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Que carro foi valorizado só quando morreu? | Pergunta da Semana

Enquanto estava em linha, não era valorizado. Mas foi deixar de ser produzido que esse carro ganhou outro status

3 min de leitura

Quase toda mãe diz a frase: “quando eu morrer, vocês vão aprender a me valorizar”. Só que não somente as matriarcas deveriam dizer isso, mas no Brasil tem carro que também tem direito a essa frase. Por isso, na Pergunta da Semana, queremos saber: que carro foi valorizado só quando morreu?

Para que sua resposta faça parte da lista completa na sexta-feira, deixe sua sugestão na caixa de comentários ou através das nossas redes sociais. Mas antes, as escolhas da nossa equipe de jornalismo. 

Honda Civic nacional – João Brigato / editor chefe

Honda Civic Touring [divulgação]
Honda Civic Touring [divulgação]

Ainda que o novo Civic seja um carro incrível, a geração anterior era mais acessível ao público geral por ser produzida no Brasil. O modelo era o único que conseguia, de alguma maneira, incomodar o Toyota Corolla. Mas, depois que virou importado, os preços do modelo nacional não caíram mais e o público passou a desejar ele ainda mais.

Toyota Corolla Fielder – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Toyota Corolla Fielder (divulgação)

A falta que as peruas fazem é gigantesca. Prova disso é que a Toyota Corolla Fielder nunca teve seu local preenchido, ainda que o Corolla Cross tente. Uma perua em bom estado de conservação dura pouquíssimo em estoque e, em sua maioria, são vistas bem cuidadas nas ruas. 

Renault Megane Grand Tour – Leo Alves / repórter

Renault Megane Grand Tour [divulgação]
Renault Megane Grand Tour [divulgação]

Reforçando o fato de que as peruas só foram verdadeiramente valorizadas depois que saíram de linha, a Renault Megane Grand Tour é outro exemplo. Quando era zero, era rejeitada por ser francesa. Mas depois que saiu de linha, foi endeusada pelas pessoas e hoje é muito mais querida do que o sedã – que sempre vendeu mais.

Fiat Punto – Felipe Yamauchi / repórter

Fiat novo Punto [divulgação]
Fiat Punto [divulgação]

Quando a Fiat tinha Uno, Palio, Punto e Bravo, o Fiat Punto era visto como o hatch divertido e um pouco mais sofisticado que modelos mundanos. Tinha teto solar, dinâmica interessante e uma gama completa de motores. O Argo surgiu mais como um novo Palio com algumas amenidades para pegar o público do Punto, mas não é a mesma coisa. 

E para você: que carro só foi valorizado depois que saiu de linha? Conte nos comentários.


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6 comentários em “Que carro foi valorizado só quando morreu? | Pergunta da Semana”

  1. Tootsuki

    As peruas são um caso curioso. Na Internet todo mundo fica #SaveTheWagons, aclamando elas e desejando a volta das peruas, mas pra comprar na época que elas eram oferecidas, pouquíssimos queriam comprar.

  2. Tootsuki

    Up!: ele teve seus motivos pra vender pouco enquanto estava em linha, porém após sua morte a procura principalmente pelas versões TSI é gigantesca, tanto que ele ainda é caro até hoje.
    Sandero, March, Etios: coloquei os três de uma vez por se um dia eles foram negligenciados, hoje são muito procurados e queridos como boas opções de primeiro carro.

  3. awatenor

    Isso, o UP!
    Quem tem nem quer vender!

  4. Luiz Fernando

    O problema é querer salvar mas não pagar pelo salvamento. Peruas normalmente eram mais caras.

  5. Pablo Staskiewicz

    Fiat linea e o bravo hj são mais valorizados que na época

  6. Edmundo Junior Kajueiro

    A falta das peruas é tanta que os suvs estão ficando cada vez mais parecido com elas…
    Se a Fiat fizesse hoje uma perua baseada na Toro conseguiria bons volumes de vendas.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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