Ao vivo
Home » Curiosidades » Renault Duster é o Sandero que fez Crossfit

Curiosidades

Renault Duster é o Sandero que fez Crossfit

Pode não parecer, mas o Renault Duster já entre os brasileiros há mais de 10 anos e ainda quer incomodar seus rivais por mais tempo

4 min de leitura

Os SUVs compactos vieram para ficar, a prova disso é a ampla quantidade de modelos disponíveis nessa categoria. Mas, os dois precursores do atual sucesso desse segmento são os Ford EcoSport e Renault Duster. O SUV francês já tem mais de 10 anos na costa de Brasil e ainda assim segue firme e forte perante seus rivais. Conheça sua história.

A trajetória do Duster começou em 2010 e sob os cuidados da Dacia. Ele foi criado para ser uma espécie de Sandero bombado e barato. Não demorou muito e em 2011 ele veio ao Brasil para atazanar a vida do EcoSport, o qual reinava praticamente sozinho desde o início dos anos 2000. O Duster impressionava pelo visual parrudo e robustez.

Fora que, seu desenho quadrado e conservador trazia um charme a mais. Na época da sua chegada, a Renault já contava com boa reputação por aqui e o Duster ampliou ainda mais. O que mais era e ainda é elogiado nele é sua altura em relação ao solo, o que permite enfrentar sem dificuldades as ruas esburacadas brasileiras e o amplo espaço interno. Afinal de contas, 5 pessoas andam confortavelmente no SUV compacto.

Renault Duster
Renault Duster Tech Road [Divulgação]

Um tapa no visual

Outro destaque dele é o porta-malas de 475 litros, o qual é um dos maiores da categoria desde 2011. Um dos seus companheiros inseparáveis é o motor 1.6 aspirado. Ele está com o Duster desde sua chegada e passou por diversas atualizações, com o intuito de deixá-lo mais eficiente. No começo, ele podia ter câmbio manual ou automático de 4 marchas. Mas, este último junto com o motor 2.0 aspirado, rendiam um consumo de combustível nada querido aos donos.

No começo, o Renault Duster tinha diversas versões em sua gama e até uma com tração 4×4. Com diversas qualidades, logo roubou o posto do EcoSport e chegou a liderar o segmento. Mas, em 2015 as coisas começaram a mudar. A Honda revelou o HR-V e a Jeep apresentou o Renegade. Aqui, a chapa esquentou e Renault correu para atualizar seu filho.

Renault Duster GoPro (divulgação)

O Duster passou por um leve tapa no visual, com o objetivo de se manter competitivo no segmento que começava a pegar fogo de tantas novidades. Mesmo atualizado e com bons números de vendas, o SUV compacto começou a perder terreno para seus novos rivais. Aí, a Renault teve a ideia de trazer um irmão para ele e nos apresentou o Captur.

Mais refinado do que o Duster, o Captur tinha no design futurista um grande chamariz. Mesmo assim, não empolgou nos poucos anos que viveu por aqui e já não é mais nem oferecido como 0km no portfólio atual da montadora. Todavia, a vida do Duster ia mudar mais uma vez e que marcaria e muito sua vida por aqui.

Renault Duster GoPro (divulgação)

Nova geração e um irmãozinho

Em 2020, quase 10 anos depois do seu lançamento, o Renault Duster finalmente recebeu a segunda geração. Mais tecnológica do que a vida anterior, o SUV ficou mais atraente visualmente e ainda seguiu a estética de ser amplo onde pode ser. Na época, ele tinha como principal chamariz a adoção do câmbio automático do tipo CVT. Ele proporcionaria o conforto de um automático e um consumo de combustível bem mais razoável do que a antiga transmissão de 4 marchas.

Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]
Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]

Neste momento, o Duster teve uma reação nas vendas e voltou a incomodar com mais firmeza seus rivais. Tudo estava fluindo até que em meados de 2023, a Renault divulga que o SUV iria ganhar um irmão menor, o Kardian. O intuito desse lançamento é ofertar ao público um SUV espaçoso, mas menor do que o Duster. Desde então, eles seguem juntos nas concessionárias da marca, atendendo ao público que clama por modelos mais altinhos e encorpados e com motor turbo.

Lá fora, o Renault Duster está bem mais avançado, com conjunto eletrificado de propulsão e desenho futurista. Entretanto, segue com linhas quadradas, um charme seu que se tornou próprio. Mesmo com diversos rivais, inclusive dentro de casa, ele segue competitivo e com vontade de enfrentar os obstáculos off-road sem nenhuma reclamação.

Renault Duster
Renault Duster 2025 [Divulgação]

O que você acha do Duster? Teria ou tem o SUV na sua garagem? Conte nos comentários


>> 5 câmbios mais temidos do mercado

>> Volkswagen Saveiro sobe até R$ 2,2 mil na linha 2025

>> Os 5 volantes mais legais de todos os tempos


YouTube video

4 comentários em “Renault Duster é o Sandero que fez Crossfit”

  1. Eduardo

    Bom dia…

    Pergunta: o Kicks é um March que fez crossfit tb ?

    O T Cross é um Polo bombado? Crossfitado?

    O Tracker é um Onix anabolizado???

  2. Enéas Neto

    Estou no meu segundo Duster, já passei com água cobrindo as rodas, sim ele aguenta, vivia trabalhando no campo em estradas esburacadas e cheias de lama, já passei com ele na Lama aonde só passava caminhão, ele aguenta tudo até desaforo, pena nunca ter comprado um 4×4, mas ele desatola super fácil por ser alto, seu pior defeito era o motor fraco e beberrão, tudo resolvido no novo motor turbinado… É um carrão na cidade e no campo

  3. NINGUEM

    Rachei.KKKKKKKK

  4. NINGUEM

    Acho esta nova versão turbo na cor prata um dos mais lindos e robustos SUVs do mercado, mas acabei comprando um Honda HRV , tamanha foi a crítica contra o DUSTER, meus amigos que tem Duster e os que já tiveram dizem que o carro tirou nota zero nos testes de segurança.
    E tem vídeos na net delas capotando, praticamente paradas a menos de 20km/h.

Os comentários estão encerrado.

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar