Ao vivo
Home » Curiosidades » Por que o “limpador delete” é uma das coisas mais idiotas que você pode fazer com seu carro

Curiosidades

Ideia esquisita

Por que o “limpador delete” é uma das coisas mais idiotas que você pode fazer com seu carro

Cultura de remoção do limpador traseiro tem se tornado comum no Brasil e é uma ideia que só prejudica o motorista

3 min de leitura

Ainda que esteticamente o limpador traseiro dos carros não seja a coisa mais bonita do mundo, ele é um item de segurança necessário em modelos com traseira reta como hatches, SUVs e peruas. Contudo, de uns tempos para cá, a cultura do “limpador delete” tem se espalhado e é um dos maiores crimes que você pode cometer com o seu carro.

Primeiro que o limpador traseiro não é um item estético, mas sim funcional. Ele serve para manter o vidro traseiro limpo de sujeiras e gotas de chuva. Em carros com traseira reta, como hatches, SUVs e peruas, existe a criação de uma zona de baixa pressão logo atrás do carro.

Com isso, essa região tende a puxar a sujeira que o carro levanta do chão. Já reparou que em tempo seco, a traseira sempre está bem empoeirada? Especialmente ao dirigir por muitos quilômetros. Em chuva, respingos vindos da traseira caem direto no vidro. E, por conta disso, o limpador se faz necessário.

peugeot 208 style prata de traseira limpador delete
Peugeot 208 Style [Auto+ / João Brigato]

Contudo, aqui no Brasil existe uma cultura de remoção da haste de limpeza, o chamado “limpador delete”. Para que anda com o carro somente em tempo seco e o limpa o tempo todo, não há problema. Mas uma chuva forte pode comprometer diretamente a segurança de condução.

Isso porque os respingos dágua se acumularão no vidro, obstruíndo a visão traseira e prejudicando diretamente a segurança de condução. Ou seja, em favor de uma suposta estética, o “limpador delete”, na realidade, prejudica a segurança no trânsito.

Volkswagen Golf prata de lado em túnel de vento limpador delete
Volkswagen Golf [divulgação]

Por que sedãs não tem limpador?

Mas se remover o limpador é prejudicial à segurança, por que os sedãs não têm esse recurso? Diferentemente dos hatches, SUVs regulares (os SUVs cupê são como os sedans nesse quesito) e peruas, não há a formação de uma zona de baixa pressão tão forte nesses modelos, além da inclinação do vidro.

A traseira dos sedãs e SUVs cupês fica, de fato, suja. Contudo, o fato de ter vidro traseiro inclinado faz com que a força aerodinâmica se livre da sujeira dos vidros. Mesmo em alta velocidade, é possível ver a água escorrendo pelo vidro traseiro com facilidade e não há respingos vindos do chão por conta da tampa do porta-malas.

Fiat Cronos 1.3 Precision branco 2026 traseira
Fiat Cronos 1.3 Precision 2026 [divulgação]

Você já tinha ouvido falar do “limpador delete”? Conte nos comentários.


YouTube video

1 comentário em “Por que o “limpador delete” é uma das coisas mais idiotas que você pode fazer com seu carro”

  1. Alvaro Guatura

    Meu Byd Dolphin Mini já veio de fábrica na última moda

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar