Destaque

Renault 5 elétrico é lançado e quer tirar a paz do Mini Cooper

Mini Cooper, Fiat 500e e rivais que se preparem para a chegada do novo Renault 5. O hatch tem visual retrô e tecnologia como aliados

Renault 5
Renault 5 E-Tech [Divulgação]

Com desenho retrô e tecnologia 100% elétrica, a Renault finalmente apresentou o hatch compacto 5. Ele que apenas relembra como era o modelo de 1972, traz a tecnologia como grande aliada. De toda a novidade da marca francesa, é seu preço nos arredores de R$ 130 mil que devem fazer os concorrentes pirarem. BYD Dolphin, Mini Cooper e Fiat 500e que se preparem.

O 5 E-Tech Electric teve seu projeto desenvolvido em 3 anos e utilizará a plataforma AmpR Small, que é uma evolução da arquitetura CMF-B. A dianteira chama atenção por transmitir um ar de simpatia. A montadora francesa ainda implementou iluminadores de LED no meio dos faróis. Isso faz com que essas peças “olhem” para os seus donos. Nas laterais, as maçanetas das portas traseiras são escondidas e se parecem com as que a Honda usa no SUV compacto HR-V. A traseira é mais conservadora e as lanternas estão na posição vertical, como no modelo de 1972.

Aliás, elas são conectadas por uma barra preta em toda a tampa do porta-malas. O bagageiro comporta 326 litros e a capacidade de reboque do Renault 5 E-Tech é de 500 kg. Naturalmente o modelo transmite o ar de esportivo. Seus para-choques salientes e as caixas de rodas pintadas em uma cor diferente da carroceria aumentam esportividade do hatch. No capô, está um indicador de carga. A tela de LED mostra a porcentagem da carga atual da bateria e quando ela está cheia, aparece o número 5.

5 E-Tech Electric
Renault 5 E-Tech Electric [Divulgação]

Hatch elétrico quer incomodar o mercado

Por sua vez, o interior do 5 E-Tech electric conta com acabamento revestido de materiais reciclados. Ele utiliza cores bem chamativas em diversas superfícies, como os bancos e painéis das portas. Seu painel de instrumentos é digital e integrado com a central multimídia com tela de 10,1 polegadas. O dispositivo conta com o sistema OpenR Link, desenvolvido pelo Google e pode suportar até 50 aplicativos. Ele tem ainda um assistente de inteligência artificial batizado de Reno.

Seu volante é igual ao utilizado pelo Megane E-Tech. No quesito segurança, o Renault 5 E-Tech Electric tem o sistema de condução semiautônoma ADAS nível 2. O hatch compacto rival do Mini Cooper será fabricando em Douai, na França. Ele mede 3,92 m de comprimento e leva confortavelmente 5 pessoas. Tem apenas um motor elétrico e que pode ter três potências: 94, 121 ou 148 cv. A bateria pode ter 40 ou 52 kWh de capacidade e esta última permite autonomia pelo ciclo WLTP de até 400 km.

5 E-Tech Electric
Renault 5 E-Tech Electric [Divulgação]
Ela pode ser recarregada em tomada de corrente contínua com 80 ou 100 kW. O hatch compacto ainda tem a tecnologia V2G, a qual permite ao motorista vender energia para a rede elétrica. Seu preço inicial será nos arredores de R$ 135 mil, o que vai incomodar seus principais rivais e até atrair donos de SUVs. Vale ressaltar que seus oponentes diretos são o Citroën ë-C3, Peugeot e-208, Fiat 500e, BYD Dolphin e outros.

Gostou do Renault 5 elétrico? Teria o hatch se ele vier ao Brasil? Conte nos comentários

>>Fiat mostra como serão Argo, Fastback, Pulse e Strada do futuro

>>5 carros diferentes que possuem o mesmo sobrenome

>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil