Para ganhar em escala, a Stellantis vai investir forte em plataformas modulares, as quais servirão para diversos de seus carros. A mais importante de todas essas para o Brasil é a CMP, também chamada de STLA Small. A plataforma do Peugeot 208 hoje dá vida a 16 carros. E cada um deles com uma enorme coincidência além da plataforma.
Criado no Peugeot 208 de primeira geração, o retrovisor do modelo está presente em quase todos os carros que usam plataforma CMP. As únicas exceções são Citroën C4 e C4X, além dos modelos da chinesa DongFeng, que são parceiros da Stellantis na China. No resto, de Fiat a Alfa Romeo, o retrovisor é o mesmo.
O único modelo que tem esse retrovisor, mas não a plataforma CMP, é o Citroën C4 Cactus que ainda é produzido no Brasil.

Hatches
Inaugurada pelo Peugeot 208 em 2019, a plataforma CMP é vista em modelos compactos do grupo. Entre os hatches temos o Peugeot, além de Opel Corsa, Fiat Panda, Citroën C3 brasileiro, Citroën C3 europeu (que é um carro bem diferente) e o luxuoso Lancia Ypsilon. Vale lembrar que o futuro Fiat Uno brasileiro terá essa plataforma.


SUVs
Considerando que a plataforma CMP produz um total de 20 carros, sendo só quatro que não usam retrovisor de Peugeot 208, os SUVs são o segmento dominante. Ao todo, são 13 modelos. Temos modelos de sete lugares como Citroën C3 Aircross em suas variantes brasileira e europeia, além do Opel Frontera que é derivado do Aircross.


A base também serve a modelos mais sofisticados e maiores, como Alfa Romeo Junior, DS 3 Crossback, Opel Mokka e Peugeot 2008. Há ainda Jeep Avenger e Fiat 600. Além disso, o Citroën Basalt será construído sobre essa plataforma, assim como a próxima geração dos Fiat Pulse e Fastback.
Você sabia que todos esses modelos usam o mesmo retrovisor e plataforma? Conte nos comentários.



