A Peugeot não planeja voltar ao passado com seus próximos carros. Recentemente, diversas fabricantes optaram por lançar carros com um visual retrô, como é o caso dos Renault 4, 5 e, futuramente, o Twingo. Além da volta ao passado no visual, a Renault até mesmo trouxe de volta nomes do passado, mas a Peugeot planeja um outro caminho.
Em entrevista à Autocar, o chefe de design da montadora, Matthias Hossann, afirmou que a marca do leão não precisa apelar para um estilo que remeta ao passado. Segundo ele, é importante ter um design retrô quando é preciso relançar uma marca. No entanto, isto não combina com o atual momento da fabricante francesa.
E, de fato, a Peugeot não tem apresentado nem conceitos com visual retrô. O único modelo que tinha um apelo com o passado foi mostrado em 2018. Trata-se do E-Legend Concept, cujo visual guardava semelhança com o sedã 504. A recepção foi positiva, mas a marca nunca colocou o carro em produção.

Sem carros retrô na Peugeot
Vale lembrar que em 2018 a Stellantis ainda não tinha sido formada. Portanto, a Peugeot tinha uma outra direção e um grupo menor. Com a criação do grupo automotivo, houve diversas mudanças, inclusive no posicionamento das fabricantes. Curiosamente, a DS, que também faz parte da Stellantis, mostrou recentemente um conceito inspirado no Citroën SM, sendo um mais modelo retrô para a lista.
Enquanto isso, a Peugeot seguirá focada no futuro da empresa. O conceito Inception, revelado no ano passado, mostrou como deverá ser o desenho dos próximos modelos da fabricante francesa. Mesmo sem ser uma mudança radical perto do que há hoje, ele dá algumas pistas de como a marca vai pensar no design de seus modelos futuros.

Acha que a Peugeot está certa em focar no futuro, em vez de entrar na onda retrô? Deixe nos comentários a sua opinião.



Boa Peugeot. Que continue embelezam as ruas com carros cada vez mais belos tanto por dentro como por fora.
A Peugeot segue uma evolução constante de um design original, desde muito tempo. Se for analisado cada lançamento há alguma evolução. Casos como o Brasil que tem poucos modelos, até parece uma grande evolução quando aparece uma nova geração. Mas na Europa que ela está presente em várias categorias, com muitas variantes, fica claro que a marca não precisa de um modelo retrô. Pois sua origem é bem presente nos modelos originais.