Inimigos do posto de gasolina

10 carros mais econômicos do Brasil

Carros que são econômicos tendem a ser mais queridos pelo público, ainda mais hoje com os altos preços dos combustíveis

Os subcompactos são um tipo de carro que não agradam a todos os consumidores e o Renault Kwid prata de frente está andando na cidade com muro ao fundo
Renault Kwid Zen [Divulgação]

Carros que são econômicos acabam sendo o xodó de diversos consumidores, já que os preços dos combustíveis estão cada vez mais altos. Os dados revelados nesta lista seguem os valores apresentados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, PBEV, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro.

Os 5 carros listados foram elencados com base no seu respectivo consumo energético medido em megajoules por quilômetro, ou seja, a quantidade de energia que o modelo necessita para ir de um ponto ao outro. Quanto mais baixo for o valor, mais eficiente o veículo é. Foram considerados apenas os carros mais populares, com valores nos arredores de R$ 100 mil e movidos a combustão.

Renault Kwid (Todas as versões) – 1,36 MJ/km

Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]

Um dos carros mais baratos do país é o Renault Kwid. Além de ser barato, ele é bastante econômico e eficiente, com um consumo de 1,36 MJ/km. Todas as versões atualmente oferecidas são equipadas com o motor tricilíndrico 1.0 SCe de 71 cv e 10 kgfm de torque. Ele apresenta médias de 10,8 km/l e 11 km/l com etanol na cidade e na estrada, respectivamente, e 15,3 km/l e 15,7 km/l nos mesmos percursos com gasolina.

Chevrolet Onix Plus LT manual – 1,42 MJ/km

Onix Plus 2024
Chevrolet Onix Plus LT 2024 [Divulgação]

Se o leitor do Auto+ precisa de mais espaço e quer economia, a versão LT manual do Onix Plus pode atender às suas necessidades. Ele consome 1,42 MJ/km para ir de um ponto ao outro. Seu motor 1.0 aspirado e o câmbio manual de seis marchas proporcionam médias de 9,3 km/l e de 12 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com etanol, e 13,5 km/l e 17,4 km/l nos mesmos percursos abastecido com gasolina. As versões Sem Nome e LT aspiradas do hatch também são econômicas.

Volkswagen Polo Sem Nome TSI – 1,45 MJ/km

hatches mais econômicos
Volkswagen Polo TSI 2024 [Divulgação]

O Polo é um dos carros mais acessíveis da Volkswagen. E a versão TSI do compacto oferece um consumo energético de 1,45 MJ/km. Trazendo o motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas, apresenta médias de consumo são 9,5 km/l e 11,3 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com etanol, e 13,7 km/l e 16,1 km/l com gasolina nos mesmos ciclos.

Fiat Cronos Drive 1.0 – 1,47 MJ/km

Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]

Outro sedã compacto quis aparecer na lista. A versão mais barata do Cronos atualmente consome 1,47 MJ/km. Tem motor tricilíndrico 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm e o câmbio é manual de cinco marchas. No consumo, ele marca 9,8 km/l e 11 km/l com etanol na cidade e na estrada, respectivamente, e 13,4 km/l e 15,6 km/l com gasolina nos mesmos circuitos.

Peugeot 208 Like/ Style 1.0 – 1,47 MJ/km

Mesmo com o valor igual de consumo do Cronos, o 208 roda um pouco menos em alguns cenários. Ainda assim, ele é um dos carros mais econômicos do nosso mercado. Essas versões contam com o propulsor 1.0 Firefly de três cilindros, que entrega até 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. As médias são de 9,6 km/l e 11,1 km/l utilizando etanol na cidade e na estrada, respectivamente. Com gasolina, crava 13,3 km/l e 15,8 km/l.

Renault Stepway 1.0 – 1,48 MJ/km

Renault Stepway 1.0 [divulgação]
Renault Stepway [divulgação]

O Sandero com pegada urbana deu adeus aos brasileiros recentemente e hoje é ofertado apenas nas versões Stepway com motor 1.0 e 1.6. No caso do modelo mais em conta, o motor 1.0 SCe tricilíndrico aspirado de 82 cv e 10,1 kgfm. Se abastecido com gasolina, ele faz médias de 13,9 km/l e 14,7 km/l na cidade e estrada e com etanol, marca 10 km/l e 10,2 km/l nos mesmos ciclos. Os Volkswagen Polo MPI e Track 2024 também possuem 1,48 MJ/km de consumo.

Fiat Mobi Like e Trekking 1.0 – 1,50 MJ/km

Um dos carros mais baratos do país atualmente é o Mobi. Ele é vendido em duas versões e elas trazem o motor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros de 74 cv e 9,7 kgfm. Quando abastecido com gasolina, ele faz médias de 13,5 km/l e 15 km/l na cidade e estrada. Com etanol, os números são de 9,6 km/l e 10,4 km/l nos mesmos ambientes.

Hyundai HB20 1.0 aspirado – 1,51 MJ/km

O HB20 é frequentemente visto na lista dos carros mais vendidos do país e ele possui diversas versões em seu catálogo. Mas, as equipadas com motor aspirado 1.0 Kappa de três cilindros de 80 cv e 10,4 kgfm. As variantes Sense, Comfort e Limited Plus marcam 13,5 km/l e 14,6 km/l com gasolina na cidade e estrada. Com etanol, os valores são de 9,6 km/l e 10,4 km/l.

Fiat Argo Sem Nome e Drive 1.0 – 1,53 MJ/km

Quem precisa de um hatch com mais espaço que o Mobi, pode optar pelo Argo. Nas duas versões mais acessíveis, o modelo conta com motor 1.0 Firefly flex de três cilindros. Ele possui 75 cv e 10,7 kgfm. Com gasolina, as médias são de 13,3 km/l e 14,7 km/l na cidade e estrada. Já com etanol no tanque, os números são de 9,4 km/l e 10,2 km/l.

Honda City hatch e sedã (todas as versões) – 1,53 MJ/km

Já quem é fã de carros japoneses, todas as versões da linha City hatch e sedã contam com o mesmo consumo energético do Fiat Argo. Um diferencial dos Honda é contar com o motor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros. Ele tem 126 cv e 15,8 kgfm e o câmbio é sempre automático do tipo CVT. O sedã tem médias de 13,1 km/l e 15,2 km/l na cidade e estrada com gasolina.

Com etanol, as médias passam a ser de 9,2 km/l e 10,5 km/l. O hatch marca 13,3 km/l e 14,8 km/l na cidade e estrada com gasolina. Com etanol, as médias são de 9,1 km/l e 10,5 km/l.

Qual desses carros você teria na sua garagem? A economia de combustível é uma prioridade para você ao escolher seus carros? Conte nos comentários


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