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Curiosidades

Acidente de cinema

Porsche 911 GT3 RS e BMW M2 se envolvem em acidente com explosão no Nürburgring

Batida violenta aconteceu no sábado (5), durante sessão aberta ao público no circuito alemão

3 min de leitura

Um acidente impressionante marcou a tradicional sessão Touristenfahrten no circuito de Nürburgring, na Alemanha, neste sábado (5). Um Porsche 911 GT3 RS e uma BMW M2 Competition colidiram em alta velocidade e causaram uma explosão que destruiu os dois carros. O impacto foi tão forte que peças como pinças de freio e componentes da suspensão foram lançados a metros de distância. Apesar da gravidade, os dois motoristas sobreviveram.

A sessão Touristenfahrten permite que qualquer pessoa pague uma taxa para rodar com seu próprio carro no lendário traçado de Nürburgring Nordschleife. Não é uma competição oficial, não há cronometragem nem premiação, e a orientação é evitar disputas e manter a segurança. Mas nem sempre isso acontece, e foi o caso desta vez.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a Porsche GT3 RS tentando ultrapassar a BMW M2 em uma das partes mais estreitas do circuito. A M2 estava em alta velocidade, mas mais lento que a Porsche, que se aproximava a quase 200 km/h. 

Inicialmente, a BMW se moveu levemente para a direita, aparentemente para ceder passagem. Mas no momento exato da tentativa de ultrapassagem, o condutor da M2 voltou à esquerda e atingiu a lateral da GT3 RS. O impacto arremessou os dois carros contra as barreiras de proteção e fez uma explosão de cinema.

Porsche 911 GT3 RS cinza batida em Nürburgring
Porsche 911 GT3 RS batida em Nürburgring [Reprodução]

As imagens mostram o incêndio logo após a batida, com fumaça e peças espalhadas pela pista. A estrutura de ambos os veículos ficou completamente destruída, mas com a célula de sobrevivência ainda intacta.

Quem estava errado e prejuízo alto

Nas redes sociais, muitos apontaram o condutor da BMW como o principal responsável, por mudar de direção no momento da ultrapassagem. Outros culparam o piloto da Porsche por tentar uma manobra tão arriscada em trecho estreito da pista. Como de costume nessas sessões abertas, não há direção de prova ou investigação oficial.

BMW M2 Competition azul de lado batida em Nürburgring
BMW M2 Competition batida em Nürburgring [Reprodução]

Outro ponto relevante é que grande parte das seguradoras não cobre acidentes ocorridos durante as sessões de Touristenfahrten, devido ao alto risco envolvido. 

Isso significa que os proprietários provavelmente terão que arcar com todos os prejuízos dos próprios carros que foram praticamente destruídos, além de pagar pelo reparo das estruturas do circuito, que também costuma ser cobrado pela administração de Nürburgring.

Os carros envolvidos

A BMW M2 Competition envolvida é da geração anterior, produzida antes do lançamento da atual geração em outubro de 2022. Com o motor original, o modelo tem o 3.0 biturbo de seis cilindros, com 410 cv e 56,1 kgfm de torque. O câmbio automatizado de dupla embreagem tem sete marchas, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir 280 km/h de máxima.

Já a Porsche 911 GT3 RS é uma das versões mais radicais da linha 911. Vem com motor 4.0 aspirado de seis cilindros, com 525 cv e 47,4 kgfm de torque, também acoplado a uma transmissão automatizada de sete marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega aos 296 km/h de velocidade máxima.

Você teria coragem de acelerar no Nürburgring com um superesportivo desses? E quem foi o culpado no acidente? Deixe sua opinião nos comentários! 


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1 comentário em “Porsche 911 GT3 RS e BMW M2 se envolvem em acidente com explosão no Nürburgring”

  1. Thiago

    Track day de amadores é isso mesmo, nesses track day não só brasil tá cheio de gente que acha que sabe pilotar… foi ignorância dos dois na minha visão se não tava valendo nada não vale o risco

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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