Ao vivo
Home » Curiosidades » Os veículos mais vendidos das 10 marcas que lideram o mercado brasileiro

Curiosidades

Os famosinhos

Os veículos mais vendidos das 10 marcas que lideram o mercado brasileiro

De picapes a SUVs, veja quais são os campeões de vendas de cada montadora mais popular no país

4 min de leitura

Quando o assunto são as montadoras que mais vendem no Brasil, logo pensamos nos modelos que mais vemos nas ruas. Mas a lógica por trás desses números vai muito além da preferência individual do consumidor. Muitos desses carros chegam ao topo do ranking graças às vendas diretas, principalmente para locadoras e frotistas, que buscam modelos com baixo custo de manutenção, confiabilidade e bom valor de revenda.

No varejo, as vendas também são boas, mas menores em comparação com o volume fechado para empresas. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), esses são os veículos mais vendidos das dez marcas que lideram o mercado em participação até julho de 2025, e vamos descobrir os motivos que os colocam entre os mais vendidos do país.

Fiat — Strada

Fiat Strada Ranch prata estacionada com fundo colorido
Fiat Strada Ranch [Auto+ / Rafael Dea]

Com 21,45% de participação, a Fiat lidera o mercado brasileiro e tem na Strada o seu maior trunfo. Foram 75.592 unidades vendidas até julho. A picape compacta oferece motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, eixo rígido na traseira e boa capacidade de carga, características que a tornam a preferida de empresas, pequenos negócios e frotas de locadoras.

Volkswagen — Polo

Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]

A Volkswagen detém 16,68% de participação, e o Polo é o carro mais vendido da marca e do Brasil, com 70.155 unidades no acumulado. A versão de entrada, Polo Track, com motor 1.0 aspirado, responde por grande parte desse volume, principalmente nas vendas diretas para locadoras e frotistas. As versões mais equipadas usam motor 1.0 turbo e atendem ao público de varejo.

Chevrolet — Onix

Chevrolet Onix RS 2026 vermelho com DRL's acesos e visto de frente
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+/ João Brigato]

Com 10,68% de share, a Chevrolet tem o Onix como seu modelo mais vendido, com 42.078 unidades até julho. O hatch compacto tem opções com motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, também com boa parte em vendas diretas e também com presença no varejo.

Toyota — Corolla Cross

Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX [Foto: Auto+ / João Brigato]

A Toyota soma 7,81% de participação e, pela primeira vez, o carro mais vendido não é o Corolla sedã, mas sim o Corolla Cross como o modelo mais vendido da marca. Foram 36.955 unidades até julho, todas com motor 2.0 aspirado. O SUV médio é procurado tanto por clientes particulares quanto em venda direta.

Hyundai – HB20

Hyundai HB20 Platinum Safety azul parado de dianteira
Hyundai HB20 Platinum Safety [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Com 7,56% de share, o Hyundai HB20 é o modelo mais vendido da marca no Brasil, com 42.392 unidades. Disponível com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, o hatch se destaca pelo design atualizado, pacote de tecnologia e equipamentos e bom consumo, tendo vendas equilibradas entre varejo e frotas.

Renault – Kwid

Renault Kwid Iconic cinza de frente em uma floresta
Renault Kwid Iconic [Auto+ / João Brigato]

A Renault, com 5,19% de participação, tem no Kwid seu carro mais vendido, com 30.105 unidades, além de ser o carro mais barato do Brasil, custando R$ 78.690. Com motor 1.0 aspirado, o subcompacto é popular justamente por ser o carro mais barato, pelo baixo consumo e manutenção simples, sendo um dos favoritos para uso urbano e motoristas de aplicativos.

Jeep – Compass

Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]
Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]

A Jeep tem 4,81% de participação e o Compass como seu campeão de vendas, somando 32.466 unidades até julho. O SUV médio utiliza motor 1.3 turbo e 2.0 turbo da configuração mais cara e se destaca pela boa fama do marketing, itens de equipamentos, espaço interno e a boa imagem de marca.

Honda – HR-V

Honda HR-V cinza de frente com rodas virada estático
Honda HR-V EXL [Auto+/Luiz Forelli]

Com 4,27% de share, o Honda HR-V lidera as vendas da Honda, com 36.086 unidades no ano. Equipado com motor 1.5 aspirado e turbo, o SUV compacto é valorizado pelo acabamento, confiabilidade e ótima aceitação no varejo.

BYD – Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini amarelo parado em frente a um portão branco e com árvores ao fundo
BYD Dolphin Mini [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A BYD, que já representa 4,22% do mercado, tem no Dolphin Mini seu carro mais vendido, com 16.221 unidades até julho. O elétrico compacto ganhou espaço por ter um preço competitivo para um carro a bateria, custando a partir de R$ 118.890 e com 280 km de autonomia (PBEV).

Nissan – Kicks

Nissan Kicks Platinum 2026 vermelho de frente em uma floresta
Nissan Kicks Platinum 2026 [Auto+ / João Brigato]

Com 3,15% de participação, a Nissan vendeu 29.530 unidades do Kicks no acumulado do ano. O SUV, que agora tem a nova geração, oferece motor 1.6 aspirado no Kicks Play e na nova geração somente propulsor 1.0 turbo, além de um visual chamativo, bom preço de revenda, o que chama atenção tanto de varejo quanto para locadoras.

Qual desses campeões de vendas você considera o mais completo? Deixe sua opinião nos comentários!

0 comentário em “Os veículos mais vendidos das 10 marcas que lideram o mercado brasileiro”

  1. Gregorio

    O Kicks tá muito top.
    Testei um no sábado passado e ele me impressionou muito, bem superior aos seus concorrentes.
    Só me falta a grana para comprar um kkkkkk. Mas seria a minha escolha com certeza.

    • Robervan

      A Nissan acertou em cheio nesse carro. Poderia ter lançado uma versão elétrica também, eu não compraria, mas isso daria maior apelo comercial para o modelo nesse mercado emergente.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar