O Volkswagen Tera era um dos modelos mais aguardados do Brasil em 2025. Afinal de contas, existe uma grande expectativa sobre seu desempenho de vendas e se ele vai ser tornar o carro da marca alemã mais vendido do portfólio atual dela. Ele tem versões com motor 1.0 aspirado ou turbo, câmbio manual ou automático e bastante disposição para atazanar diversos modelos já consolidados do mercado brasileiro.
Porém, quais SUVs que já conhecemos podem brigar diretamente com o Volkswagen Tera? É esta resposta que o Auto+ vai te responder nessa lista. Aliás, vamos deixar claro o motivo pelo qual o novo SUV subcompacto alemão pode brigar com um SUV que os brasileiros conhecem bem. Então, apertem os cintos e tenham boa leitura.
Fiat Pulse – mesma categoria

Em primeiro lugar, não tem como começar a lista sem o SUV mais barato da Fiat da atualidade. Inclusive, a marca italiana esperou o Tera ser lançado para anunciar os preços da linha reestilizada e 2026 do Pulse. Ele tem novo visual, diversos itens de série, pode ter motor 1.3 aspirado ou turbo e câmbio manual ou automático. O Pulse tem tamanho e porte próximo ao do novo modelo alemão.
Seus preços vão de R$ 98.990 e chegam em R$ 146.990. Além disso, é o único dos SUVs subcompactos a contar com motorização eletrificada. Ele conta com sistema semi-híbrido, o qual combina o motor 1.0 turbo flexde 130 cv e mais um sistema elétrico. Ao menos, o consumo de combustível e as emissões de poluentes são menores, mas a parte elétrica não tem força para tracionar as rodas.
Renault Kardian – mesma categoria

Outro dos SUVs que brigam diretamente com o Volkswagen Tera é o Kardian. Ele foi apresentado em 2024 e traz a nova identidade visual da marca francesa. Além disso, ele estreou o inédito conjunto de motor 1.0 turbo flex de 125 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem DCT. O visual do Kardian é um dos seus chamarizes, depois vem a opção de motor 1.0 turbo equipada com câmbio manual.
Atualmente, ele possui preços que vão de R$ 112.690 e chegam em R$ 145.990. Ou seja, sua faixa de preço é bastante colada ao do Tera. Inclusive, eles compartilham do mesmo porte e vocação. Aqui, você pode escolher entre o desenho mais sofisticado francês ou a racionalidade da montadora alemã.
Nissan Kicks Play Active Plus e Sense – mesma faixa de preço


Pode parecer estranho, mas deve acontecer em pouco tempo. As versões Sense e Active Plus do Kicks Play possuem preços bem próximos ao das versões mais acessíveis do Tera. O porém é que o SUV compacto japonês é veterano e é de outra categoria em relação ao novato. Aqui, o Kicks Play se destaca pelo amplo espaço interno, baixo consumo de combustível e porta-malas de 432 litros, um dos maiores do segmento.
No entanto, ele usa o motor 1.6 aspirado flex de quatro cilindros de 113 cv. O propulsor trabalha em união com o câmbio automático do tipo CVT X-Tronic. Juntos, priorizam mais o consumo de combustível comedido do que um desempenho mais picante. O Kicks Play Active Plus parte de R$ 117.990, ou R$ 1 mil mais caro do que o Tera 170 TSI manual. Já o Sense, custa R$ 129.690 (quase R$ 3 mil a mais que o Tera Comfort).
Citroën Basalt Feel e Shine T200 CVT – mesma faixa de preço


Surpreendentemente, um dos SUVs que briga diretamente com o Volkswagen Tera é o Basalt nas versões mais caras. Entretanto, cada um tem um público específico. O Tera é um SUV subcompacto, já o Basalt é um SUV-cupê mais indicado para famílias grandes. Afinal de contas, ele dispõe de amplo espaço interno e seu porta-malas tem cavernosos 490 litros de capacidade.
Aliás, os Basalt Shine e Feel turbo só brigam com o Tera no quesito preço por meio da tabela oficial. O Feel T200 custa R$ 118.290 e o Shine sai por R$ 120.900. Porém, a marca francesa oferece essas versões com generosos descontos em seu site oficial e graças a um estoque especial que ela montou. Debaixo do capô, os Basalt turbo trazem motor 1.0 turbo flex de 130 cv e câmbio automático do tipo CVT, os mesmos do Pulse.
Jeep Renegade Sport e Altitude 2026 – mesma faixa de preço

![Jeep Renegade sem nome [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Jeep-Renegade-sem-nome-3-1200x719.jpg)
Por fim, outro dos SUVs que pode dar uma atazanada na vida do Tera é o Renegade 2026 em suas versões mais acessíveis. A nova linha do SUV compacto veterano foi apresentada há pouco tempo. E o principal destaque é a redução de preço em determinadas variantes. A Altitude, por exemplo, perdeu o nome Sport e ficou R$ 10 mil mais em conta. Inclusive, a finada versão Sem Nome do Renegade foi batizada e agora volta a se chamar Sport.
Ambas, possuem motor 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. Elas se destacam pelo visual quadrado, marca registrada do modelo desde 2015 e por trazerem diversos itens de série. O Renegade Sport 2026 custa R$ 118.290 ou R$ 1.300 a mais do que o Tera 170 TSI manual. E o Renegade Altitude 2026 sai por R$ 142.990, levemente mais caro do que o Tera High TSI com kit The Town, de R$ 142.290.
De todos esses SUVs, qual você acha que vale mais a pena? Teria algum deles ou compraria o Volkswagen Tera? Conte nos comentários


