Os SUVs vieram para ficar e cada dia mais essa moda se espalha pelo mercado, incluindo o Brasil. Esses modelos são queridinhos dos motoristas por terem posição mais alta de guiar e transmitem uma imagem de robustez. Mas, você sabia que ainda existem alguns deles que são equipados com câmbio manual? O Auto+ garimpou bastante e vai te mostrar quais deles ainda contam com os três pedais.
Teremos modelos de para todos os gostos e bolsos. Vamos te dar detalhes como itens de série e até consumo de combustível dos listados. Os valores apresentados nessa lista foram consultados nos respectivos sites das marcas. Separe lápis, papel e aproveite a leitura.
Fiat Pulse Drive 1.3 – R$ 99.990

Um dos SUVs mais baratos do país é o Pulse Drive. Subcompacto, ele chama atenção pelo desenho encorpado e os apliques escurecidos espalhados pela carroceria. Ele tem 4,09 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos. Sob o capô, o Pulse Drive dispõe do motor 1.3 aspirado flex de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. A transmissão manual tem cinco marchas e a tração é dianteira.
Sobre consumo, suas médias são de 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina sobem para 12,6 km/l e 14,5 km/l, respectivamente. Mesmo sendo a versão mais barata, o Pulse manual vem equipado com quatro airbags, alerta de limite de velocidade, ar-condicionado automático e digital e central multimídia de 8,4 polegadas.
Citroën Basalt Feel – R$ 102.490

A Citroën trouxe o Basalt para brigar com o Fiat Fastback e também para atrair os donos de sedans. O segundo lugar dessa lista de SUVs equipados com câmbio manual vai para a versão mais barata do modelo francês. Ela é a única da gama a ter o propulsor 1.0 aspirado flex Firefly de 75 cv e 10,5 kgfm. Sua transmissão tem cinco velocidades e a tração é dianteira.
Ele pode não ser ágil, já que precisa de 15,2 segundos para atingir os 100 km/h. Mas, as médias de 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol ou 13,2 km/l e 14,3 km/l, na ordem com gasolina, são capazes de animar qualquer um. O Basalt Feel traz assistente de partida em rampas, central multimídia, câmera de ré e mais itens. Inclusive, a marca oferece esta variante com bônus generoso em seu site. Assim, seu preço cai para pouco mais de R$ 94 mil.
Volkswagen Tera MPI – R$ 105.890

Projetado para ser um dos carros mais marcantes da Volkswagen, o Tera correu e entrou de cabeça nessa lista. Indicamos sua versão mais acessível, a Sem Nome MPI. Ela tem o propulsor 1.0 aspirado flex de 84 cv sob o capô. Mas, o Tera também tem versão turbinada e com transmissão manual. O porém é que ele fica bem mais caro neste caso e beira os R$ 119 mil.
De acordo com a Volkswagen, o Tera MPI faz médias de 9,1 km/l em ciclo urbano e 10,2 km/l em ciclo rodoviário com etanol. Com gasolina no tanque, os valores mudam para 13,2 km/l e 14,7 km/l, na ordem. Ele traz de fábrica sensor de fadiga, seis airbags, frenagem autônoma de emergência, faróis e DRL’s de LED e central multimídia de 10,1 polegadas.
Renault Kardian Evolution – R$ 113.690
![Renault Kardian Evolution manual [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/lDNlFwVP-Renault-Kardian-Evolution-manual-3-jpg.avif)
A Renault criou essa versão do Kardian para agradar quem ama acionar o pedal da embreagem para trocar a marcha. De todos os SUVs equipados com câmbio manual indicados nessa lista, ele é o único a ter motor turbo e preço bem acessível, ficando abaixo dos R$ 115 mil. Seu propulsor entrega 125 cv e 22,4 kgfm. Diferentemente de seus oponentes, sua transmissão tem seis marchas.
Sobre consumo, as médias com etanol são de 8,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, elas mudam para 12,7 km/l e 14,7 km/l, na ordem. Em relação ao tamanho, o Kardian conta com 4,11 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Essa versão é equipada com painel de instrumentos de sete polegadas, central multimídia, faróis de LED, controlador de velocidade e monitoramento da pressão dos pneus.
Renault Duster Intense Plus – R$ 141.990
![Renault Duster Intense Plus [reprodução]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/duster_edit-1320x792.jpg)
A Renault quis aparecer e emplacou logo dois SUVs nessa lista. Apesar de serem irmãos, os públicos do Kardian e Duster são um pouco diferentes. O veterano do segmento conta com 4,37 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Outro destaque é seu porta-malas, o qual acomoda 475 litros. O Duster é indicado para famílias grandes ou quem usará o veículo para trabalhar por aplicativo.
Seu motor 1.6 aspirado flex rende 112 cv e 15,6 kgfm. Sobre consumo, suas médias são de 7,6 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina no tanque, elas mudam para 11,2 km/l e 12,3 km/l, respectivamente. Vem equipado com central multimídia, piloto automático, seis airbags, bancos em tecido e mais equipamentos.
Suzuki Jimny Sierra 4You Allgrip – R$ 155.990
![Suzuki Jimny Sierra 4You manual [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Suzuki-Jimny-Sierra.jpg)
Por fim, o último dos SUVs equipados com câmbio manual à venda hoje no Brasil é o Jimny Sierra. Ele está mais para jipinho, dado seu porte e vocação mais aventureiros. Quadrado onde pode, ele conta com o motor 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm. Já que ele gosta de se aventurar no fora-de-estrada, sua tração é integral Allgrip Pro e com marcha reduzida.
Faróis de neblina, central multimídia, assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade são de série. Em relação ao consumo, ele marca 10,9 km/l em perímetro urbano e 11,9 km/l em perímetro rodoviário. Contudo, seu futuro no Brasil é incerto, pois seu propulsor não atende aos regulamentos do Proconve L8.
Você gosta do câmbio manual ou prefere o conforto do automático? Teria algum desses SUVs? Conte nos comentários



Pena que agora só essas porcarias de automáticos. Tem o Mitsubishi ASX manual ainda. , pena que também acabaram com a tração traseira, só quem já andou com carro com traça traseira sabe o que e bom . Enfim dizem que e a modernidade, o que pra mim e retrocesso, onde já se viu puxar ser mais fácil que empurrar, também né Engenheiros formados em EAD.
Lembro que tive um Opala e alguns Chevette´s! Só eram ruins, porque gastavam muitos pneus, em comparação aos carros que tenho hoje.
Más já estou preparando um outro carro manual, que vai dar prejuízo com pneus!
Nada como dirigir um carro, de câmbio manual! Hoje, os jovens motoristas que só conhecem carros automáticos, não sabem o que é realmente o prazer de dirigir!
O brasileiro gosta de ser modinha, a modinha hoje é SUV com câmbio automático. Já era , ou a pessoa adere ou depois a revenda é uma briga
Prefiro transmissão manual. Raramente quebra e sua manutenção é nem mais em conta. Aliás quem prefere os automáticos ao manual sao os que nao têm prazer ao dirigir, sentir o carro
Esse Tera eu vi essa semana, deu ânsia! Uuuuuhhhhhhrrrg
Fiz o pedido de um Fiat Pulse com câmbio manual em 18/06/2025 e até agora não recebi, pelo jeito serei vencido pelo cansaso da espera, e obrigado pegar um com o famigerado câmbio automatizado.