Nos últimos tempos, há muito questionamento em torno do uso de freio a tambor na traseira de alguns carros nacionais. Recentemente o Volkswagen Polo perdeu o freio a disco traseiro quando foi reestilizado. Mas Fiat Pulse, mesmo na versão Abarth, e o SUV cupê Fastback já nasceram com freio a tambor. Mas por que?
Oficialmente, a Fiat declara que “este freio traseiro à tambor é especial e completamente capaz. Ele foi desenvolvido para atender todos os atributos Abarth como eficiência e refrigeração”. Ou seja, atende aos critérios de desempenho pensados pela marca tanto para o Fastback, quanto para o Pulse Abarth.
Na prática, o uso do sistema a tambor nos modelos compactos se dá por conta do peso baixo da carroceria e da eficiência do sistema que, é de construção mais simples, mas que não se faz necessário em carros tão pequenos. Até mesmo caminhonetes médias usam freios a tambor na grande maioria.
![Abarth Pulse [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Abarth-Pulse-1-750x451.jpg)
Há de considerar também que para o usuário comum, o sistema de freio a tambor traseiro será mais do que suficiente para 99% das suas utilizações durante a vida útil do carro. Além disso, a manutenção é mais baixa desse tipo de componente quando comparado ao freio a disco.
![Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Fiat-Fastback-Limited-Edition-Powered-by-Abarth-13_edited-750x450.jpg)
>>VW Polo GTS 2023 é lançado com visual europeu
>>Fastback é exatamente do que Brasil e Fiat almejam | Avaliação
>>Por que o Volkswagen Polo 2023 tem freio a tambor na traseira?


![Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Fiat-Fastback-Limited-Edition-Powered-by-Abarth-4_edited-1200x720.jpg)
Economia miserável, assim como o eixo de torção, freio de alavanca, etc em carros de mais de 100 mil.
A impressão que tenho é que infelizmente para o brasileiro o produto deve oferecer o mínimo possível pelo maior preço possível.
E só não comprar esses carros ! Simples !
Jeep Renegade, Compass e Commander todos oferecem freios a disco nas quatro rodas, assim como suspensão independente nas quatro rodas, freio de mão eletrônico.
Carro com tambor traseiro o desgaste das pastilhas e discos dianteiros é muito maior do que os modelos com discos nas quatro rodas, fora a segurança.