Pediu emprestado do irmão

Citroën Basalt rouba calotas do C3 Aircross em versão básica

O Citroën Basalt só dará o ar da graça no final de 2024, mas seus protótipos rodam em testes e esse chamou atenção pela simplicidade

Indiano [divulgação]
Indiano [divulgação]

Ele já foi revelado, mas sua chegada é esperada apenas para o fim do ano. O modelo em questão é o novo Citroën Basalt. O SUV cupê irmão do C3 chegará logo mais ao mercado automotivo com desenho atual, porte encorpado, motor turbo e também as calotas do C3 Aircross em sua versão mais acessível.

Segundo um flagra do 1DGASM e publicado pelo portal Rushlane, a versão mais barata do Basalt contará com as rodas de aço protegidas pela calota do C3 Aircross Feel. A unidade flagrada se tratava da variante mais em conta da novidade. Tanto é que tinha as calotas, a antena no teto era do tipo convencional e os faróis eram de lente simples.

Até o momento, o Citroën Basalt segue rodando em testes por meio de protótipos. Ele será lançado tanto no Brasil quanto na Índia e faz parte da linha C-Cubed da marca francesa. Dessa forma, além de utilizar a plataforma modular CMP da montadora, ele irá compartilhar diversos componentes de seus irmãos já consolidados no mercado.

Citroën Basalt
Citroën Basalt 2025 [1DGASM/ Rushlane/ Reprodução]

Terá mais itens que o C3 Aircross

É esperado que o Basalt chegue com itens de série como chave canivete, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução e mais equipamentos. Atualmente, esses recursos não estão disponíveis no SUV de 7 lugares, mas ele deve recebê-los em breve.

O visual do Citroën Basalt básico flagrado segue a estética do protótipo apresentado recentemente pela fabricante. Ele terá até 4,40 m de comprimento e entre-eixos de até 2,70 m. Desse modo, quer oferecer aos passageiros amplo espaço interno e porta-malas com tamanho avantajado.

Citroën Basalt [divulgação]
Citroën Basalt [divulgação]

Ele virá equipado com o já conhecido motor 1.0 turbo T200 da Stellantis. Ele equipa o Citroën C3 Aircross, Fiat Pulse, Fastback, Strada e mais modelos. O propulsor rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque e trabalha com o câmbio automático CVT que simula 7 marchas. A tração é dianteira. O Basalt será produzido na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro.

Ansioso para conhecer de perto o Citroën Basalt? O que achou dessa versão flagrada? Conte nos comentários


>> VW Tiguan: à sombra do passado e aflito com o futuro | Avaliação

>> China enfrenta excesso de marcas e carros

>> VW Nivus e Jeep Renegade crescem nas vendas em abril