A fim de atazanar mais a vida do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, a Renault espera lançar o SUV médio Boreal no Brasil ainda este ano. Ele terá visual encorpado, diversos equipamentos de série e mais destaques para entrar de cabeça no segmento de SUVs médios. Mas, quando ele será de fato lançado? Qual será sua motorização? Vamos responder esses questionamentos nessa matéria especial de hoje.
Posicionamento
O Boreal virá para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Volkswagen Taos e outros modelos deste porte. Inclusive, o novo SUV francês já tem até página especial no site oficial da marca francesa. Por lá, o destaque principal é contar aos leitores o motivo pela escolha do seu nome. De acordo com Sylvia dos Santos, head de naming da Renault, esta nomenclatura traz emoções inspiradoras.
Além disso, faz referência à potência, modernidade e quer aliar inovação e conforto. Já no portfólio da Renault, o Boreal será posicionado acima do Duster e do Kardian. Mas, ele seguirá abaixo do Megane e-Tech, que é elétrico.

Inspiração e tamanho
Rival do Mitsubishi Eclipse Cross, o Boreal terá inspiração no Dacia Bigster para compor seu visual. Contudo, ele terá mudanças para o mercado brasileiro. Por exemplo, o balanço traseiro do SUV oferecido em solo nacional será mais alongado. Ele deverá trazer linhas mais sóbrias e sofisticadas, algo que a montadora francesa apresentou em seus SUVs mais recentes, como o próprio Kardian.
Já falando de medidas, conforme o Motor1.Com, a expectativa é que o Renault Boreal tenha algo nos arredores de 4,57 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Para efeito de comparação e se esses forem os números reais, ele será mais comprido, mais alto e terá entre-eixos maior do que o Compass, seu maior oponente. Só que, o novo SUV francês perde na largura.


O Compass 2025 mede 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e o entre-eixos é de 2,63 m. A plataforma do Boreal será a RGMP, uma evolução da arquitetura CMF-B. Aliás, essa plataforma servirá de base para a nova caminhonete da marca francesa.
O que podemos esperar
Visual sóbrio por fora e interior mais refinado são possíveis pilares do novo Renault Boreal. Já que ele quer enfrentar concorrentes de peso, o novo SUV francês poderá pegar emprestado diversos componentes do Bigster, como por exemplo, o painel de instrumentos. A central multimídia também deve se destacar e ser equipada com software atualizado. Ainda nesse sentido, sua lista de equipamentos de série deverá ser recheada.
E a montadora poderá apostar em um conjunto de itens ADAS de condução semiautônoma. Assim, o modelo baterá de frente com seus rivais. O mais provável que ele conte com amplo espaço interno e um porta-malas saliente. Desse modo, atrairá clientes que prezam por estas necessidades.

Motorização
Um dos últimos tópicos com certeza é que o mais atrai curiosos. O mais provável é que o Renault Boreal venha equipado com o motor 1.3 turbo flex. Ele equipa atualmente o SUV compacto veterano Duster. O propulsor acabou de ser nacionalizado, agora tem conjunto flexível e rende 163 cv. e 25,5 kgfm de torque. Vale reforçar que o motor passou por mudanças técnicas, todas a fim de atender as normas do programa Proconve L8, que está em vigor desde 1° de janeiro.
Aliás, existe a possibilidade do Boreal chegar eletrificado. Neste caso, ele usaria o sistema semi-híbrido de 48V. Este conjunto eletrificado ajuda a diminuir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Mas, não é híbrido de fato por não conseguir tracionar as rodas. Com esta motorização, o Boreal poderia tirar a paz do Toyota Corolla Cross híbrido convencional pelo preço mais em conta e brigaria de frente com o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive, que tem motorização semelhante.

Segura ansiedade
Por fim, a Renault espera lançar o Boreal ainda em 2025. Todavia, o SUV ainda é visto em testes. Ou seja, sua chegada só acontecerá no segundo semestre deste ano, caso não haja nenhum empecilho. Seus preços e versões também seguem em sigilo e só devem ser descobertos mais próximos do seu lançamento.
Está ansioso para ver o Boreal nas concessionárias da marca francesa? Será que ele fará sucesso em terras brasileiras? Conte nos comentários



Sou proprietário e fã da marca Renault há 16 anos, estou muito curioso para ver mais um lançamento da com essa nova estratégia da marca, com caros mais requintados e tecnológicos, assim como foi com o Kardian. Seria muito legal se a marca levasse alguns proprietários Renault para o lançamento, estou a disposição…KKK!