Ao vivo
Home » Curiosidades » Toyota, Volkswagen e Chevrolet usam tática simples para emplacar carros elétricos

Curiosidades

Para ficarem mais populares

Toyota, Volkswagen e Chevrolet usam tática simples para emplacar carros elétricos

A Toyota, a Volkswagen e a Chevrolet compartilham de uma mesma ideia simples e eficiente para emplacar seus carros elétricos entre o público

4 min de leitura

A fim de emplacar seus veículos movidos a bateria, as montadoras recorrem a diversos métodos. Elas apostam em visual chamativo, diversos equipamentos de série e preços competitivos em relação aos automóveis a combustão. Contudo, a Toyota, a Volkswagen e a Chevrolet foram um pouco mais afundo e estão usando uma tática simples e, de certa forma, eficiente para vender mais seus carros elétricos.

YouTube video

Túnel do tempo

As três usam nomenclaturas fortes em suas trajetórias para batizar seus atuais modelos ecológicos. Este é um meio bastante inteligente se visto de maneira mercadológica. Um carro com bastante apelo mundial é o Fusca. Ele encantou pessoas mundo afora por muitos anos. Por isso, a Volkswagen ressuscitou seu nome em um modelo mais premium e o ofereceu em solo brasileiro durante a década de 2010.

Hoje, ela faz isso com a ID.Buzz. A minivan com desenho arredondado e o grande emblema da fabricante não é conhecido por aqui por esse nome futurista e sim por Kombi elétrica. A Kombi foi uma van vendida por mais de 50 anos nas concessionárias brasileiras e fez sua fama.

De olho nisso, a marca revelou que seus dois próximos elétricos vão se chamar ID. Polo e ID. Cross, justamente variantes elétricas de carros de sucesso como o Polo e o T-Cross. Lá fora, o T-Cross não tem o mesmo sucesso que aqui, só que ainda sim tem altas vendas e ajuda no lucro da fabricante.

Consolidação

Revelar um veículo novo e usar a nomenclatura imponente ajuda o novato em diversos aspectos. O novo Highlander é um belo exemplo. A Toyota prefere ser mais pé atrás com os carros elétricos, a prova disso que ela não vende um desses no Brasil, por enquanto. Ainda assim, ela acabou de anunciar a chegada do Highlander EV ao mercado norte-americano.

Toyota Highlander EV prata de frente
Toyota Highlander EV [divulgação]

Por lá, este nome remete ao SUV parrudo que ela revelou em meados dos anos 2000. Entre os estadunidenses, o Highlander fez e ainda faz bastante sucesso. Por isso que ao invés de colocar um apelido diferente para seu novo SUV elétrico familiar, ela optou por batizá-lo com este nome forte.

O novo modelo eletrificado conta com 5,05 m de comprimento e 3,05 m de entre-eixos. Ele pode ter tração dianteira ou integral e desfruta de até 343 cv. Espaço para sete pessoas, tecnologia embarcada e autonomia de 514 km são seus chamarizes.

Toyota Highlander EV prata de frente
Toyota Highlander EV [divulgação]

Voltando às origens

E a Chevrolet é a outra marca que usa de nomes fortes do seu passado para batizar seus carros elétricos. O Blazer EV é o belo exemplo. Afinal de contas, os brasileiros conhecem bem o que um Blazer significa, já que o modelo foi usado por muitos anos pelos policiais e é sinônimo de robustez e valentia.

O Equinox não chega a ter tanta trajetória em solo brasileiro, mas é um veículo bem marcante para os estadunidenses. Ele foi apresentado em 2004 e desde então acumula fãs. A prova disso é que tanto ele quanto o Blazer são os SUVs elétricos mais sofisticados que a marca oferece ao seu público.

Agora, a Chevrolet ressuscitou a nomenclatura Captiva para batizar seu novo SUV médio eletrificado. O primeiro modelo apresentado aos brasileiros com este nome era um SUV robusto que tinha motor 3.6 V6, algo bem chamativo. Além de bem equipado, o primeiro Captiva se destacava por ter diversos itens de série.

Você acha que usar um nome forte faz um carro novo ter sucesso no mercado? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar