
Fabricar carros no Brasil é muito caro. Por isso que somos, muitas vezes, abastecidos por projetos de baixo custo ou de desenvolvimento específico para o nosso país. Alguns carros barram no custo e deixam de ser fabricados por aqui em uma nova geração. Ou, em casos mais extremos, a marca até desiste de começar a fabricá-lo nacionalmente.
Assim, reunimos nesta lista cinco exemplos de carros que saíram de linha ou que nem chegaram a ser fabricados no Brasil porque ficaram caros demais para o nosso país. Confira.
Honda Civic

A única razão para o Honda Civic ter deixado de ser fabricado no Brasil para se tornar um importado é o alto custo de produção da nova geração. Ele ficou um carro muito mais tecnológico, sofisticado e seguro. Com isso, mesmo se tivesse motor 1.5 turbo ou 2.0 aspirado, a Honda não conseguiria lucrar com ele. A saída, foi torná-lo importado.
Toyota C-HR
![Toyota C-HR [divulgação] Argentina](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/toyota_c-hr_hybrid_453_edited-1200x720.jpg)
Por muito tempo a Toyota testou o C-HR no Brasil. O modelo viria por conta da empolgação da fabricante do Corolla com o sucesso do Honda HR-V. Contudo, ele se mostrou caro demais para o Brasil, além de muito mais apertado do que seu rival. No final das contas, recebemos os SUVs de baixo custo da Toyota: Corolla Cross e, futuramente, Yaris Cross.
Chevrolet Omega
![Chevrolet Omega B [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/02/opel_omega_377_edited-1200x719.jpg)
Quando o Opel Omega entrou em sua segunda geração, a GM fez alguns estudos para produzi-lo no Brasil. Contudo, o segmento de sedans executivos já não era o mesmo e o novo modelo encareceu muito. A solução foi começar a importar o Omega da Austrália, onde era vendido como Holden Commodore. Até hoje, um dos carros mais cultuados do Brasil.
Citroën Xsara / C4 Picasso
![Citroën Grand C4 Picasso [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/08/citroen_grand_c4_picasso_8_edited-1200x720.jpg)
Ainda que a C4 Picasso tenha sido vendida no Brasil durante duas gerações, sua antecessora, a Xsara Picasso, foi a responsável por inaugurar a produção local da Citroën. Só que, como a geração mais nova subiu o patamar de sofisticação e os custos de produção subiram, ela nunca foi cogitada para uma montagem brasileira.
Renault Clio

Nos temos em que a Renault percebeu que seus carros no Brasil não faziam sucesso, mas que os modelos da Dacia seriam sua tábua de salvação, o Clio se tornou um carro maior e mais sofisticado. Como resultado, mantivemos a segunda geração por mais tempo do que deveria, enquanto o Sandero assumiu o papel que o Clio desempenhou lá fora.
Qual outro carro ficou caro demais para o Brasil e você se lembra? Conte nos comentários.