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Alguns vieram, outros não

Por que esses carros saíram de linha? 5 automóveis que ficaram caros demais para o Brasil

Custos de produção nas alturas fizeram com que alguns carros deixassem de ser fabricados no Brasil, ou serem descartados por suas marcas

Honda Civic branco com uma floresta ao fundo - o que já sabemos da nova geração
Honda Civic Advanced Hybrid [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Fabricar carros no Brasil é muito caro. Por isso que somos, muitas vezes, abastecidos por projetos de baixo custo ou de desenvolvimento específico para o nosso país. Alguns carros barram no custo e deixam de ser fabricados por aqui em uma nova geração. Ou, em casos mais extremos, a marca até desiste de começar a fabricá-lo nacionalmente.

Assim, reunimos nesta lista cinco exemplos de carros que saíram de linha ou que nem chegaram a ser fabricados no Brasil porque ficaram caros demais para o nosso país. Confira. 

Honda Civic

Honda Civic
Honda Civic Advanced Hybrid [Auto+/ Felipe Yamauchi]

A única razão para o Honda Civic ter deixado de ser fabricado no Brasil para se tornar um importado é o alto custo de produção da nova geração. Ele ficou um carro muito mais tecnológico, sofisticado e seguro. Com isso, mesmo se tivesse motor 1.5 turbo ou 2.0 aspirado, a Honda não conseguiria lucrar com ele. A saída, foi torná-lo importado.

Toyota C-HR

Toyota C-HR [divulgação] Argentina
Toyota C-HR [divulgação]

Por muito tempo a Toyota testou o C-HR no Brasil. O modelo viria por conta da empolgação da fabricante do Corolla com o sucesso do Honda HR-V. Contudo, ele se mostrou caro demais para o Brasil, além de muito mais apertado do que seu rival. No final das contas, recebemos os SUVs de baixo custo da Toyota: Corolla Cross e, futuramente, Yaris Cross.

Chevrolet Omega

Chevrolet Omega B [divulgação]
Opel Omega B [divulgação]

Quando o Opel Omega entrou em sua segunda geração, a GM fez alguns estudos para produzi-lo no Brasil. Contudo, o segmento de sedans executivos já não era o mesmo e o novo modelo encareceu muito. A solução foi começar a importar o Omega da Austrália, onde era vendido como Holden Commodore. Até hoje, um dos carros mais cultuados do Brasil.

Citroën Xsara / C4 Picasso

Citroën Grand C4 Picasso [divulgação]
Citroën Grand C4 Picasso [divulgação]

Ainda que a C4 Picasso tenha sido vendida no Brasil durante duas gerações, sua antecessora, a Xsara Picasso, foi a responsável por inaugurar a produção local da Citroën. Só que, como a geração mais nova subiu o patamar de sofisticação e os custos de produção subiram, ela nunca foi cogitada para uma montagem brasileira.

Renault Clio

renault clio vermelho de terceira geração de frente com a porta do passageiro aberta carros
Renault Clio III [divulgação]

Nos temos em que a Renault percebeu que seus carros no Brasil não faziam sucesso, mas que os modelos da Dacia seriam sua tábua de salvação, o Clio se tornou um carro maior e mais sofisticado. Como resultado, mantivemos a segunda geração por mais tempo do que deveria, enquanto o Sandero assumiu o papel que o Clio desempenhou lá fora.

Qual outro carro ficou caro demais para o Brasil e você se lembra? Conte nos comentários.