Captur verde seria bem sugestivo

Renault Captur 2025 troca couro por tecido feito de maconha

Com certo toque de Peugeot no visual, novo Renault Captur 2025 não será vendido no Brasil, infelizmente

Renault Captur 2025 [divulgação]
Renault Captur 2025 [divulgação]

Um dos SUVs compactos mais vendidos da Europa, o Renault Captur 2025 estreia com visual modificado e pegada mais ecológica. Ele mantém versões parcialmente eletrificadas, mas agora não terá mais couro no interior, trocando o produto de origem animal por uma nova fibra feita a partir da maconha. Infelizmente, o modelo não será vendido no Brasil.

Seguindo os passos do Clio, o Renault Captur de segunda geração passou por uma reforma visual relativamente pesada. A dianteira é toda nova, se adequando à nova linguagem visual da marca desenvolvida por Gilles Vidal, ex-designer da Peugeot. É por isso, inclusive, que os atuais modelos da Renault tem certos traços de Peugeot.

A dianteira recebeu novo LED diurno em um prolongamento no para-choque, igualzinho ao Peugeot 208. Contudo, a parte interna forma um raio para tentar se diferenciar dos modelos da rival. Os faróis são novos, mais afilados e esportivos, sendo integrados à grade frontal superior que conta com elementos 3D.

Renault Captur Esprit Alpine 2025 [divulgação]

O para-choque está mais esportivo, contando com elemento em cinza na versão topo de linha Esprit Alpine. Na traseira, o para-choque foi modificado e traz luzes de ré na parte inferior. Já as lanternas mantém o desenho em C, mas os LEDs internos receberam uma nova organização interna das lâmpadas.

Verdinha da Ludmilla

Ao todo, a carroceria do Renault Captur 2025 tem 14 diferentes combinações de cores. Sendo que o teto tem cor contrastante nas opções cobre, preto e branco. Na cabine, a marca francesa eliminou todo o couro de origem animal e passou a usar a fibra hemp, que nasce a partir da maconha. 

Renault Captur Esprit Alpine 2025 [divulgação]
Renault Captur Esprit Alpine 2025 [divulgação]

A central multimídia cresceu para 10,4 polegadas e trocou o sistema próprio da marca pelo Android Automotive, que já é usado no Brasil pela Volvo. O painel de instrumentos é totalmente digital e novo, contando com tela de 10,25 polegadas. Há ainda novo sistema de som Harman Kardon e entradas USB-C para todos os passageiros. 

Preferência eletrificada

Segundo a Renault, 41% dos consumidores da França optam pelo Captur em motorização híbrida, por isso a marca tem como grande estrela o conjunto 1.6 quatro cilindros ligado a um motor elétrico. Ao todo são 145 cv gerenciados por uma transmissão automática. A tração é apenas na dianteira, em todas as versões.

Renault Captur 2025 [divulgação]
Renault Captur 2025 [divulgação]

O Renault Captur 2025 ainda traz como opção o motor 1.0 TCe três cilindros turbo do Kardian, mas com apenas 90 cv, contra 125 cv do SUV brasileiro. Há uma opção movida a GNV desse motor com 100 cv, mas só disponível com câmbio manual de seis marchas. O turbo traz opção de dupla embreagem, tal qual o Kardian

Por fim, o novo Renault Captur tem motor 1.3 TCe quatro cilindros turbo compartilhado com o Duster e com a Oroch brasileiros. O motor era usado também pelo velho e aposentado Captur nacional. Na Europa, contudo, ele conta com sistema semi-híbrido e menos potência: 155 cv contra 170 cv da linha brasileira. O câmbio lá é de dupla embreagem, não CVT.

Renault Captur Espirit Alpine 2025 [divulgação]
Renault Captur Esprit Alpine 2025 [divulgação]

Você teria um novo Renault Captur 2025 caso fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.


>>Auto+ Podcast – Finalmente dirigimos Renault Kardian e Fiat Titano!

>>Renault planeja ter Clio elétrico para brigar com BYD Dolphin

>>Renault Kardian vs. Fiat Pulse | Comparativo