O que não dá pra entender é como que desde 1994 o Lexus 400 recebeu suspensão Bose (sim a bose marca de som) e as concorrentes não correram atrás disso, na época a suspensão eletromagnética foi uma revolução, basta ir no YouTube e procurar por "lexus bose" , e com tudo isso (algo tão maravilhoso) mesmo assim ninguém levou o projeto em frente, poxa vida, a Volkswagen até fez suspensão magnética para o Passat, touareg e VW Phaethon e alguns golf outiger (4×4), eu mesmo ja andei num passat com suspensão magnética e é maravilhoso, não tão ótima como a da lexus que vemos nos vídeos mas a da Volks é boa também, a da volks usa o gps pra guardar a velocidade permitida na pista e guarda na memória o modo como o carro se comportou ao passar nos buracos e quebra molas e ao anotar essas variáveis (tempo x velocidade x o movimento feito na suspensão) o computador consegue descobrir qual era de fato o formato do quebra molas, e compara com o nivel de inclinação que o carro sofreu quando passou, e guarda tudo com posição de gps também, e assim o carro consegue melhorar sua própria maneira de agir quando você voltar a passar no mesmo quebra molas denovo, te permitindo realmente não sentir o quebra molas depois, ou seja, o sistema da Volkswagen não é perfeito desde a primeira vez em que se passe num local, na primeira vez que você passar num quebra molas ou buraco você vai sentir ( ja sente um pouco menos que em carros normais, mas sente), e fica bom mesmo só na segunda vez em diante, ou seja, para fazer sempre o mesmo percurso vou andar em ruas da sua própria cidade ( onde você já passou antes pelo menos uma vez na vida) o sistema se comporta bem e é maravilhoso, mas para viajar por uma estrada que você nunca foi o sistema não funciona de primeira, e também não funciona na volta (mesmo voltando pela mesma estrada), só na segunda vez que passa a funcionar mesmo, a Volks você deveria melhorar esse sistema incluindo o compartilhamento via internet para que pessoas que já passaram em certo local e o carro dela já mapeou a estrada esse mapeamento estar disponível para todas as outras pessoas, aí sim ficaria bom, pois o aprendizado de um carro que serviria para todos os outros e vice-versa
Interessante esse papo sobre suspensões, mas você percebeu que não tem nada a ver com o artigo? Está falando de como a Stellantis está usando a mesma plataforma e retrovisor do Peugeot 208 em 16 modelos diferentes para economizar custos e ser mais eficiente. A questão aqui é sobre padronização de peças e eficiência de produção. Que tal a gente focar nisso? Seria mais relevante discutir como essa estratégia afeta a qualidade dos carros, o custo de manutenção, ou a identidade das diferentes marcas. A suspensão Bose pode ser top, mas não é o ponto central aqui
Mas qual o problema de compartilhar o mesmo componente se todos são do mesmo grupo e compartilham a mesma plataforma?
Melhor coisa é compartilhar todos os veículos as mesmas peças. Barateita a produção e também a manutenção pelos donos.
Não vejo problema nisso. É funcional, bonito e combina com o modelo. Muito pior era quando usavam o mesmo volante (feio)
Só o JB mesmo pra tocar nesse assunto…Ainda bem! Pensei que só eu havia notado isso. E não é só o retrovisor que todos esses carros tem em comum no acabamento – outras peças compartilhadas são : Mesmas maçanetas internas ( em alguns até a mesma maçaneta externa do 208 também ), hastes de comando atrás dos volantes, controles de vidros e retrovisores elétricos… no caso do Lancia Ypisilon até a tampa o vidro e o aerofólio traseiro são o mesmos do 208. Concordo que o retrovisor é uma peça bonita e bem desenhada – lá fora a seta é menos destacada na carenagem da peça que os carros feitos aqui no BR – mas por suas linhas arredondas – na minha opinião – não conversa muito bem com as linhas retas do Novo Grande Panda….
Por falar em retrovisor, adquiri um Peugeot 208 turbo, faz dois meses.
Adorei o carro, a única crítica é justamente o retrovisor.
por ter um espelho pouco convexo, quase que não se enxerga nada.
Além do mais, eu estava acostumado ao do Chevrolet Tracker, que é perfeito.
Boa noite legal sim todos ser idênticos infelizmente aqui é Brasil e não barateia mercado alguma pro consumidor final , já viran o preço dessa peça,mais legal tudo é brasileiro mete pau em pegout e hj adoram pegout defarçado , mas não podemos negar que tal retrovisor é bonito e casa muito bem esteticamente nos devidos modelos
O duro mesmo é comprar um porsche e ter peças de Volkswagen
Quando eu falo que fanboy de VW tem probleminha na cabeça, me chamam de exagerado…
O cara não sabe nem usar ".", mas quer ficar dando opinião sobre engenharia para um fabricante que tem quase 100 anos.
Mas para não parecer que eu não tenho empatia, não vou deixá-lo sozinho postando coisa nada a ver aqui no site, vou deixar uma receita de bolo de cenoura abaixo:
Ingredientes
Massa
3 cenouras médias
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo de canola
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico
Modo de Preparo
Massa:
1 No liquidificador, coloque 3 cenouras médias, 3 ovos, 1 xícara de óleo de canola e 2 xícaras de açúcar. Bata até ficar homogêneo.
2 Em uma tigela, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, 1 pitada de sal e 1 colher de sopa de fermento químico. Misture.
3 Em seguida, adicione a mistura do liquidificador na tigela.
4 Com um fouet, misture até ficar homogêneo.
5 Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada.
6 Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus Celsius por 40 minutos.
Ingredientes
Cobertura:
5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite
Modo de Preparo
Cobertura
1 Em uma panela, coloque 5 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de leite e 2 colheres de sopa de manteiga sem sal.
2 Mexa e deixe cozinhar até levantar fervura.
3 Assim que a mistura soltar do fundo, está pronta a cobertura.
4 Espere o bolo esfriar e derrame a calda ainda quente sobre ele.
5 Espalhe a cobertura e deixe esfriar antes de servir.
Dica
Despeje a cobertura quente sobre o bolo. Assim, vai criar uma crosta durinha.
Exatamente, só reclama disso os enzos que nem CNh tem, ou os caras que nunca vão comprar um stellantis
Nada contra, especialmente naquilo que a gente não vê.
Porém, já acho quesitonável esse compartilhamento de peças "identificáveis", como os retrovisores, maçanetas internas, etc… isso mata a identidade e personalidade de cada marca, assim como a tendência pobre de volante único pra todos os carros dentro de uma mesma marca.
As empresas se fundiram pra que então? Senão para compartilhar peças, cortando custos e aumentando lucros. Todos os grupos fazem isso.
Não sei pra que o espanto! Não fosse para compartilhar peças, cortando custos e aumentando lucros, PSA e FCA não teriam se fundido. Estão buscando escala de produção, assim como o grupo VW faz.