugir desses cinco hatches compactos. Pensados para serem os modelos de entrada de suas marcas, esses modelos não têm como foco a eficiência energética. Mas entre os hatches compactos que gastam muito combustível, qual de fato é o mais gastão?

Por isso, listamos aqui os 5 hatches compactos mais gastões do Brasil. Os modelos os quais você frequentará constantemente o posto de gasolina se tiver algum deles na garagem. Os dados foram fornecidos pelo INMETRO na tabela PBE veicular. Para compor a lista, os carros estão classificados a partir do índice de Consumo Energético (MJ/km)

Citroën C3 1.6 AT

Citroën C3 Feel 1.6 manual [Auto+ / João Brigato]
Citroën C3 Feel 1.6 [Auto+ / João Brigato]

Todos os hatches da lista têm câmbio automático, mas o Citroën C3 é o único aspirado. Ele traz o velho motor 1.6 quatro cilindros de 1120 cv e 15,7 kgfm de torque. O consumo com etanol fica em 7,2 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Já na gasolina, ele marca 10,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Volkswagen Polo GTS

Volkswagen Polo GTS 2024 [divulgação]
Volkswagen Polo GTS 2024 [divulgação]

Com pegada esportiva e motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, o Volkswagen Polo só é mais econômico que o Citroën C3 entre os hatches compactos à venda no Brasil. Respectivamente na cidade e na estrada, ele faz 8,1 km/l e 9,8 km/l usando etanol, enquanto com gasolina marca 11,6 km/l e 13,8 km/l.

Peugeot 208 Style Turbo

Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato
Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato

Dos hatches 1.0 turbo à venda no Brasil, o Peugeot 208 Style é o mais gastão. Isso que a versão aspirada figura entre os mais econômicos. Usando motor 1.0 T200 da Fiat com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, alinhado a um câmbio CVT, ele faz 8,3 km/l na cidade com etanol e 9,8 km/l na estrada. Já com gasolina são 12 km/l e 13,5 km/l. A versão Style, por ter rodas maiores, é substancialmente mais gastona que a Griffe e que a Allure, ambas turbo.

Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT

Chevrolet Onix Premier [divulgação]
Chevrolet Onix Premier [divulgação]

Vivendo a mesma situação do Peugeot, 208, o Chevrolet Onix está na lista dos hatches mais econômicos e na dos mais gastões ao mesmo tempo. Culpa do câmbio automático que faz o motor 1.0 três cilindros turbo marcar 8,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na cidade com etanol ou 11,6 km/l na cidade e 14,9 km/l na gasolina. O Onix entrega 116 cv e 16,8 kgfm.

Hyundai HB20 T-DGi AT e Peugeot 208 T200 (Allure e Griffe)

Hyundai HB20 Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]

Por conta das rodas menores, o 208 Allure e Griffe ficam em último na lista dos hatches mais gastões do Brasil, ou seja, são mais econômicos que o Style. Com etanol, são 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com gasolina, a marca é de 12,5 km/l e 14,1 km/l, respectivamente. Eles empatam com o Hyundai HB20 turbo automático que faz com etanol 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, enquanto com gasolina marca 11,8 km/l e 14 km/l.

Qual desses hatches da lista você teria? Conte nos comentários.



YouTube video

6 comentários em “Os 5 hatches mais gastões do Brasil”

  1. paulo rezende

    Quando é uma coisa ruim, tem que ter um Peugeot.

  2. Léo Oliveira

    Cara, você anda de ônibus.

  3. Sankofa

    Gerslmente quem fala mau tem gol ou celta.

    • Horacio Rodrigues

      Cara é uma piada assim como falar sobre Marea Bomba e Chevette aquário.

  4. Zaibatsu

    Quantos cavalos o Citroën tem?

  5. Ricardo

    São 120 amigo

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar