Quando o assunto são as montadoras que mais vendem no Brasil, logo pensamos nos modelos que mais vemos nas ruas. Mas a lógica por trás desses números vai muito além da preferência individual do consumidor. Muitos desses carros chegam ao topo do ranking graças às vendas diretas, principalmente para locadoras e frotistas, que buscam modelos com baixo custo de manutenção, confiabilidade e bom valor de revenda.
No varejo, as vendas também são boas, mas menores em comparação com o volume fechado para empresas. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), esses são os veículos mais vendidos das dez marcas que lideram o mercado em participação até julho de 2025, e vamos descobrir os motivos que os colocam entre os mais vendidos do país.
Fiat — Strada

Com 21,45% de participação, a Fiat lidera o mercado brasileiro e tem na Strada o seu maior trunfo. Foram 75.592 unidades vendidas até julho. A picape compacta oferece motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, eixo rígido na traseira e boa capacidade de carga, características que a tornam a preferida de empresas, pequenos negócios e frotas de locadoras.
Volkswagen — Polo
![Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volklswagen-Polo-Track-10-1200x721.jpg)
A Volkswagen detém 16,68% de participação, e o Polo é o carro mais vendido da marca e do Brasil, com 70.155 unidades no acumulado. A versão de entrada, Polo Track, com motor 1.0 aspirado, responde por grande parte desse volume, principalmente nas vendas diretas para locadoras e frotistas. As versões mais equipadas usam motor 1.0 turbo e atendem ao público de varejo.
Chevrolet — Onix

Com 10,68% de share, a Chevrolet tem o Onix como seu modelo mais vendido, com 42.078 unidades até julho. O hatch compacto tem opções com motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, também com boa parte em vendas diretas e também com presença no varejo.
Toyota — Corolla Cross
![Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/NflAwEEk-Toyota-Corolla-Cross-XRX-22_edited-1320x793.avif)
A Toyota soma 7,81% de participação e, pela primeira vez, o carro mais vendido não é o Corolla sedã, mas sim o Corolla Cross como o modelo mais vendido da marca. Foram 36.955 unidades até julho, todas com motor 2.0 aspirado. O SUV médio é procurado tanto por clientes particulares quanto em venda direta.
Hyundai – HB20

Com 7,56% de share, o Hyundai HB20 é o modelo mais vendido da marca no Brasil, com 42.392 unidades. Disponível com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, o hatch se destaca pelo design atualizado, pacote de tecnologia e equipamentos e bom consumo, tendo vendas equilibradas entre varejo e frotas.
Renault – Kwid

A Renault, com 5,19% de participação, tem no Kwid seu carro mais vendido, com 30.105 unidades, além de ser o carro mais barato do Brasil, custando R$ 78.690. Com motor 1.0 aspirado, o subcompacto é popular justamente por ser o carro mais barato, pelo baixo consumo e manutenção simples, sendo um dos favoritos para uso urbano e motoristas de aplicativos.
Jeep – Compass
![Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jeep-compass-limited-flex-11-1320x743.webp)
A Jeep tem 4,81% de participação e o Compass como seu campeão de vendas, somando 32.466 unidades até julho. O SUV médio utiliza motor 1.3 turbo e 2.0 turbo da configuração mais cara e se destaca pela boa fama do marketing, itens de equipamentos, espaço interno e a boa imagem de marca.
Honda – HR-V

Com 4,27% de share, o Honda HR-V lidera as vendas da Honda, com 36.086 unidades no ano. Equipado com motor 1.5 aspirado e turbo, o SUV compacto é valorizado pelo acabamento, confiabilidade e ótima aceitação no varejo.
BYD – Dolphin Mini

A BYD, que já representa 4,22% do mercado, tem no Dolphin Mini seu carro mais vendido, com 16.221 unidades até julho. O elétrico compacto ganhou espaço por ter um preço competitivo para um carro a bateria, custando a partir de R$ 118.890 e com 280 km de autonomia (PBEV).
Nissan – Kicks

Com 3,15% de participação, a Nissan vendeu 29.530 unidades do Kicks no acumulado do ano. O SUV, que agora tem a nova geração, oferece motor 1.6 aspirado no Kicks Play e na nova geração somente propulsor 1.0 turbo, além de um visual chamativo, bom preço de revenda, o que chama atenção tanto de varejo quanto para locadoras.
Qual desses campeões de vendas você considera o mais completo? Deixe sua opinião nos comentários!
![Hyundai HB20 Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Hyundai-HB20-Platinum-Plus-1_edited-1200x720.jpg)


O Kicks tá muito top.
Testei um no sábado passado e ele me impressionou muito, bem superior aos seus concorrentes.
Só me falta a grana para comprar um kkkkkk. Mas seria a minha escolha com certeza.
A Nissan acertou em cheio nesse carro. Poderia ter lançado uma versão elétrica também, eu não compraria, mas isso daria maior apelo comercial para o modelo nesse mercado emergente.